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Causas e Consequências da biopirataria no Brasil

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Historicamente, a Biopirataria é uma prática antiga, e, como comprovante, no século XVI, em território brasileiro, a extração do pigmento vermelho da madeira pau-brasil já se configurava como envio irregular de material genético de um país para outro. Infortunamente, após cinco séculos, este crime perpetua-se com diferentes agentes e “mercadorias” (desde conhecimentos tradicionais até representantes do Reino Animal); esta realidade é uma inigualável agrura, causada pela busca do homem por capital, gerando problemáticas ambientais e econômicas que afetam todos os seres sociais.

Em primeiro lugar, a busca pelo lucro independentemente da circunstância é o principal motor desta terrível prática. No século XVIII ocorreu a revolução industrial, que partindo do Reino Unido, disseminou a ordem capitalista para o resto do globo. Este sistema baseava-se na exploração da mão de obra proletária, onde os trabalhadores viviam em condições inadmissíveis para vida, enquanto os burgueses enriqueciam-se mais em seus “aposentos”. Esta lógica é a que rege o contrabando de espécies, porém, diferentemente da realidade histórica, não há manifestos contrabalanceando a visão mercadológica dos animais.

Ademais, é evidente que a retirada em massa de espécies endêmicas produziriam um desequilíbrio ambiental catastrófico, principalmente no Brasil, o qual possui diversos biomas ameaçados. Não obstante, devido ao caráter primário econômico brasileiro, a calamidade transporia o cunho ambiental, e atingiria o econômico, prejudicando toda a sociedade.

Portanto, é mister que o estado e outras instituições tomem providências para superar o atual impasse. Para que a biopirataria seja arrefecida, urge que o poder legislativo e executivo penalizem inelutavelmente casos deste ato, por meio de revisões constituicionais, parcerias com órgãos ambientais e outros. Para que a longo prazo, as práticas contrabandistas sejam exterminadas, urge que os agentes de educação, em âmbitos federais e provinciais, estimulem o debate e a divulgação dos acontecidos para a sociedade civil e a nova geração, por meio de aulas de educação ambiental, ofícios e outros investimentos. Destarte, poder-se-á mudar o foco de extinção sobre espécieis ameaçadas atualmente, para esta má prática secular, assegurando a soberania da biodiversidade brasileira.

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3 Correções

  1. Olá, seu texto está muito bom e apresenta bastante potencial. Entretanto é necessário que você se atente a alguns aspectos, como: a ortografia incorreta de algumas palavras, o uso indevido do pronome relativo onde, a falta de repertório no segundo parágrafo de desenvolvimento e a repetição de alguns conectivos.

    C1- Estrutura sintática boa e poucos desvios = 160
    C2- Desenvolve o tema apresentando informações referentes ao tema = 160
    C3-Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema = 160
    C4-Articula as partes do texto com poucas inadequações = 160
    C5-Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. = 200
    TOTAL= 840

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  2. c1;120 Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
    Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais
    e de convenções da escrita.
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;120
    c4;160 Articula as partes do texto com poucas inadequações e
    apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    c5;200 : Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada,
    relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Organize e crie mais e melhor suas ideais para que sua opinião nos argumentos sejam mas claros e objetivos.

    nota;760

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  3. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    – Muita boa a contextualização do tema com repertório na introdução, faça sempre que conseguir.
    – “lucro, independentemente, da circunstância é o principal” ; coloque o independentemente entre vírgulas pois você está dando ênfase em algo. Em geral, independentemente, principalmente, facilmente, entre outros, vêm entre vírgulas.
    – No D1, você desenvolveu mais o repertório do que o argumento, deveria ser ao contrário.
    – No D2 não tem repertório, mas você conseguiu desenvolver melhor a argumentação.
    – A proposta de intervenção está a completa, mas a repetição de “para que… Urge que…” não ficou muito boa, procure outros conectivos.

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