O filósofo Thomas more, em sua obra “utopia”, apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. Entretanto, ao analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que o consumo de plástico no Brasil compromete a harmonia coletiva nacional. Dessa forma, essa realidade deve-se insuficiência governamental e falta de conhecimento.
Sob essa perspectiva, percebe-se que a insuficiência governamental simboliza uma deficiência estrutural, uma vez que, o governo se mostra ausente em combater ou aplicar leis sobre o consumo de plástico no país. Nesse sentido, ocasionado grandes ricos á saúde pública, pois em algumas regiões foram encontrados peixes com micropartículas de plástico derivados de sacolas ou poliéster que vão parar nos rios ou mares, podendo comprometer a vida das pessoas que tem como principal fonte de alimentação o pescado. É também vai gerar grandes impactos ambientais para o ecossistema. Conforme a Construção Federal de 1988, é dever do Estado formentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sociais, através de verbas públicas. No entanto, tais garantias não são cumpridas ao passo que o consumo de plástico no Brasil tornou-se um reflexo dessa insuficiência estatal.
Ademais, é fundamental mencionar a falta de conhecimento como impulsionador do impasse. Já que uma parcela da sociedade não compreende a importância de se reduzir o uso de plástico, é contínua consumindo em grande escala, ou descartando incorretamente os resíduos. De acordo com o IBGE, 70 mil toneladas de plástico é descartado de forma inapropriada, e acaba indo parar nos oceanos. Nesse contexto, a ausência de conscientização leva aos grandes números de plástico sendo encontrado em alimentos ou até mesmo em pessoas.
Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, o Governo federal deve cria um projeto, visando recompensar o cidadão que mais se destacar em diminuição do consumo de plástico, por meio da destinação de recursos para o grupo, afim de reverter o cenário que se instala no consumo de plástico no Brasil. Tal ação pode ainda conter uma divulgação na mídia para que a população tome conhecimento. Paralelamente é preciso intervir na falta de conhecimento presente no empecilho. Desse, modo, as mazelas sociais, possam não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira.
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei
No parágrafo de introdução, mais especificamente na tese, acredito que tenha ocorrido a supressão do “à” no momento de colocar os argumentos. Além disso, tanto o sobrenome do filósofo quanto a sua obra estão iniciados com letra minúscula. Logo:
Dessa forma, essa realidade deve-se insuficiência governamental e falta de conhecimento. → Dessa forma, essa realidade deve-se à insuficiência governamental e à falta de conhecimento.
O filósofo Thomas more, em sua obra “utopia”, → O filósofo Thomas More, em sua obra “Utopia”,
Acredito que. graças ao corretor, tenha ocorrido alguns erros no momento da digitação do texto, pois há a presença de troca de palavras, por exemplo:
grandes ricos → grandes riscos
Conforme a Construção Federal de 1988, → Conforme a Constituição Federal de 1988,
Há, também, erros de concordância:
70 mil toneladas de plástico é descartado → 70 mil toneladas de plástico são descartado
leva aos grandes números de plástico sendo encontrado → leva aos grandes números de plástico sendo encontrados
o Governo federal deve cria → o Governo federal deve criar
afim de reverter → a fim de reverter
Desse, modo, as mazelas sociais, possam não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira. → Desse modo, as mazelas sociais podem não ser mais uma realidade na conjuntura brasileira.
Ignorando os pequenos erros citados anteriormente, sua introdução segue, de maneira positiva, as exigências do ENEM.
Ao meu ver, o parágrafo relacionado ao primeiro argumento ficou um pouco bagunçado, pois você termina a argumentação e depois é utilizado o repertório para culpar a insuficiência governamental. Na minha visão, teria havido uma coesão melhor se houvesse a troca destes pontos, ou seja, a utilização do repertório e depois a argumentação. Ademais, foi dito que ocorrerá impactos ambientais para o ecossistemas, mas quais são eles? Apesar do leitor ter uma noção de quais impactos são esses, acho que seria interessante você colocar exemplos para que não haja uma lacuna argumentativa. Fora isso, houve uma boa utilização dos argumentos.
Em relação ao segundo desenvolvimento, você criticou a falta de conhecimento acerca da temática por parte da população brasileira, mas por que isso ocorre? Qual fator colabora para que os indivíduos, em território nacional, não tenham consciência do consumo excessivo de plástico? A resposta dessa pergunta poderia auxiliar, não apenas nesse desenvolvimento, mas também na conclusão, já que seria possível utilizar esse fator nas propostas de intervenção
Na conclusão, recomendo que faça uma breve menção aos argumentos utilizados durante a redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, sua proposta é boa, mas faltou um detalhamento maior. Por exemplo, como será esse projeto? Sendo mais específico, como o Governo Federal terá noção de quem é o cidadão que mais colaborou com a diminuição no uso de plástico? Outrossim, como será feita essa intervenção na falta de conhecimento?
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
Filipe Santos
C1: Seu texto contém alguns desvios de escrita da norma padrão da língua portuguesa, na introdução não há desvios da norma culta, porém ao escrever o seu D1 são encontrados alguns erros como: “micropartículas de plástico derivadas”. Essa frase mostra um erro de concordância de número. Outra palavra com a escrita errada é “fomentar”. E ainda no D1, é necessário colocar uma vírgula após a palavra “cumpridas”. “No entanto, tais garantias não são cumpridas, ao passo ….”. Um outro erro de concordância verbal foi no seu D2, “70 mil toneladas de plástico é descartado”. No seu D1, você usou “É também vai gerar…” O certo seria “E também vai gerar”. No seu D1 também, você escreveu “ocasionando grandes ricos” o certo seria “ocasionando grandes riscos”. Na sua conclusão, você escreveu “deve cria” e o certo seria ” deve criar”
C1: 80
C2: No quesito de competência 2, seu texto atende as proporções de um texto dissertativo-argumentativo.
C2: 200
C3: Seu texto tem argumentos válidos, porém há necessidade de desenvolver mais, e explicar melhor a sua tese 2, tente usar outras palavras pra explicar o que você fala.
C3: 160
C4: Seu texto apresenta alguns conectivos, porém, para finalizar os seus parágrafos de desenvolvimento não é coerente usar ” No entanto” e ” Nesse contexto”, procure usar conectivos como: Assim, Logo, Portanto, Dessa forma. Na sua conclusão, não é muito bom usar Paralelamente, já que não há duas ideias em contraste.
C4: 120
C5: Na sua proposta de intervenção, ficou muito vago o que será esse projeto, essa ação, tente explicar quem fará, como fará, e explique como será esse projeto/ação. Além disso, deve ter na conclusão, um detalhamento que é uma das exigências da competência 5. Procure escrever uma conclusão com o: Agente, Modo/Meio, Detalhamento, Ação, Finalidade.
C5:120
Você escreveu bem essa redação, argumentou bem,seus dados deram credibilidade ao seu argumento, seu projeto de texto está ótimo, porém falta melhorar no uso de conectivos em seu texto, também atente-se ao uso dos 5 elementos da conclusão, e principalmente atente-se aos desvios de escrita em seu texto.
C1:80
C2:200
C3:160
C4:120
C5:120
Sua nota: 680
Não se esqueça de olhar as marcações realizadas!!
Yasmin005
Olá, boa noite, ótima estrutura de redação, parabéns.
Sua introdução está muito completa, desenvolvimentos em ordem certinha também.
Vou pela correção dos 5 competências usados na correção do ENEM:
1°- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
2°- Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento, adequando-se ao texto dissertativo-argumentativo;
3°- Selecionar, organizar e interpretar fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4°- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação;
5°- Elaborar proposta de intervenção para o problema levantado, respeitando os direitos humanos.
1°- Na sua redação não ha traços de informalidade, tem alguns erros de ortografia como no segundo paragrafo “formentar”, o certo seria “fomentar”. Outro erro foi a concordância verbal no terceiro paragrafo, “70 mil toneladas de plástico é descartado”, o correto seria “70 mil toneladas de plástico SÃO descartado”. também tem a falta da crase no começo do segundo paragrafo, “ocasionado grandes ricos ‘á’ saúde pública”, ao invés de á colocar o à, pois grandes ricos a algo, e saúde já é no feminino, então ao juntar ficaria, grandes riscos a a saúde, então ao juntar, coloca a crase.
2°- Seu desenvolvimento está ótimo, com estatísticas e um bom aprofundamento do tema, nos 2 parágrafos. Também ficou muito bom o seus repertório de dados e números.
3°- Particularmente eu achei muito bom a sua critica sobre o tema, não perdeu o foco, achei bem preciso. É importante que haja uma linearidade, uma continuidade entre as ideias apresentadas, rumo à conclusão.
4°- Seus argumentos estão bem estruturados, estão bem organizados, eu acho que quanto a esse tópico você foi bem, parabéns.
5°- Quanto a sua proposta de redação, aqui vai uma dica:
(objetivo) -> (quem?) -> (modo) ->, (ação) *detalhamento.
A sua proposta de intervenção relacionada ao governo ficou muito faca em detalhamento, ficou vaga, especificar como será a esse projeto? uma campanha? uma ONG que cuida dessa água?
acho que daria pra você falar da divulgação na mídia junto no lugar de “projeto”, ou, colocar, “projeto em mídias sociais, conscientizando sobre o (problema)”. acho que faltou colocar um pouco mais sobre a segunda solução.
Ótima finalização ligando ao começo do texto.
João Urbano
Oi 👋 sua redação esta boa, eu particularmente gostei, entretanto faria algumas alterações, por exemplo: escolheria outro uso de palavras no trecho” podendo comprometer a vida das pessoas que tem como principal fonte de alimentação o pescado”, por: podendo comprometer a vida das pessoas que tem como principal fonte alimentação a fauna aquática; Ou ate mesmo, como principal fonte de alimentação estes respectivos lugares (mares, rios). também: Nesse contexto, a ausência de conscientização leva aos grandes números de plásticos sendo encontrado em alimentos ou até mesmo em pessoas, por: leva há grades percentuais dos polímeros microscópicos, residindo em alimentos, ocasionando o consumo no organismo humano!.
Já na sua proposta de intervenção, trocaria, Governo Federal, por Estado (com á letra maiúscula).
esthershthetic
a introdução está bem curta, tente fazer um fechamento melhor.
uma vez que é uma expressão prolixa, tente usar visto que/dado que
não use gerúndios, erros de vírgula comprometem a continuidade do seu terceiro paragrafo e na conclusão
c1: 120
c2: 200
c3: 180
c4: 200
c5: 180
total: 860!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1