É justificável cometer um crime para vingar outro crime?
De acordo com o filósofo Jean Paul Sartre, a violência seja como for que se manifeste, será sempre uma derrota. Sendo assim, não é justificável “resolver” um crime com as próprias mãos para vingar outro, pois isso torna um ciclo espontâneo ineficaz, o qual ao invés de resolver o ato acaba gerando uma cultura do crime, e faz com que o violentador e a família violentada sofrem.
À partir deste pensamento, é possível afirmar que a vingança com as próprias mãos é desastrosa, visto que o criminoso comete o ato devido estar sofrendo internamente consigo mesmo e procura curar-se afetando outras vidas. Assim, em geral como o réu, entes queridos da vida afetada procuram sanar a dor afetando vidas próximas do criminoso primário, as quais podem serem inocentes e pagarem suas vidas por uma cultura do crime que não concretizaram.
Desse modo, é notório que esta cultura não resolverá e não justificará uma vingança, uma vez que o que era para ser resolvido por profissionais especializados na área criminal, estes que são treinados para lidar com casos penais, é resolvido por pessoas no calor da emoção, intuitivamente, sem ter noção racional do que está fazendo. Assim, causando dor nas famílias dos afetados e em si próprio, além de serem penalizados ou sobreviverem fugindo do crime cometido.
Portanto, assim como cita o pensador, a violência manifestada, de qualquer maneira é sim uma derrota, o qual o culpado sai derrotado. Desse modo, é imprescindível que essa reflexão e inúmeras outras sejam um guia para as pessoas. Para tanto, faz-se necessário que essa ação origine das escolas, por meio de alunos capacitados, levando até empresas e instituições reflexão sobre o pensar antes de agir, pois como cita o pensador Leonardo Boff, cada um lê e interpreta a partir de onde os pés pisam, e talvez essas pessoas que pisam na criminalidade não vejam outra maneira de vingar-se.
LIAN07
Primeiro desenvolvimento você não argumentou contra ou a favor, somente expôs a problemática
Segundo deveria ter abordado mais quem deveria resolver
Na conclusão faltou o modo de que isso ocorra.
Deveria usar mais conectivos, períodos mais curtos e uma melhor argumentação
Creio que você tiraria em torno de 650
geovanascheroder
Agradecida pelo comentário. Contudo, essa proposta de redação é de vestibular, sendo assim, não é necessário ter proposta de intervenção, visto que pode ser uma reflexão, retomada, ou até mesmo proposta de intervenção, mas não detalhada.
Ademais, se você perceber na introdução, eu coloquei meu ponto de vista, “Não é justificável, pois isso gera um cultura do crime…”