Aprendiz

CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

  • 1

O filósofo e sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, afirmava que “não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”.
Analisando seu pensamento, percebe-se o quão importante é a superação para um ser humano, porém nem todos tem a capacidade de resiliência e quando estão em uma situação de crise até lamentam por ela, mas nem se esforçam para supera-lá.

Primeiramente, de acordo com a psicologia “a resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar -se a mudanças, superar obstáculos ou resistir a pressão de situações adversas”.
Uma pessoa que não sabe lidar com suas próprias emoções, não se responsabiliza pelos seus erros e não procura melhorar, não é resiliente e em consequência disso nota-se que, se não agir com rapidez e inteligência suas chances de persistir no problema serão enormes.

Ainda convém lembrar que, algumas pessoas são mais resilientes, outras menos, mas qualquer pessoa pode adquirir ou melhorar essa competência que certamente pode ser conquistada aos poucos, começando pela visão do futuro com foco e positividade. Assim como escreveu o psiquiatra Carl Jung, “podemos superar obstáculos e suportar as mais incríveis provações se estivermos convencidos de que fazem sentido”.
Em tempos normais ou de crise, o ser humano é o dono de sua própria história.

Levando-se em conta o que foi observado, conclui-se que para que haja recuperação em tempos de crise se faz necessário eliminar os pensamentos negativos, manter o foco e contornar a situação. Uma pessoa com capacidade de resiliência gera produtividade e para desenvolve-la é preciso encontrar formas diferenciadas para enfrentar e solucionar as adversidades.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, seu texto ficou bastante filosófico e acredito que isso te atrapalhe um pouco, pois foi difícil encontrar uma “opinião” concreta. Você escreve muito bem, mas senti a falta de uma proposta de intervenção melhor elaborada, típica as de texto ENEM mesmo, sabe?
    Acho também que houve citações excessivas e para um repertório sócio-cultural não é necessário abordar o tempo todo. Sua gramática é perfeita. Parabéns

    • 1
  2. Teu texto ficou bom, acredito que o problema foi o tema mesmo.
    Você usou apenas citações o que não é um problema, mas é interessante usar outros tipos de repertórios socioculturais.
    Tua conclusão não ficou muito boa, faltou quase todos os pontos necessários de uma, mas, de novo, acredito que o problema foi o tema limitado.

    • 1
  3. No primeiro parágrafo, você poderia, após afirmar o pensamento do filósofo, colocar um ponto final logo após a palavra “ser humano”. E logo em seguida poderia substituir a frase, “porém nem todos tem…”, por “Entretanto, a capacidade de resiliência em relação a crise é lamentada por todos, porém, poucas pessoas retificam suas ações.” O texto ficaria mas elegante. Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.