Na animação “Riquinho” é mostrado o dia a dia de um menino rico que tem uma qualidade financeira. Fora da ficção, lamentavelmente, os brasileiros não conseguem alcançar o bem-estar econômico, pois embora eles guardem parte do dinheiro em reservas bancárias, os outros critérios para este bem-esta são não só um aproveitamento melhor dos seus recursos como usa-lo sem prejudicar o futuro.
Em primeira análise, saber usufruir melhor o montante mensal é um dos caminhos para ser chega a es.e bem-estar. Sendo assim, o hábito que 41°/. dos brasileiros têm, segundo SPC, da compra por impulso, em coisas adquiridas, mas esquecidas pelo comprador que acabam pesando no final do mês fazendo, dessa forma, que as economias juntadas para os imprevistos ou para um momento de lazer sejam usadas para paga as dívidas proveniente desse dinheiro mau investido.
Além disso, a consequência direta dessa compra é o prejuizo para o futuro. De acordo com Confúcio, para se prever o futuro tem que estuda o passado. Sobre esse viés, ve-se que a compra sem sabedoria, no passado, interfare nos planos para o amanhã, porque ao paga a dívida, o capital, que poderia ser o necessário para uma viagem ou para estabilizar os proximos meses, se perde. Assim, ocasionando, infelizmente, em mudanças no futuro que se tinha planejado.
Diante do supracitado, medidas são essenciais. Nesse sentido o Ministério da Economia, por meio do MEC, irá diponibilizar aulas tanto para alunos, quanto para pais e nessas aulas será discutido a importância das reservas econômicas, será ensinado sobre educação financeira e por fim falará sobre as consequências da compra compulsória. A fim de que o caminho para o bem-esta se encurte, para que os brasileiros o adquiram, semelhante à animação.
Thamirysbds
Oii! Vou corrigir sua redação e se houver algum erro, você me diz, ta ? :)
INTRO
-> evite o uso de “lamentavelmente” (assim como ‘infezlimente’), pois são termos sentimentalistas
-> a vírgula é obrigatória antes de conjunção adversativa: “pois, embora eles guardem” (neste caso, isola-se o ‘pois’)
-> escreva a conjunção aditiva na forma original desta ‘não só… como também’: “não só um aproveitamento melhor dos seus recursos como também usa-lo sem prejudicar o futuro.”
D1
-> se o seu objetivo for o ENEM, evite iniciar o parágrafo com “Em primeira análise/lugar” pois o INEP não considera tais termos como conectivos
-> acredito que tenha sido erro de digitação: “ser chega a es.e bem-estar” (se chegar a esse bem-estar)
-> confesso que a construção do seu 2° período me deu uma leve confusão kkk isso por conta da colocação da vírgula junto com o “que” indevido. Acredito que o que você quis dizer, de uma forma correta, seria:
“Sendo assim, o hábito que 41% dos brasileiros têm, segundo SPC, da compra por impulso em coisas adquiridas mas esquecidas pelo comprador, acabam pesando no final do mês fazendo, dessa forma, que as economias juntadas para os imprevistos ou para um momento de lazer sejam usadas para paga as dívidas proveniente desse dinheiro mau investido.”
-> ‘gasta’ deveria estar no infinitivo ‘gastar’ (acredito que tenha sido erro de digitação)
-> ‘mau’ é o antônimo de ‘bom’, o correto seria o ‘mal’ o oposto de: “dinheiro bem investido”
-> observe que seu parágrafo so tem 2 períodos, ele precisa ter no mínimo 3 e no máximo 5. (pra mim 4 é o ideal kk)
-> argumentação e repertório excelentes, mas não trouxe a tese final, isto é, sua opinião
D2
-> por mais famosa que seja a pessoa, sempre especifique quem esta é, para sanar quaisquer duvidas ao corretor
-> ‘estuda’ deveria estar no infinitivo ‘estudar’
-> ‘paga’ deveria estar no infinitivo ‘pagar’
-> já falei sobre ‘infelizmente’ la em cima (lembrando que não está errado, mas você pode evitar)
-> estrutura correta, além de uma ótima argumentação
CONCLUSÃO
-> ação: diponibilizar aulas tanto para alunos, quanto para pais
-> agente: Ministério da Economia
-> meio/modo: por meio do MEC
-> finalidade: A fim de que o caminho para o bem-esta se encurte, para que os brasileiros o adquiram
-> detalhamento: nessas nessas aulas será discutido a importância das reservas econômicas, será ensinado sobre educação financeira e por fim falará sobre as consequências da compra compulsória
-> “tanto…quanto” não é separado por virgulas
-> cuidado com a repetição de termos proximos: “irá diponibilizar aulas […] e nessas aulas” você poderia utilizar a Zeugma e deixar apenas o ‘e nestas’,
-> ‘bem-estar’ no infinitivo
C1: 160 (aqui não vou considerar os erros de infinitivo, pois redação digitada tem desses)
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 200
= 920 [representativa]
Parabéns pelo texto, você escreve muito bem! qualquer coisa, só chamar. Abraços. :)
kataryna mikaelson
você tem belos argumentos, porém é necessário articular melhor
1° competência- 120 uso indevido da vírgula e certos erros gramaticais
2° competência- 200 demonstra conhecimento sobre o repertório sociocultural
3° competência- 120 o projeto de texto está meio desarticulado o que ocasiona uma certa confusão na leitura
4° competência- 200 usou certo os conectivos
5° competência- 180 ausência do detalhamento com o uso dos termos ( com… ou como.. )
Gabriel Solano
boa tarde!
Falarei sobre algumas competências: Na modalidade escrita você apresentou um bom domínio de escrita da linguá formal, no entanto pecou em algumas pontuações e na ortografia de algumas palavras. atente-se mais a isso.
Sobre o tema você trouxe algo interessante ao introduzir a animação “riquinho”, contudo, poderia ter elaborado melhor o lado contrario.
No quesito argumentação foi bem, pois trouxe uma citação e conseguiu desenvolver bem o raciocínio.
Usou muito bem os conectivos dando uma bom coesão ao texto.
Luciele_Almeida
Essa é a primeira correção que faço, não sei muito bem como funciona. Mas é notório que você escreve muito bem observei que colegas comentaram sobre o uso excessivo de virgulas enfrento o mesmo problema, mas se praticarmos bastante teremos um futuro na redação incrível.
Eu dou 860
Nunca se esqueça que, a pratica leva a perfeição.
Aponta pra fé e rema.
Los Hermanos.
alessandrasantos2003
acho que não preciso reforçar o que já disseram,mas continue treinando q vc pode ir longe.1° competência- 120 uso indevido da vírgula e certos erros gramaticais
2° competência- 200 demonstra conhecimento sobre o repertório sociocultural
3° competência- 120 o projeto de texto está meio desarticulado o que ocasiona uma certa confusão na leitura
4° competência- 200 usou certo os conectivos
5° competência- 180 ausência do detalhamento com o uso dos termos ( com… ou como.. )
jhully06
Vejo alguns desvios gramaticais, mas no final o conjunto se torna uma boa redação.
competência 1 160
competência 2 160
competência 3 200
competência 4 160
competência 5 160
Tente melhora esses pontos. Sem dúvida vc é um grande escritor e já tem pratica na escrita . Sua redação com o tempo vai chegar próximo aos 1000 pontos .
dessaxcaldas
você tem belos argumentos, porém é necessário articular melhor
1° competência- 120 uso indevido da vírgula e certos erros gramaticais
2° competência- 200 demonstra conhecimento sobre o repertório sociocultural
3° competência- 120 o projeto de texto está meio desarticulado o que ocasiona uma certa confusão na leitura
4° competência- 200 usou certo os conectivos
5° competência- 180 ausência do detalhamento com o uso dos termos ( com… ou como.. )
Roger William
Olá, boa tarde!
Falarei sobre algumas competências: Na modalidade escrita você apresentou um bom domínio de escrita da linguá formal, no entanto pecou em algumas pontuações e na ortografia de algumas palavras. atente-se mais a isso.
Sobre o tema você trouxe algo interessante ao introduzir a animação “riquinho”, contudo, poderia ter elaborado melhor o lado contrario.
No quesito argumentação foi bem, pois trouxe uma citação e conseguiu desenvolver bem o raciocínio.
Usou muito bem os conectivos dando uma bom coesão ao texto.