Tema da redação ENEM 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Em “Morte e Vida Severina”, obra do escritor João Cabral de Melo, o personagem principal que se nomina Severino conhece ao longo da trama diversas outras pessoas que também são denominadas de severinas, o que apresenta ao leitor a falta de identidade individual de cada ser humano retratado no texto. Essa problemática é a realidade de milhões de brasileiros que não são vistos como cidadãos, visto que não possuem certidão de nascimento.
Assim como na Grécia antiga, ser cidadão requeria alguns pontos fundamentais, no Brasil, possuir a certidão de nascimento é a ponte requisitada pelo Estado para afirmar sua existência. Porém, inúmeras pessoas não o fazem. Uma das causas para isso é a pobreza; que faz com que a luta contra a fome, procura por moradia e demais fatores de sobrevivência sejam a prioridade, em contrapartida com questões burocráticas que, no cenário brasileiro que negligencia as classes mais humildes, não garantem a comida do dia seguinte.
Uma das ações do governo em 1997 foi a criação da Lei N°9534 que tornou o registro de nascimento um procedimento sem custo no Brasil. Entretanto, o transporte até um local adequado para registrar as informações e difundir esse novo direito até mesmo para as pessoas que antes não eram registradas são temas que não foram inclusos da pauta da lei e que ainda são situações que impedem o procedimento de se tornar um cidadão. Além de tudo, a imagem de alguém sem o principal registro civil é de um “ninguém” – como se analisa no texto de tese de doutorado de Fernanda da Escóssia – fato que altera a própria identidade e moral dessas pessoas que se excluem ainda mais da participação da democracia no Brasil.
Diante desse cenário, é necessário que o Ministério da Cidadania crie um projeto com auxílio de instituições como o IBGE para divulgação e criação de centros de registros civis em áreas mais precárias e que datam um alto índice de pessoas sem certidão de nascimento. Para fim de que se efetive o artigo 1 dos Direitos Humanos em que todos sejam iguais em direitos e dignidade, e que todos gozem de seus direitos políticos e seus deveres com a democracia brasileira.
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:120
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:160
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:160
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:140
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:160
mateuspias
Olá, como vai?
irei corrigir sua redação
C1-160 alguns desvios de ortografia
C2-200 aborda o tema em todo o texto
C3-160- Ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
C4-160- boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos
Giokb
Oi, tudo bem? Gostaria de salientar que também sou estudante e vou corrigir sua redação com base nos meus conhecimentos.
Introdução:
” Em “Morte e Vida Severina”, obra do escritor João Cabral de Melo, o personagem principal que se nomina Severino conhece ao longo da trama diversas outras pessoas que também são denominadas de severinas, o que apresenta ao leitor a falta de identidade individual de cada ser humano retratado no texto. Essa problemática é a realidade de milhões de brasileiros que não são vistos como cidadãos, visto que [já que, uma vez que, pois] não possuem certidão de nascimento. ”
Seu primeiro parágrafo está bem articulado e com um argumento de autoridade muito forte, só tenha cuidado com o excesso de “que” e com outras repetições, como a palavra “visto”.
Uma dica que dou é substituir o “que” por outros pronomes, como “o qual, cujo…”.
Além disso, não é obrigatório, mas é interessante tentar sempre abordar todo o recorte temático na introdução, pois mostra para o corretor que você está ciente do que exatamente foi pedido.
D1:
“Assim como na Grécia antiga, ser cidadão requeria alguns pontos fundamentais, [já/enquanto] no Brasil, possuir a certidão de nascimento é a ponte requisitada pelo Estado para afirmar sua existência. Porém, inúmeras pessoas não o fazem. [por muitos motivos, mas uma das principais causas é a pobreza] Uma das causas para isso é a pobreza; que faz com que a luta contra a fome, procura por moradia e demais fatores de sobrevivência sejam a prioridade, em contrapartida com [substituir por: à] questões burocráticas que, no cenário brasileiro [,] que [o qual] negligencia as classes mais humildes, não garantem a comida do dia seguinte. [não se separa sujeito de predicado]”
Você trouxe uma breve alusão história, a qual, na minha opinião, poderia ter desenvolvido mais para fazer um link mais firme com o tema em si e tornar o repertório de fato pertinente. Além disso, as ideias seguintes estão um pouco confusas por conta da organização das pontuações e ordem das palavras utilizadas.
Toma cuidado quando for colocar alguma informação nova e acabar separando o sujeito do predicado, como ocorreu no final do seu período.
Preciso salientar também sobre o pouco uso de conectivos em seu primeiro desenvolvimento, uma dica que dou é sempre ao iniciar um período colocar um, isso para que seu texto fique mais coeso e não perca ponto na C4. Entretanto, isso não implica dizer que se iniciar um novo período sem um conectivo você irá perder pontos, mas é bom colocar para evitar uma escassez.
D2: “Uma das ações do governo em 1997 foi a criação da Lei N°9534 que tornou o registro de nascimento um procedimento sem custo no Brasil. Entretanto, o transporte até um local adequado para registrar as informações e difundir esse novo direito até mesmo para as pessoas que antes não eram registradas são temas que não foram inclusos da pauta da lei e que ainda são situações que impedem o procedimento de se tornar um cidadão. Além de tudo [além disso], a imagem de alguém sem o principal registro civil é de um “ninguém” – como se analisa no texto de tese de doutorado de Fernanda da Escóssia – fato que altera a própria identidade e moral dessas pessoas que se excluem ainda mais da participação da democracia no Brasil.”
Diferente do que falei anteriormente, sempre inicie seus parágrafos com conectivos, isso para que seu texto elucide fluidez, coesão entre eles.
A sua afirmação sobre a tese de doutorado ficou meio solta no texto e até um pouco expositiva, por conta da forma que você colocou em seu parágrafo. Além disso, neste trecho “… se excluem ainda mais da participação da democracia no Brasil.” você poderia ter desenvolvido mais ou apenas exemplificado essa autoexclusão, pois, mais uma vez, ficou como uma informação solta ao final do período.
Conclusão: “Diante desse cenário, é necessário que o Ministério da Cidadania crie um projeto com auxílio de instituições como o IBGE para divulgação e criação de centros de registros civis em áreas mais precárias e que datam um alto índice de pessoas sem certidão de nascimento. Para fim de que se efetive o artigo 1 dos Direitos Humanos em que todos sejam iguais em direitos e dignidade, e que todos gozem de seus direitos políticos e seus deveres com a democracia brasileira.”
Quem vai fazer? Ministério da Cidadania
O que vai fazer? criar um projeto
Como vai fazer? com auxílio de instituições, como o IBGE
Com qual finalidade? efetivar o artigo 1 dos Direitos humanos
Detalhamento: ?
Comentário geral: Gostei muito da sua escrita, da forma que organiza as ideias e dos repertórios que trouxe, mas senti falta de um maior desenvolvimento de um deles para que fosse realmente pertinente ao tema. Além disso, os conectivos em seu texto são escassos, apesar de existirem em algumas passagens, mas em sua totalidade não é visualizado.
Toma muuito cuidado com as informações que você coloca em seu texto, elas precisam estar muito bem relacionadas e organizadas, caso contrário perde ponto na C1 por ter truncamento (ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período) e justaposição de palavras (uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase).
Notei algumas repetições e isso pode te fazer perder ponto também, pois denota, para o corretor, falta de conhecimento vasto de outros termos. Somado ainda a um certo abandono de algumas ideais, no sentido de precisarem de algum complemento, o que te faz perder ponto na C3.
Por fim, em sua conclusão senti falta do detalhamento, para evitar isso você pode sempre detalhar o agente, que é o mais fácil, então em seu texto poderia ficar assim: “Diante desse cenário, é necessário que o Ministério da Cidadania – já que é o órgão responsável por zelar do bem-estar e dignidade dos cidadãos em sua totalidade -…”
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4: 120
C5: 160
Total: 720
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok?!
Introdução –
“Severino conhece ao longo da trama diversas”
‘ao longo da trama’ fica entre vírgulas pois é um detalhe inserido no meio da frase.
Repertório excelente; faltou apenas apresentar a tese.
Desenvolvimento 1 –
Comece com um conectivo.
A primeira frase do tópico frasal está um pouco confusa, precisei ler duas vezes. Tente reformular.
Ótima argumentação.
Desenvolvimento 2 –
Também é ideal começar com conectivo.
O segundo período desse parágrafo é longo e não há nenhuma vírgula, isso pode prejudicar a coerência.
Poderia ter citado o repertório antes e explicar ele, mas ainda assim está ok.
Conclusão –
Proposta de intervenção completa.
Competência 1 – 180
Competência 2 – 180
Competência 3 – 160
Competência 4 – 120
Competência 5 – 200
Luanadasvidania
Boa tarde:) vou corrigir de acordo com o que me foi ensinado
C1= notei alguns erros ortográficos e confusão no uso de vírgulas. Ex.: “porém” não é utilizado depois de ponto final. 160
C2= compreendeu perfeitamente o tema.200
C3= usou muito bem seus repertórios, mas aconselho a usar um só em cada desenvolvimento. 200
C4=notei que seu texto possuiu linearidade parecida com a cobrada no Enem, porém precisa aperfeiçoar seus parágrafos, usando mais conectivos e entendendo melhor como a estrutura de um texto do Enem deve ser. Por exemplo, sua introdução não possui os temas que seriam abordados nos desenvolvimentos. 100
C5=sua intervenção ficou boa, mas ficou faltando mais uma. 120
Total: 780
Continue assim :)
giovanavilella
Olá!
Sua redação tem uma estrutura muito boa, ótima utilização dos conectivos e bom repertório. Só me atentaria na utilização das vírgulas, em certos momentos pode ser necessário adiciona-la para haver um melhor entendimento.
Em sua conclusão acrescentaria alguma outra frase interligando o último trecho. Como por exemplo: Tais medidas, portanto, devem ser levadas em consideração (Parte acrescentada) para fim de que se efetive o artigo 1 dos Direitos Humanos em que todos sejam iguais em direitos e dignidade, e que todos gozem de seus direitos políticos e seus deveres com a democracia brasileira.
Essa é minha primeira correção, desculpe se houver algum equivoco.