Aprendiz

censura no brasil

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Como sempre, corrijam sem dó! rsrsrsrrsrs

 

É de conhecimento geral que a liberdade de expressão é garantida pela Constituição Brasileira, logo, conclui-se que quaisquer movimentos pró censura são um atentado a tal direito. Contudo, no Brasil, nota-se o ressurgimento de práticas intolerantes e autoritárias cujo a existência coloca em risco a segurança da liberdade que rege todos os brasileiros. Por isso, é imprescindível analisar a censura no Brasil e como ela se perpetua.

Inicialmente, ao pensar em censura destaca-se o período da Ditadura Militar Brasileira, momento este onde qualquer indivíduo que manifestasse ideia contrária ao governo sofria de perseguição ideológica. Em contraste, hoje, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988 a liberdade de expressão é um direito civil e qualquer ataque contra a mesma é considerado crime. Logo, dado tal cenário, espera-se que os brasileiros sintam-se a vontade para manifestar-se livremente e sem medo, porém ainda há quem sofra de perseguição por causa de seus ideais. Percebe-se, assim, a ineficácia das leis.

Inquestionavelmente, faz-se mister salientar que a linha entre a liberdade de pensamento e as práticas de preconceitos é tênue. É inadmissível dar continuidade a atos discriminatórios com a premissa de ser uma “opinião”, assim como ilustra antigo ditado popular “O seu direito acaba onde começa o dos outros”.  Ademais, infere-se que a interpretação incorreta do que seria realmente a liberdade de expressão somada a ideias intolerantes, atuam diretamente na criação de um estado censurador que visa favorecer apenas um único lado.

Em síntese, medidas são necessárias para contornar a perpetuação da censura no Brasil. A priori, é necessário o empenho da policia militar por meio do cumprimento das leis que reprimem tais atitudes opressoras com a finalidade de garantir que toda a população possa pensar livremente e expor seu ponto de vista sem medo de repressão. Ademais, o Ministério da Educação deve atuar em parceria com as instituições de ensino no projeto “Livre pensar”, que por meio de palestras aplicadas por professores mostrariam os efeitos da censura na sociedade brasileira, com o fim de educar os estudantes para um futuro próximo. Assim, o Brasil será aos poucos transformado em um país mais justo.

 

 

 

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4 Correções

  1. Olá, Maria!
    Aqui vão as minhas dicas.
    1) Faltou recuo na abertura dos parágrafos.
    2) O pronome relativo “cujo” está utilizado incorretamente no seu texto. O certo é assim: “autoritárias cuja existência”
    3) No segundo parágrafo:
    a) acrescentei vírgula depois de “censura” [,]
    b) troquei a expressão “este onde” por “este em que”
    c) acrescentei vírgula depois de “Constituição Brasileira de 1988” [,]
    d) há um pleonasmo em “ataque contra a mesma”; substituí o termo por “ataque a ela”
    e) No trecho “Logo, dado tal cenário, espera-se que os brasileiros sintam-se a vontade para manifestar-se livremente e sem medo”, excluí “dado tal cenário”, pus crase em “a vontade” e ponto-final, encerrando o período, que ficou assim: “Logo, espera-se que os brasileiros sintam-se à vontade para manifestar-se livremente e sem medo.”
    f) Nesse mesmo parágrafo, comecei uma frase com a conjunção “porém” seguida de vírgula.
    4) No quarto parágrafo, troquei o termo “ademais”, por “além disso” para evitar a redundância e acrescentei uma vírgula antes e outra logo após o pronome relativo “que”. O trecho ficou assim: “Além disso, o Ministério da Educação deve atuar em parceria com as instituições de ensino no projeto ‘Livre pensar’, que, por meio de palestras aplicadas por professores…”

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  2. Olá , sua introdução está ótima, porém uma sugestão é que no último período, ao invés de colocar esse período que não diz informação de força,relevante, você destacar os dois argumentos que serão desenvolvidos durante o texto.
    Seu d1 ficou ótimo também, contudo você pode variar mais nos repertórios, há muito o que citar nesse tema como a ditadura militar e de Vargas,que ficariam muito legais,inclusive, como retomada histórica na introdução.
    No d2 você pode começar com um operador de soma, ficaria melhor, como ademais,ou além disso,é só uma sugestão.
    Na sua intervenção faltaram alguns elementos necessários aos critérios do enem, como o modo-meio, que é através de que a ação se concretizará, e o detalhamento.
    É isso,em geral seu texto está muito bom
    Espero ter ajudado.
    Você pode corrigir meu último texto,por favor?Me ajudaria muito.

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  3. Olá, boa noite :)) Antes de tudo, parabéns pelo seu texto. Não sou nenhuma ‘mestre’ em redação, mas espero que minhas pequenas observações possam te ajudar:
    > Sobre sua introdução, você começou de forma muito informal, “É de conhecimento geral..” não me soou muito bem, seria melhor se você dissesse ‘A Constituição Federal garante a liberdade de expressão’..Algo assim. Consegui notar seu posicionamento, o que é muito bom, mas não vi sua tese com os 2 argumentos.
    > Sobre o D1, também noto informalidade, lembre que você não precisa usar palavras rebuscadas, mas tente ser mais formal. Por exemplo: ao invés de “Em contraste, hoje..”, usar ‘No entanto, atualmente..’, já da um ar de formalidade. Sua argumentação é boa, mas noto que é a mesma da introdução, inclusive você usa a mesma referência (a Constituição), não sou especialista para te dizer se isso de fato prejudica sua nota, então te aconselho a pesquisar sobre isso.
    >> Sobre o D2, seu repertório é um ditado popular, não vejo isso como um repertório de autoridade, creio que seria melhor usar outro tipo. Você também não faz uma nova argumentação, é a mesma do D1. De forma geral, você argumenta bem, mas pode desenvolver melhor: ” visa favorecer apenas um único lado.” que lado? quem está sendo prejudicado? quais as consequências desses preconceitos? ou quais as causas? Por exemplo, eu consigo associar ao pensamento de Bauman sobre o individualismo, como os indivíduos estão egoístas, não nos importamos com a coletividade.. daria pra usar esse pensamento como base (apenas um exemplo).
    >> Sobre sua conclusão, você tem boas propostas, mas vejo que faz 2, lembre que só 1 será avaliada. Não faça duas atoa, invista essas linhas para mais detalhes.
    *Então, acho que já falei até demais né, parabéns novamente, desculpe qualquer coisa e espero que algo do que eu disse possa te ajudar a melhorar ainda mais. :))

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    Muito boa e interessante a sua redação, argumentos e alusões históricas muito sólidas e a língua portuguesa muito boa, se eu fosse professor te daria uma nota muito muito próxima do limite de pontos, parabéns continue assim 😊👏👏
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