Estudante

Caminhos para Garantir a Inclusão Social por Meio do Esporte

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A inclusão social caracteriza-se pela inserção de pessoas que se encontram a margem da sociedade. Sob esse viés, o esporte é um dos caminhos essenciais para concretização desse objetivo de inclusão. Nessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que impedem o progresso de um convívio mais igualitário.

Primeiramente, o esporte é um dos componentes universais da vida humana, tanto na prática profissional, como no seu uso para o lazer. Em meio a isso, a atividade esportiva é uma ferramenta poderosa para a promoção da qualidade de vida de diversos indivíduos, como portadores de deficiência física, em razão de seus inúmeros benefícios, como desenvolver mais confiança. Diante disso, é lícito citar o filme “Ela é o Cara”, dirigido por Andy Fickman, que relata além das dificuldades da personagem principal, mostra sua superação frente ao preconceito. Paralelo a isso, o longa pode ser facilmente comparado com os desafios cotidianos dos portadores de deficiência física, uma vez que são nomeados como incapazes e, muitas vezes, não encontram ambientes adaptados, favorecendo para a desigualdade e exclusão desses cidadãos.

Ademais, somado à ausência de oportunidades para os portadores de deficiência física, a negligência governamental também está inclusa como um dos agentes que colaboram para a problemática. Visto que apesar de existir medidas, como a IEE-Instituição de Esporte e Educação, que tem como finalidade estimular o acesso ao esporte, tal garantia não é colocada com ênfase, na prática, quando observamos que diversos indivíduos, principalmente os de baixa renda, não possuem acesso adequado a atividades esportivas, dentro de suas escolas ou comunidades e quando há, é por locais que sofreram “ajustes” para poder realizar tais exercícios, como vôlei e futebol. Posto isso, é evidente que tais leis não exercem tal apoio como colocado na teoria.

Portanto, cabe ao governo, junto ao Ministério da Cidadania, criar e aprimorar políticas que tenham o objetivo de promover o acesso mais igualitário ao esporte, por intermédio de construções e adaptações escolas e lugares, por meio de verbas direcionadas para a proteção e qualidade social. Além disso, é importante que o Ministério da Educação desenvolva projetos que promovam aulas voltadas para a prática de esportes nas escolas, através de matérias e docente especializados no assunto, para que os cidadãos tenham acesso ao esporte desde cedo, não só na teoria, mas também na real experiência. Assim, será possível que ocorra um cenário mais oportuno para todos, contribuindo para o progresso de um convívio mais igualitário.

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3 Correções

  1. 👋 Olá, estou aqui para corrigir sua redação utilizando os parâmetros do ENEM, propostos pelo INEP.

    A inclusão social caracteriza-se pela inserção de pessoas que se encontram a margem da sociedade. Sob esse viés, o esporte é um dos caminhos essenciais para concretização desse objetivo de inclusão. Nessa perspectiva, faz-se necessária a análise dos fatores que impedem o progresso de um convívio mais igualitário.

    >>>> sugiro que coloque mais explícito quais são esses fatores para apresentar melhor seus argumentos. 🙂

    Primeiramente, o esporte é um dos componentes universais da vida humana, tanto na prática profissional, como no seu uso para o lazer. Em meio a isso, a atividade esportiva é uma ferramenta poderosa para a promoção da qualidade de vida de diversos indivíduos, como portadores de deficiência física, em razão de seus inúmeros benefícios, como desenvolver mais confiança. Diante disso, é lícito citar o filme “Ela é o Cara”, dirigido por Andy Fickman, que relata além das dificuldades da personagem principal, mostra sua superação frente ao preconceito. Paralelo a isso, o longa pode ser facilmente comparado com os desafios cotidianos dos portadores de deficiência física, uma vez que são nomeados como incapazes e, muitas vezes, não encontram ambientes adaptados, favorecendo para a desigualdade e exclusão desses cidadãos.

    >>>> ótima analogia, todas as partes do parágrafo estão associadas entre si, nenhuma ideia ficou solta nem incompleta. 😀

    Ademais, somado à ausência de oportunidades para os portadores de deficiência física, a negligência governamental também está inclusa como um dos agentes que colaboram para a problemática. Visto que apesar de existir medidas, como a IEE-Instituição de Esporte e Educação, que tem como finalidade estimular o acesso ao esporte, tal garantia não é colocada com ênfase, na prática, quando observamos que diversos indivíduos, principalmente os de baixa renda, não possuem acesso adequado a atividades esportivas, dentro de suas escolas ou comunidades e quando há, é por locais que sofreram “ajustes” para poder realizar tais exercícios, como vôlei e futebol. Posto isso, é evidente que tais leis não exercem tal apoio como colocado na teoria.

    >>>> aqui vejo um problema que alguns corretores são bem rígidos em relação a isso. Percebe que de (visto que… futebol”) tudo isso foi colocado em apenas um período? Pois é, isso te prejudica na C4, períodos longos comprometem a fluidez textual, provocando uma desorganização. 😐

    Portanto, cabe ao governo, junto ao Ministério da Cidadania, criar e aprimorar políticas que tenham o objetivo de promover o acesso mais igualitário ao esporte, por intermédio de construções e adaptações escolas e lugares, por meio de verbas direcionadas para a proteção e qualidade social. Além disso, é importante que o Ministério da Educação desenvolva projetos que promovam aulas voltadas para a prática de esportes nas escolas, através de matérias e docente especializados no assunto, para que os cidadãos tenham acesso ao esporte desde cedo, não só na teoria, mas também na real experiência. Assim, será possível que ocorra um cenário mais oportuno para todos, contribuindo para o progresso de um convívio mais igualitário.

    >>>> conclusão incrível, atendeu a todos os requisitos. 😃

    C1: 200 ✅
    C2:200 ✅
    C3:200✅
    C4:160
    C5:200 ✅

    NOTA: 960

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  2. Olá, Juliahh.

    Sua redação ficou muito boa, parabéns! Quando terminei de ler sua introdução, também achava que ficaria melhor se você tivesse apresentado seus argumentos logo na introdução, só que você provou que não precisa. Você deu um show de desenvolvimento e sua conclusão ficou muito boa.

    C1- 200
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Final: 1000

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  3. Olá Julia. Bom, seu texto é excelente, apenas sugiro que deixe mais explícito ja na introdução quais os argumentos da sua tese (ou dois problemas como foi o caso do seu texto, ou um problema e uma consequência), para quem vai ler sua redação fica um pouco dificil entender com clareza, visto que, não está claro desde a introdução o que sera defendido/abordado. Além disso, se possível apresente na introdução palavras presentes no “tema” da redação, ou o tema “problematizado” (ex.: …com isso, surgem os desafios para garantir a inclusão social por meio do esporte no Brasil, que permanecem intrínseco
    à realidade seja não so pelo (ARGUMENTO 1), mas também pela (ARGUMENTO 2), é uma excelente dica que tem me me ajudado muito.

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