O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, no que se refere à necessidade de progressão no corpo social. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo para encontrar caminhos para reduzir o consumo de plástico no Brasil. Desse modo, a ineficiência estatal e a falta de conscientização da população corroboram a problemática.
Diante desse cenário, a ineficácia governamental dificulta a redução do consumo de plásticos no país. De acordo com pesquisas da Fundação Heinrich Boll, organização alemã, menos de 2% dos polímeros consumidos no Brasil são reciclados, o que contribui para o aumento do volume do lixo. Nesse sentido, o Estado realiza poucos investimentos para reciclar o plástico utilizado e, consequentemente, mais matéria-prima precisa ser extraída para produzir novos produtos, o que representa um problema, não só ambiental mas também socioeconômico.
Outrossim, a falta de conscientização da população impede a resolução do impasse. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, a educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo. No entanto, tal educação pouco acontece, uma vez que as pessoas não são informadas sobre a importância de reduzir o consumo do plástico e sobre os problemas ambientais por ele causados, como poluição dos rios e danos à fauna local. Sendo assim, os indivíduos consomem e descartam os polímeros excessivamente, mesmo quando poderiam ser reutilizados, o que demonstra que a sociedade não é conscientizada a respeito do problema.
Portanto, é necessário encontrar caminhos para atenuar o consumo de plástico no Brasil. Assim, o governo deve investir em projetos de reciclagem, por intermédio de contratação de empresas que recolham os compostos descartados para serem direcionados a indústrias e transformados em novos produtos, com o intuito de diminuir a quantidade de polímeros na natureza. Ademais, cabe à mídia, enquanto importante instrumento para a divulgação massiva de informações, criar campanhas de caráter educativo, por meio de postagens nas redes sociais, a fim de conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais causados por eles. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
jaine_S
Olá, tudo bem?
Int.: Repertório: Ok. Senti falta da relação com o tema. poderia falar um pouco mais
D1: De preferência para conectivos como, Em primeira análise etc. Na primeira frase do desenvolvimento sugere um tópico frasal. Senti que foi direto para argumentativo. restante do texto: ótimo referencial e finalização também
D2: Ficou perfeito
Conclusão: Governo sempre com letra maiúscula.
Francianecampospp
Na introdução senti falta de um pouco mais de informação, poderia ter colocado mais outros detalhes, explicando sobre a fala de Oscar wilde, porém ficou ótima. Amei o desenvolvimento 1 e 2 , pois não houve repetições de conectivos e explicou nitidamente sobre todas as informações, toma cuidado com a repetição de palavras pra não ficar algo enjoativo. Porém finalizou ela perfeitamente!! Eu diria nota 980, porém se for analisar por uma corretora do Enem a qual pode analisar vírgula, ou informações que eu não analisei, talvez um 960/940