Iniciante

Caminhos para estabelecer uma consciência ambiental no brasil

  • 2

A disputa entre a população e a mineradora Tamisa, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela posse da Serra do Curral, demonstra a vontade do povo de preservar seu patrimônio natural, e para que tais movimentos se repliquem por todo o território brasileiro, é necessário que se estabeleça o sentimento de pertencimento à causa, bem como a união nas reivindicações como principal fator de mudança. Assim, urge debater acerca dessa problemática.

Em primeiro lugar, é preciso salientar que o ser humano que não se compreende como parte do ecossistema tende a se autodestruir. Segundo Paul Watson, fundador do Greenpeace, “A inteligência é a habilidade das espécies de viver em harmonia com o ambiente” coisa que não vem ocorrendo na espécie humana devido à degradação das fontes naturais de recurso, já que os autores dessas ações (o homem) não conseguem se enxergar no fim da cadeia de seus próprios atos. Dois retratos dessa realidade foram os rompimentos das barragens de mineração em Brumadinho, Minas Gerais no começo do ano de 2019 e no distrito de Bento Rodrigues, parte do município de Mariana, em 2015, também em Minas Gerais. Ambos os acontecimentos deixaram um rastro de destruição irreversível com incontáveis perdas, não só no local, mas afetando toda uma cadeia de ecossistemas e biomas.

Outrossim, é a necessário despertar a consciência coletiva de que a participação social é a base para a mudança do estado vigente. De acordo com o sociólogo Manuel Castells, os movimentos sociais não tomam necessariamente o poder, mas sim, dissolvem-no por meio da transformação da mentalidade de seus adeptos, o que é extremamente necessário no contexto hodierno, com destaque, na dissolução do poder e mudança de raciocínio empresarial das grandes indústrias e sua relação com os patrimônios naturais. Dessa forma a comunidade seria regida pela sustentabilidade de suas ações.

Dessarte, exposta a voz do povo como agente de progresso e a autoconsciência enquanto ser dependente, cabe ao Poder Legislativo promover audiências públicas, recorrendo a canais de comunicação com as casas legislativas, a fim de validar reivindicações de movimentos ambientalistas, e ao Poder Executivo a desagregação das pastas de Meio Ambiente e Agricultura por intervenção de decreto presidencial ou imposição do Judiciário, para que o então Ministério de Meio Ambiente tenha autonomia na execução de decisões tomadas no órgão parlamentar. Somente assim, a população, seus líderes e a cadeia produtiva entrarão em harmonia com seu espaço de vivências.

Compartilhar

2 Correções

  1. Caminhos para estabelecer uma consciência ambiental no brasil

    (0)A disputa entre a população e a mineradora Tamisa, (1)na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela posse da Serra do Curral, demonstra a vontade do povo de preservar seu patrimônio natural, (2)e para que tais movimentos se repliquem por todo o território brasileiro, (3)é necessário que se estabeleça o sentimento de pertencimento à causa, bem como a união nas reivindicações como principal fator de mudança. Assim, urge debater acerca dessa problemática.
    Em primeiro lugar, é preciso salientar que o ser humano que não se compreende como parte do ecossistema tende a se autodestruir. Segundo Paul Watson, fundador do Greenpeace, “A inteligência é a habilidade das espécies de viver em harmonia com o ambiente” coisa que não vem ocorrendo na espécie humana devido à degradação das fontes naturais de recurso(4), já que os autores dessas ações (o homem) não conseguem se enxergar no fim da cadeia de seus próprios atos. (5)Dois retratos dessa realidade foram os rompimentos das barragens de mineração em Brumadinho, Minas Gerais no começo do ano de 2019 e no distrito de Bento Rodrigues, parte do município de Mariana, em 2015, também em Minas Gerais. Ambos os acontecimentos deixaram um rastro de destruição irreversível com incontáveis perdas, não só no local, mas afetando toda uma cadeia de ecossistemas e biomas.
    Outrossim, é a necessário despertar a consciência coletiva de que a participação social é a base para a mudança do estado vigente. De acordo com o sociólogo Manuel Castells, os movimentos sociais não tomam necessariamente o poder, mas sim, dissolvem-no por meio da transformação da mentalidade de seus adeptos, o que é extremamente necessário no contexto hodierno, com destaque, na dissolução do poder e mudança de raciocínio empresarial das grandes indústrias e sua relação com os patrimônios naturais. Dessa forma a comunidade seria regida pela sustentabilidade de suas ações.
    Dessarte, exposta a voz do povo como agente de progresso e a autoconsciência enquanto ser dependente, cabe ao Poder Legislativo (6) promover audiências públicas, recorrendo a canais de comunicação com as casas legislativas, a fim de validar reivindicações de movimentos ambientalistas, (7)e ao Poder Executivo a desagregação das pastas de Meio Ambiente e Agricultura por intervenção de decreto presidencial ou imposição do Judiciário, para que o então Ministério de Meio Ambiente tenha autonomia na execução de decisões tomadas no órgão parlamentar. Somente assim, a população, seus líderes e a cadeia produtiva entrarão em harmonia com seu espaço de vivências.

    OBSERVAÇÕES
    (0) é sempre bom uma frase de algum especialista ou notório sobre o tema, lembre-se a introdução é como a sala da casa, deve ser convidativa.
    (1) que ocorre no âmbito da
    (2) para que movimentos como este
    (3) não tem vírgula
    (4) plural?
    (5) não achei relação dos exemplos com a 1ª tese
    (6) legislativo = leis
    (7) conectivo?

    Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
    Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
    Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
    Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 200
    5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 200

    TOTAL = 960
    Sugiro considerar ente 700 e 960! –
    Opnião final = Seu texto precisa ser mais fluído.
    Observação: É bem difícil fazer uma avaliação.

    • 0
  2. Olá, boa noite!
    Aqui vai minha correção, salientando que não gosto de colocar nota pois isso é algo que um corretor de verdade deveria fazer. Por isso, pontuei somente seus erros e o que poderia ser melhorado.

    1° parágrafo
    Linha 2: não deveria ter vírgula antes de “pela posse”
    Linha 3: a vírgula antes do “e” deveria estar depois dele.

    Seu parágrafo não possui a sua tese, procure ler redações nota mil e observe que, em sua maioria, os vestibulandos colocam duas teses e desenvolvem cada uma em um parágrafo de desenvolvimento
    Ex: a falta de consciência ambiente no Brasil é causada devido à ausência de uma preocupação populacional com a fauna e a flora brasileira.
    Você também não relacionou bem o argumento com o centro do tema ( consciência ambiental no Brasil), você falou mais sobre o movimento popular em prol da natureza.

    2° parágrafo
    Linha 4: procure não utilizar a palavra “coisa”, substitua por “algo que não vem…”
    Linha 04: vem ocorrendo na especie humana deveria ser algo como “vem acontecendo entre a especie humana”, por que a harmonia não é algo que acontece na espécie, e sim entre espécies.
    Linha 04: vírgula antes de devido
    Linha 10: retire esse “não só no local”
    Linha 10: ” irreversível com incontáveis perdas, que afetaram toda uma cadeia de ecossistemas e biomas”
    Linha 10: o ecossistema tem cadeias em seu meio, entao não faz sentido colocar “toda uma cadeia de ecossistemas”, contraditório né.
    Achei o parágrafo um pouco mais desenvolvido que o primeiro, porém as ideias começam a ficar bagunçadas depois que você coloca os desastres com barragens
    Tente fazer um projeto de texto e coloque tudo que vc quer falar no parágrafo 1, qual argumento sociocultural vai colocar nesse parágrafo, qual/quais vão ser suas teses, enfim… Vai te ajudar!

    3° parágrafo:
    Linha 05: não deveria ter vírgula depois de “destaque”
    Linha 06: na dissolução do poder e na mudança do raciocínio***
    Linha 07: e em suas relações com os patrimônios naturais***
    4° parágrafo
    Linha 04: pastas do meio ambiente e da agricultura
    Linha 05: não entendi por que meio ambiente e agricultura estão iniciando com letra maiúscula.
    Linha 08: vivência*

    Sua conclusão tem todos os elementos necessários, porém está confusa, aí entra novamente o projeto de texto de que falei. Planeje tudo que vai falar em cada parágrafo antes de escrever. Leia em voz alta para ver se está tudo fluído.

    Treine pontuação (vírgula) e projeto de texto, principalmente.
    Seu texto também possui poucos conectivos, separe uma lista e tente introduzi-los mais ao longo dos seus parágrafos.
    Espero ter ajudo! Boa sorte nos seus estudos

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.