Estudante

Caminhos para combater os maus-tratos contra os animais

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Conforme o artigo 225 da Constituição de 1988, um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é proteger a fauna, a flora e proibir práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. Todavia, tal teoria pregada pela Carta Magna diverge da prática, tendo em vista a perpetuação dos hábitos de maus-tratos, abandono e comércio ilegal de animais no Brasil. Nesse prisma, deve-se analisar como a falta de ética humana frente a esses seres e o interesse capitalista tornam-se fatores que intensificam a problemática em questão.

É fulcral enfatizar, a princípio, a existência de aspectos culturais que fundamentam os abusos contra os animais. Isso porque, historicamente, rinhas de galo e vaquejadas eram atos frequentemente realizados no Brasil, utilizando-se da violência dos animais como entretenimento. Entretanto, sob a ótica de Peter Singer, em seu livro intitulado “Libertação animal”, diante de questões que afetam a vida dos animais, seus interesses devem ser considerados por ideais de ética e bioética. Desse modo, a ausência de alteridade dos indivíduos quanto aos animais, representada por costumes ultrapassados, promove a manutenção de padrões abusivos, o que dificulta a concretização dos direitos contidos na Constituição.

Outrossim, a exploração das espécies também tem forte influência do sistema econômico vigente. Nessa perspectiva, o capitalismo visualiza o lucro como a principal finalidade, fato este que estimula a objetificação e o uso de animais em  um âmbito consumista. Tal condição reflete-se no comércio ilegal de animais silvestres  e no uso excessivo desses seres como forma de trabalho, em total desrespeito às suas necessidades naturais. Exemplo disso foi o recente caso do estudante de medicina veterinária, o qual traficava internacionalmente diversos animais, além de introduzir espécies exóticas no país. Assim, preocupações econômicas acabam por sobrepor-se aos direitos da fauna à vida, de modo que colocam em risco o equilíbrio ambiental.

Diante do exposto, torna-se necessária a busca pela alteridade humana, bem como pela inibição dos interesses capitalistas, para que os direitos dos animais sejam concretizados. Nesse sentido, cabe ao Ministério Público – responsável por defender a ordem jurídica – uma maior diligência quanto ao cumprimento do direitos dos animais e, em parceria com o Poder Judiciário, criar delegacias especializadas em denúncias de desrespeito aos animais. Tal cumprimento será confiscado por policiais que realizem a aplicação de multas mais rigorosas aos infratores, para que se efetive a legislação e tais violadores de lei sejam punidos adequadamente. Feito isso, a Constituição Federal de 1988 terá, finalmente, um dos seus objetivos fundamentais cumprido.

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2 Correções

  1. Olá, Jobson.
    Sua redação está no nível de uma redação 900. A estrutura e o desenvolvimento dos argumento está incrível. Você escreve muito bem. O único ponto que acho que você deve melhorar é na questão do tópico frasal dos desenvolvimentos. É legal que o tópico frasal seja relacionado a sua tese, caso contrário você pode perder ponto na competência 3 ou 4
    Gostei bastante da sua redação, parabéns. Você está perto do 1000.
    Espero ter ajudado.

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  2. Você escreve muito bem. Sua introdução possui uma alusão bem concreta e condizente com o tema, apresentação de seus argumentos que são aprofundados nos próximos parágrafos; citações que comprovam seus argumentos; sua conclusão possui todos os requisitos, parabéns!
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 200
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 200

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