Para o filósofo Romano Sêneca: “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. E com todavia o Brasil infelizmente não vê essa importância como Sêneca, pois a parcela de analfabetos é enorme, devido a deficiência que o governo tem em relação a colocar a educação como algo prioritário na vida dos cidadãos.
É primordial ressaltar que, à taxa de analfabetismo no país passou de 6,8 em 2018 para 6,6 em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). E apesar deste avanço, a falta de estrutura escolar e a desvalorização do professor são fatores ainda totalmente enraizados, no qual a massa acaba sofrendo e se acostumando que não poderá haver alguma mudança positiva para um futuro ondd se possa ter uma educação de qualidade.
Concomitantemente a isso, à ativista Malala Yousafzai disse:”Um livro,uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”. Nesta frase que se infere na importância que deve ser dada a educação como um artifício para que a sociedade possa caminhar sem estar no escuro, pois apesar de muitos terem terminado os estudos ou ainda estarem estudando, é muito alta a quantidade de pessoas que não tem habilidades básicas de escrita ou leitura, agravando assim as chances destes conseguirem um emprego e vida estável, por isso é necessário o incentivo e a visualização no ensino de qualidade, para não ter uma sociedade com diplomas só como meros papéis que não significaram nada, se não houver a verdadeira aprendizagem.
Evidencia-se, portanto, que para a conscientização e com intuito de acabar com o analfabetismo no Brasil. É necessário que o Ministério da Educação estabeleça novas formas de ensino para poder ter estudantes que realmente saíam da escola com uma educação de base tendo as habilidades necessárias para ministrar suas vidas sem as dificuldades que a falta de ensino traz. Ademais, com o único dever de trazer uma educação de qualidade para todos e estabelecer um futuro igualitário e melhor.
Michel Lelis
C1-120
C2-160
C3-200
C4-160
C5-40
Nota->680
Erros❌
C1->marcas de oralidade e coloquialismo
->Desvios gramaticais
->inadequação vocabular
C2->Novos argumentos na conclusão
C3-
C4->Deslizes na utilização do conectivo
->Fragmentação de ideias
C5->Proposta de intervenção pouco articulada com a argumentação
->Proposta de intervenção incompleta( ausência do meio,Ausência da Finalidade,Ausência do detalhamento) só usou o agente
->Proposta de intervenção simplória e próxima no senso comum
luisaa
Introdução:
1- Remover o “com todavia” (linha 2).
2- Retirar “como Sêneca” (linha 2 e 3).
3- Na parte “devido a deficiência” até “cidadãos” (linha 3 e 4) pode melhorar se você falar mais sobre os analfabetos e também sobre o governo porém discorra um pouco mais.
Desenvolvimento 01:
1- Remover a vírgula (linha 5).
2- Colocar uma vírgula entre o “E” e o “apesar” (linha 7).
3- Substituir “a massa” (linha 8 e 9) por “os indivíduos”, “a população” ou algo assim.
4- Você escreveu “ondd” (linha 10) mas acho que foi só um erro de digitação.
5- Gostei dos dados e da organização deles.
Desenvolvimento 02:
1- Substituir “Nessa frase que se infere na” (linha12) por “essa frase ressalta”.
2- Substituir “incentivo e a visualização” (linha 17 e 18) por “visar o incentivo”.
3- Encurtaria a última frase, desde “para não ter” até “aprendizagem” (linha 18, 19 e 20) para ser mais direta e clara.
4- Gostei das argumentações, porém achei o parágrafo longo. pode tentar dividir as informações do 3º parágrafo com o 2º.
Conclusão:
1- Substituir o ponto (linha 22) por uma vírgula, entre “Brasil” e “é necessário”.
2- Faltou colocar soluções mais práticas para o problema, projetos e ideias novas.
Parabéns pelo texto só está faltando algumas coisinhas e coesão.
NatalieMendes
Parabéns! Sua introdução possui uma tese bem clara.
No trecho do desenvolvimento a ideia ficou um pouco confusa, não em seu significado, mas em sua grafia. (no qual a massa acaba sofrendo e se acostumando que não poderá haver alguma mudança positiva para um futuro ondd se possa ter uma educação de qualidade). Eu mudaria para algo assim: permitindo que uma parcela da população desacredite que possa haver melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Conclusão: Não separe sujeito do verbo (Evidencia-se, portanto, que para a conscientização e com intuito de acabar com o analfabetismo no Brasil. É necessário). Tire o ponto final e continue com letra minúscula.
Ponto positivo da conclusão: Trouxe sugestões para agir sobre o problema.
Não quero que as criticas te aborreçam ou desanime, sei como é porque passo por isso. Devemos sempre progredir. Deus te abençoe e tenha fé nos seus objetivos!