Iniciante

Caminhos para inclusão e respeito às pessoas com deficiência

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O Artigo 5° da Constituição Federal de 1988 prevê que todo cidadão brasileiro é igual perante a lei. Porém, analisando tal prerrogativa,vê-se que esta não é posta em prática quando se observa a exclusão e o preconceito às pessoas com deficiência, distanciando assim, a democratização dos direitos essenciais de cada indivíduo. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que propiciam o quadro.

Em primeira instância, a ausência de medidas governamentais contribui para a falta de inclusão à deficientes. Nesse sentido, é fundamental a ação do Estado para reverter a situação. Desse modo, analisa-se a falta de acessibilidade e inclusão em vários aspectos, tornado notório que o governo não cumpre sua função de garantir a igualdade a todos os cidadãos.

Ademais, é preciso apontar a exclusão como propulsora das dificuldades enfrentadas pelos deficientes no meio social. Diante de tal exposto, é inaceitável que essa realidade perdure.

Portanto, é mister que se tome providências acerca de tais problemáticas. Para isso, urge que o Governo Federal por intermédio do MEC realize práticas de incentivo à inclusão e respeito em instituições de ensino e ambientes sociais, além de promover acessibilidade em infra-estruturas públicas. Só assim, o referido Artigo 5° se tornará efetivo e a exclusão de deficientes se tornará paralela a realidade do Brasil.

 

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2 Correções

  1. oie, não sou nenhuma experiente no assunto, mas vou tentar ajudar da maneira que sei, ok?

    Bom, gostei muito da introdução, mas uma dica: no final dela é bom você destacar os dois núcleos argumentativos que vão ser discutidos nos parágrafos de desenvolvimento 1 e 2.
    No desenvolvimento 1, você poderia especificar, de que o forma o governo não cumpre suas funções, de que maneira o governo não garante a igualdade perante à lei, dar algum exemplo (nem todos os ônibus possuem cadeiras reservadas aos deficientes, por exemplo).
    No desenvolvimento 2 também, onde ocorre a exclusão aos deficientes? (na escola, no trabalho…), e como, de que maneira ocorrem? (não incluindo todas crianças na educação física, não tendo rampas em empresas, etc). Gostei da última linha do parágrafo, destaca bem o seu posicionamento, continue assim.

    Sua conclusão ficou muito boa, porém detalhe mais sua ação, como que vão ser realizados os incentivos? através de campanhas, de projetos de conscientização, etc.

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  2. Se usou “em primeira instância”, continue a sequência “em segunda instância”.
    Argumente mais na Argumentação 2, ela está escassa. A introdução está boa, mas não falou do tema proposto, o que dificulta o entendimento no decorrer do texto.
    Poderia ter usado mais alusões, citações, dados e conhecimento cultiural

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