No Brasil, o aumento da criminalidade fez com que o sistema prisional entre-se em colapso contendo grandes imperfeições nos seus funcionamentos. Dessa forma, é lícito afirmar que essa situação miserável é reflexo da crise social brasileira e pela incapacidade do sistema de justiça em lidar com a problemática.
Podemos comparar o sistema penitenciário como uma “bomba relógio ” prestes a explodir. A crise econômica e política no país trouxe consequências de superlotações de presídios e de extrema violência que indica que a bomba já explodiu e continua explodindo diariamente. Ademais, estamos acostumados a ver os noticiários é as questões de rebeliões em presídios sempre com resultados lastimáveis de sentenciados que são mortos.
O sistema judicial vem sofrendo grades dificuldades em seu interior, com a alta quantidade de ritos burocráticos e a falta de recursos para enfrentar os problemas. Muitos casos acabam ficando congestionado por um longo tempo resultando aos presídios o sobrecarregamento de detentos nos cárceres.
Em síntese, cabe ao Ministério Publico por meio de investimento de soluções na reforma da legislação criminal e redimensionamento do processo penal, realizar fornecimento de infraestrutura e profissionais as penitenciárias. A fim de amenizar a situação atual, somente assim, o sistema carcerário poderá ser mitigado no âmbito social e o país será capaz de evoluir, pois consoante ao pensamento do escritor irlandês George Shaw, é impossível progredir sem mudanças.
dollynhoGAMER
Olá, sou nova no site, mas espero que considere a minha correção.
Eu notei na sua redação que há alguns erros gramaticais que afetam o sentido da frase. Senti falta do uso de conectivos e da concordância. Na conclusão vc colocou uma nova informação no texto (algo que não pode ser feito). A conclusão serve para fechar os argumentos que vc venho apresentando ao longo do texto. Apesar disso, vc escreve bem.
Smirna
Vou corrigir estilo Enem, okay?
C1: 80
Você cometeu vários deslizes na escrita dividias entre a pontuação errada, com vírgulas e pontos nos lugares inadequados, na concordância, iniciando frases no plural e terminando no plural, e mesmo com uso errôneo de certos termos.
Alguns exemplos são:
– “o sistema prisional entre-se…” – Entrasse.
– ”é reflexo da crise social brasileira e pela incapacidade…” – Da crise social brasileira e da incapacidade.
– “como uma “bomba relógio ”…” – Com uma bomba relógio.
– ” A crise econômica e política no país trouxe consequências de superlotações de presídios…” – Trouxe consequências como a superlotação.
– “aos presídios o sobrecarregamento…” – Procurei na internet em muitos sites, mas nenhum usa esse termo “sobrecarregamento”. O melhor é não usar termos como esse, Pode te prejudicar.
Enfim, ainda tem outros erros, mas não listarei todos.
C2: 120
Não estruturou seu texto de maneira muito boa, sem discutir os pontos propostos. Por exemplo, seu 3° parágrafo, “o sistema judicial…”, são quatro linhas de discussão. Colocou arbitrariamente um ponto no meio, cortou o pensamento e prejudicou a escrita.
No geral, encurtou e resumiu muito o desenvolvimento, mas enrolou demais na resolução, uma vez que deveria ser o oposto, você provavelmente perderia pontos.
C3: 120
Não usou nenhuma referência, um dado estatístico, trecho de música/filme/livro ou algo do tipo. Apenas argumentou vagamente sem nenhuma fundamentação que apoiasse o pensamento. Isso deixa seu texto fraco e pouco interessante.
Meu conselho é que tente lembrar de algo que você gosta e aplicar ao tema. Um filme ou música é o mais indicado, ou seja, não precisa ser um livro renomado, nem o pensamento de um antigo filósofo ou nada assim, mas algo que seja fácil de lembrar.
C4: 120
Alguns trechos foram escritas sem nenhum conectivo que iniciasse o pensamento, isso torna seu texto pobre nesse quesito, correndo o risco de prejudica-lo.
C5: 120
Em síntese, cabe ao Ministério Publico[AGENTE] por meio de investimento de soluções na reforma da legislação criminal e redimensionamento do processo penal, realizar fornecimento de infraestrutura e profissionais as penitenciárias[AÇÃO]. A fim de amenizar a situação atual[EFEITO], somente assim, o sistema carcerário poderá ser mitigado no âmbito social e o país será capaz de evoluir[DETALHAMENTO], pois consoante ao pensamento do escritor irlandês George Shaw, é impossível progredir sem mudanças.
Li e reli seu texto, mas não identifiquei o modo. Como esse “fornecimento de infraestrutura e profissionais” vai ocorrer? Com um maior investimento?
TOTAL: 560
Aconselho que treine um pouco mais a escrita, você pouco argumentou no seu texto, apenas apresentou superficialmente o que acredita serem os problemas do sistema carcerário. Nesse sentido, os dois problemas nos quais você focou são importantes, mas foram pouco desenvolvidos, isso te prejudicou e vai prejudicar mais caso não tente se vigiar e melhorar isso.
Darlan
Oláaaaa, você escreve bem, porém senti falta de conectivos e de uma linha organizada, você soltava varias ideias e o leitor tem que brincar de Sherlock Homes ( desculpa a brincadeira rsrsr) entre isso percebo que você consegue desencadear algo melhor para o assunto abordado, vou te da um conselho..
leia redação nota mil, veja como que faz uma estrutura e logo em seguida refaça essa radação…. no mesmo tema! bom dia <3
mandsszsz
Olá, espero poder te ajudar!
Na introdução percebi que apresentou problemáticas, ok, porém, tem alguns desvios gramaticais. Aqui vai como eu escreveria:
O sistema prisional entrou em colapso, devido ao aumento da criminalidade no Brasil. Além disso, contendo grandes imperfeições nos seus funcionamentos. Dessa forma, é lícito afirmar que esta situação é reflexo da crise social brasileira e pela incapacidade do sistema de justiça em lidar com a problemática.
Nos desenvolvimentos você escreveu algumas palavras prolixo, troque a expressão “bomba relógio” por outra. Usou poucos conectivos para conectar as ideias ao decorrer da redação. NUNCA use “nós”, seja SEMPRE sujeito impessoal na redação.
Nesse trecho é possível notar este erro: “estamos acostumados a ver os noticiários é as questões de rebeliões em presídios sempre com resultados lastimáveis de sentenciados que são mortos.” Não teve coerência.
Na conclusão, apresentou os meios, agente, efeito e detalhamento, mas apresentou uma nova ideia citando George Shaw.
C1=120
C2=120
C3= 120
C4= 80
C5=160
Espero que tenha entendido, estou aqui para te ajudar. Pesquise mais sobre os critérios de redação e refaça sua redação para conseguir um resultado melhor :)
No desenvolvimento 2: De novo noto que não começou com conectivos para ligar os parágrafos.