Até alguns anos atrás a seca no Brasil estava restrita ao nordeste, região que sofre com altas temperaturas e baixa pluviosidade, mas ultimamente é comum ouvir notícias sobre a seca em várias regiões do Brasil. Neste contexto, a crise hídrica no Brasil traz consequências para toda a sociedade e têm como alguns dos principais fatores o desmatamento dos principais biomas brasileiros e o uso indiscriminado da água.
A princípio, é importante ressaltar o desmatamento como influenciador da crise hídrica. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2018 o cerrado, assim como a Amazônia, sofreu com a intensificação do desmatamento perdendo mais de 6500 km² do seu bioma. Logo, vê-se que o desmatamento para a plantação de monoculturas gera uma diminuição na troca de umidade entre o bioma e o ar que, consequentemente, diminui a quantidade de chuvas no Brasil que afeta os reservatórios de água e a população que sofrerá com o racionamento de água. Sendo assim, nota-se um problema na extinção dos biomas do Brasil para uso na agricultura que precisa ser solucionado.
Ademais, é indiscutível salientar que, o mal uso da água fomenta o tema debatido. José Ortega y Gasset, filósofo espanhol, afirma que, “Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo”. Nesse sentido, é rotineiro ver pessoas que usam mal a água, seja ao lavar o carro, a calçada ou deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, isso acontece, principalmente, por falta de de informações sobre a importância de preservar a água e as consequências que daí podem resultar. Assim sendo, é preciso que a sociedade tenha consciência ao usar a água, principalmente em tempos de estiagem.
Portanto, é notório a necessidade de intervenção do Estado para atenuar esse problema. A priori, cabe ao Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente iniciar fiscalizações ao uso indiscriminado de água tanto da população como indústrias e empresas, a fim de punir e conscientizar sobre a importância do uso correto da água e assim evitar que o país não sofra como sofre o nordeste com a seca.
Laysaa0
Olá, tudo bem?
vamos lá!!
A sua redação está ótima, bem contextualizada e desenvolvida
– Você argumentou bem e desenvolveu a sua tese.
– Soube usar conectivos que ligassem um “item” do outro.
– Tem ligações de um paragrafo para o outro
– Concluiu de forma excelente.
Parabéééééns!!! A sua redação está muito boa. :)
Henrique18
Apresentou um bom domínio ao dissertar sobre o tema.Com conectivos dentro dos parágrafos e de um parágrafo para o outro.O uso de citações na sua redação foi usado de forma a se encaixar no seu texto.
DICA:evite o uso repetitivo de algumas palavras, use sinônimos para não usar a mesma palavras muitas vezes.Tirando isso, sua dissertação está muito boa e coerente.
Competências:
C1:160
C2:160
C3:200
C4:120
C5:160
Nota:800
060150170
mUITO BOA A REDAÇÃO! GOSTEI MUITO
Voce trouxe repertorio (bastante) e desenvolveu muito bem o texto. Além disso, seu texto não demostra erros bobos de acento ou algo assim. O tema foi muito bem debatido e vc apresenta um bom dominio. Eu realmente gostei muito do seu texto e com isso chego a minha avaliação.
COMPETENCIA 1 NÃO VEJO NENHUM ERRO 200
COMPETEN 2 ADEQUAÇÃO AO TEMA 200
COMPETENCIA 3 200 PONTOS SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO MUITO BOA
COMPETENCIA 4 180
COMPETENCIA 5 200
TOTAL : 980 (QUERIA EU TIRAR ESSA NOTA KK)