Mestre

Caminhos para promover as tecnologias digitais na educação básica no Brasil

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A Revolução Digital (1950–1970) transformou diversos setores da sociedade, incluindo a educação. Contudo, a implementação eficaz das tecnologias digitais na educação básica no Brasil ainda enfrenta desafios significativos, pois a falta de infraestrutura adequada nas escolas e a resistência de alguns educadores em adotar novas metodologias tecnológicas impede o acesso igualitário às ferramentas digitais e limita o potencial de inovação do ensino. Nessa perspectiva, para promover essas tecnologias, é necessário superar barreiras estruturais e culturais.

Em primeiro plano, deve-se analisar a carência de uma boa infraestrutura nas escolas, especialmente nas de menor investimento. Conforme dados do Censo Escolar 2020, 61% das escolas públicas não possuem acesso à internet de qualidade. Tal realidade é retratada no documentário “Conectados, mas Desiguais”, que evidencia a disparidade tecnológica entre regiões urbanas e rurais. Sob essa ótica, a falta de recursos tecnológicos atravanca que alunos e professores aproveitem plenamente as ferramentas digitais, perpetuando a desigualdade educacional. Dessarte, faz-se necessário um esforço do governo para reverter esse cenário.

Em segundo plano, convém frisar a relutância de alguns docentes em aplicar novas metodologias de ensino. Segundo um estudo publicado na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, muitos professores ainda resistem em integrar tecnologias digitais devido à falta de treinamento adequado. Nesse contexto, o filme “Escola do Amanhã” mostra como a falta de preparo pode dificultar a inovação no ensino, refreando o potencial de uma educação mais interativa e inclusiva. À vista disso, é crucial superar essas barreiras culturais e promover um ambiente educacional mais moderno e eficiente.

Logo, é imperativo adotar medidas eficazes para promover as tecnologias digitais na educação básica no Brasil. Sendo assim, cabe ao governo federal — responsável pela democracia nacional —, por meio do Ministério da Educação, investir substancialmente na infraestrutura escolar de regiões mais carentes com internet de alta qualidade e equipamentos tecnológicos adequados, a fim de promover a igualdade educacional. Ademais, as secretarias estaduais e municipais de educação devem, mediante políticas educacionais, implementar programas de capacitação contínua para os professores, focando no uso pedagógico das tecnologias digitais. Talvez assim, com o ideal ensino tecnológico, as comunidades escolares serão “Conectadas, e Iguais”.

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3 Correções

  1. Olá, bom dia!

    Farei a correção. Desde já, informo que não sou corretor, mas, com base nas minhas experiências, tentarei ser o mais minucioso possível. Caso em algum momento eu pareça rude ou grosseiro, peço desculpas, pois essa não foi a intenção. Fiz uma análise um pouco criteriosa, conforme solicitado. Continue se dedicando, corrigindo e aperfeiçoando! Cada esforço te leva um pouco mais perto do seu sucesso. Desde já, desejo ótimos estudos e um excelente ENEM!

    Análise:

    Sua redação apresenta um ótimo domínio da língua portuguesa, mas com alguns pequenos desvios que impactam a Competência I. O principal erro ocorre na frase “atravanca que”, que deveria ser “atravanca o aproveitamento”, afetando a precisão gramatical. Apesar disso, a pontuação e ortografia são adequadas, com apenas leves ajustes necessários para melhorar a fluidez em alguns trechos. Portanto, a nota para a Competência I é 180 pontos.

    Na Competência II, a compreensão do tema é clara e bem fundamentada. Você soube desenvolver o tema proposto com um repertório sociocultural produtivo, utilizando referências como o Censo Escolar 2020 e o documentário “Conectados, mas Desiguais”, que são pertinentes e fortalecem seus argumentos. Não houve fuga ao tema ou tangenciamento, o que assegura a nota máxima. Assim, a Competência II é avaliada com 200 pontos.

    Em relação à Competência III, a redação apresenta uma boa organização dos argumentos e informações. A progressão lógica das ideias está bem construída, e o encadeamento entre os parágrafos é claro. Apesar de o parágrafo sobre a resistência dos professores poder ser mais explorado, a argumentação geral está coerente e bem fundamentada. Dessa forma, a nota para a Competência III é 200 pontos.

    Na Competência IV, o uso de mecanismos linguísticos para garantir a coesão e a articulação das ideias é satisfatório. Embora algumas transições pudessem ser mais suaves, os conectores estão bem empregados, e a fluidez entre as partes do texto é eficiente. Há um bom uso de pronomes, conjunções e advérbios que garantem a continuidade do texto. A Competência IV recebe 200 pontos.

    Por fim, na Competência V, sua proposta de intervenção está completa, clara e bem detalhada. Você especifica os agentes responsáveis, as ações a serem tomadas e os meios de implementação de forma concreta. A proposta atende plenamente às expectativas, e não há falhas significativas que impeçam a nota máxima. Portanto, a Competência V é avaliada com 200 pontos.

    Resultado Total: 980 pontos

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  2. Gostei muito da sua redação , irei analisa-la por meio dos criterios de correção do enem , nao sou professor mas dos 4 anos que fiz as redações do enem 2 foram 1000 e as outras 940 e 980, acredito que minhas dicas possam ajuda-lo
    1-dentifiquei que seu texto é otimo e identifiquei suas
    Estrategias , tanto para topico frasal como a sua tese e essas são ótimas estrategias
    Ponto negativo , no criterio 1 do enem é cobrado um texto mais complexo com inversões sintaticas , uso de travessões, dois pontos e etc … , confesso que senti falta dessa complexidade , a dica aqui é colocar travessoes 1 vez em cada paragrafo ,utilizar os dois pontos e estudar um pouco mais de inversão sintatica, tenho certeza que atraves desses pontos a c1 nao será um problema , sobre ortografia que é cobrado também na competência 1 , achei seu texto ótimo e sem muitos desvios c1:180
    C2 você demonstrou que tem entendimento do tema proposto e que articula suas ideias de forma clara e coesa c2:200 pontos
    C3 : você selecionou ótimos argumentos como dados estatisticos de , documentário e estudo sebre a revista ibero americana de humanidade , isso desempenha o seu texto com argumentos pertinentes ,legitimados e produtivos , dica:lembre sempre da retomada na argumentação nesse caso seu texto foi produtivo por que na conclusão você retoma ao repertório de “conectadas ,e iguais” isso mostra como as ideias estao interligadas e fortalece sua pontuação
    c3 :200 pontos
    C4: ótima escolha de conectivos, eles estao claros e coesos, nao vejo motivo para nao ser 200 pontos
    C5: seu texto desencadeia bem suas ideias ,em que sua pi conversa com tema
    Agente:governo federal(40 pontos)
    Detalhamento :responsável pela democracia nacional(40 pontos)
    Ação:investir substancialmente na infraestrutura escolar de regiões mais carentes com internet de alta qualidade e equipamentos tecnológicos adequados(40 pontos)
    Finalidade:, a fim de promover a igualdade educacional (40 pontos)
    Modo meio :Ministério da educação (40 pontos)
    Totalizando:200 pontos na competência 5
    Nota final:980pontos
    Ponto forte da redação: alto conhecimento do tema e boa base argumentativa.

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  3. Otexto perpétua uma virtude paralítica operacio a urhff reuso do verbo diretamente integração está adequado e paralelismo postula necessário expor vi cometeu um erro penalizou na competência exatteeaujoihv internado ínterim ordenado retomada de lieueuhf semântica pertinente produtivo eficaz solto confere uma ilusão da.ofetnidade abraçada por um sintática e concordância verbal postular um grau veredito e final e reiterados encadeamento de ideias e produtivo repertório produtivo linhas soltas gramática proveniente peça uidez e adaptacagdyrirygwywushfsush. Anuência verbal coligafa ortografia iminência comum e aplica conceitos já voltados a comunidade coordenação corrente e incluso claras ideias atravanca o aproveitamento e ocorre um erro sintático no verbo 0 competência mediador principal e o núcleo frasal amoplifica a visão monitorada amentorada por um constante fluxo de informação operante na categoria erudito e vagamente ideias expostas e centralizadas no eixo verti al paralas a isso compacta os desafios e melhora a inclusão já ouvida o aparato corrobora pra capta o que a mensagem reproduz um aspecto

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