Gregório de Matos, poeta brasileiro, ficou conhecido como “boca do inferno”, por denunciar, de maneira ácida, os problemas que assolavam o século XVII. Talvez hoje, ao se deparar com a obesidade infantil, o autor produziria críticas a respeito, uma vez que o entrave precisa ser mitigado no âmbito social. Dessa forma, é válido salientar que essa realidade é fruto da negligência familiar e falhas no ambiente escolar.
Sob esse viés, é lícito postular a negligência familiar como impulsionadora desse revés, pois, muitas das vezes, os pais fomentam para a agravação desse problema, visto que a criança não tem educação alimentar e necessita da ajuda dos mesmos para uma ajuda nutricional indispensável. Caso não tenha essa ajuda, afetará diretamente a saúde física e mental da criança, deixando-as com problemas de saúde, como o colesterol alto e diabetes.
Ademais, vale também ressaltar as falhas no ambiente escolar e sua intrínseca relação com a obesidade infantil no Brasil. Diante disso, o ramo escolar investe pouco na área, uma vez que a mesma não obtém lucro o suficiente para melhorar a alimentação saudável no local. Outrossim, a prática de esportes nas escolas é degradante, dado que os profissionais da área estão escassos neste ramo laboral, e consequentemente, isso agrava o sedentarismo da criança.
Logo, a fim de suavizar a obesidade infantil no Brasil, sugere-se que o Ministério da Educação desenvolva palestras nas escolas apoiando a alimentação saudável, como legumes e frutas, para diminuir os casos de sedentarismo nas escolas. Além disso, é fundamental a colaboração dos pais no entrave da educação alimentar do seu filho, a fim de potencializar a melhoria na vida física e mental da criança.
Akarolina
Competência 1 – 160
Gramática
O estudante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fonte: INEP
Competência 2 – 160
Abordagem do tema, tipologia textual e repertório
O estudante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Fonte: INEP
Competência 3 – 120
Ponto de vista e projeto textual
O estudante apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Fonte: INEP
Competência 4 – 120
Coerência e coesão
Presença expressiva de elementos coesivos poucas repetições e sem inadequação.
Competência 5 – 160
Proposta de intervenção
O estudante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Fonte: INEP
– Cuidado com as palavras repetidas, use os sinônimos vai te ajudar bastante.
Cuidado também para não apresentar um problema e depois colocar ele como proposta de intervenção .
Espero te ajudado 😊😊
Nammono
Olá! Primeiramente, parabéns pela redação e pelo esforço.
•1 parágrafo
Apresenta as 2 pautas. Tem contextualização.
Dica: use palavras que dêem a entender teu ponto de vista. Ex: talvez hoje,ao se deparar com os *lamentáveis* índices de obesidade infantil…
(infelizmente, lamentavelmente..)
•2 parágrafo
Falta comprovação por meio de dados estatísticos,livros,filmes,frases de filosofos/sociólogos/etc… Não importa a área que você escolher para comprovar a sua argumentação,mas não se esqueça que na redação é importante apresentar a sua visão do problema,argumentar bem sobre ela e comprová-la através de dados concretos.
Não utilize expressões como “muitas das vezes”,elas dão a impressão de falta de fundamentação na fala. Tente colocar algum número estatístico ou mudar a expressão por outra.
Eco da palavra “ajuda”. Quando escrever uma redação,tome cuidado para não repetir palavras demais, principalmente no mesmo parágrafo.
•3 parágrafo
Falta comprovação do ponto de vista,como no parágrafo anterior.
A argumentação é boa.
•4 parágrafo
Escolha uma solução e explique ela se baseando nos 5 agentes da intervenção: quem,o que,para que,por meio de que e detalhamento.
A sua intervenção ficou meio incompleta, principalmente porque você escolheu duas soluções e não as explicou detalhadamente (detalhamento no último parágrafo é MUITO importante)
Sua argumentação é boa e seu português também é. Continue praticando para se aperfeiçoar ainda mais.
EduardoLublasnki
“o entrave precisa ser mitigado”. Que entrave?
” os pais fomentam para a agravação desse problema”(???).”os pais agravam esse problema” e não “fomentam para a agravação”. Isso ficou confuso. Além de haver muitos “ajuda” nesse parágrafo “visto que a criança não tem educação alimentar e necessita da ajuda dos mesmos para uma ajuda nutricional indispensável” está confuso também: se os pais são o problema como ela necessita de ajuda dos mesmos? Não são ele que estão negando isso à ela?
“Caso não tenha essa ajuda, afetará diretamente a saúde física e mental da criança, deixando-as (deixando-a) com problemas de saúde, como o colesterol alto e diabetes”
“uma vez que ESTA não obtém lucro” e não “a mesma”.
“a prática de esportes nas escolas é degradante”. Insuficiente talvez, ridícula, mas não degradante.
“neste ramo profissional” é mais assertivo do que “neste ramo laboral. Labor é mais adequado para trabalhos manuais.
“para diminuir os casos de sedentarismo nas escolas” fica estranho. Como pode haver sedentarismo dentro das escolas se não é a casa de ninguém? Ademais, apoiar a alimentação saudável”, diminuiria os casos de sedentarismo? Explique.
“é fundamental a colaboração dos pais no entrave”. O que está sendo entravado?. “é fundamental a colaboração dos pais na dinâmica”. Ademais é “dos seus filhos” para haver concordância com “pais”.
Faltou a ultima frase da conclusão. Seria muito interessante você retomar a relação que fez com Gregório de Matos na introdução. Por exemplo: Dessa forma, se ainda tivesse entre nós, Gregório de Matos jamais miraria, no povo brasileiro, suas fortes críticas.