O Artigo 5° da Constituição Federal de 1988 prevê que todo cidadão brasileiro é igual perante a lei. Porém, analisando tal prerrogativa,vê-se que esta não é posta em prática quando se observa a exclusão e o preconceito às pessoas com deficiência, distanciando assim, a democratização dos direitos essenciais de cada indivíduo. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise dos fatores que propiciam o quadro.
Em primeira instância, a ausência de medidas governamentais contribui para a falta de inclusão à deficientes. Nesse sentido, é fundamental a ação do Estado para reverter a situação. Desse modo, analisa-se a falta de acessibilidade e inclusão em vários aspectos, tornado notório que o governo não cumpre sua função de garantir a igualdade a todos os cidadãos.
Ademais, é preciso apontar a exclusão como propulsora das dificuldades enfrentadas pelos deficientes no meio social. Diante de tal exposto, é inaceitável que essa realidade perdure.
Portanto, é mister que se tome providências acerca de tais problemáticas. Para isso, urge que o Governo Federal por intermédio do MEC realize práticas de incentivo à inclusão e respeito em instituições de ensino e ambientes sociais, além de promover acessibilidade em infra-estruturas públicas. Só assim, o referido Artigo 5° se tornará efetivo e a exclusão de deficientes se tornará paralela a realidade do Brasil.
Stephany_
oie, não sou nenhuma experiente no assunto, mas vou tentar ajudar da maneira que sei, ok?
Bom, gostei muito da introdução, mas uma dica: no final dela é bom você destacar os dois núcleos argumentativos que vão ser discutidos nos parágrafos de desenvolvimento 1 e 2.
No desenvolvimento 1, você poderia especificar, de que o forma o governo não cumpre suas funções, de que maneira o governo não garante a igualdade perante à lei, dar algum exemplo (nem todos os ônibus possuem cadeiras reservadas aos deficientes, por exemplo).
No desenvolvimento 2 também, onde ocorre a exclusão aos deficientes? (na escola, no trabalho…), e como, de que maneira ocorrem? (não incluindo todas crianças na educação física, não tendo rampas em empresas, etc). Gostei da última linha do parágrafo, destaca bem o seu posicionamento, continue assim.
Sua conclusão ficou muito boa, porém detalhe mais sua ação, como que vão ser realizados os incentivos? através de campanhas, de projetos de conscientização, etc.
RaquelTelli
Se usou “em primeira instância”, continue a sequência “em segunda instância”.
Argumente mais na Argumentação 2, ela está escassa. A introdução está boa, mas não falou do tema proposto, o que dificulta o entendimento no decorrer do texto.
Poderia ter usado mais alusões, citações, dados e conhecimento cultiural