Doutor

Caminhos para combater os maus-tratos aos animais

  • 2

Conforme o artigo 32° da Constituição Federal de 1988, é proibida a prática de maus-tratos aos animais, no entanto, essa prática é muito presente no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, destaca-se a negligência governamental, somada à falta de consciência por parte da populacão como causadores dessa chaga. Ademais, é valido citar a violação dos direitos dos animais como consequência desses aspectos citados acima.

 

Primeiramente, vale salientar que a inoperância das esferas do poder é um fator catalisador desse óbice. Nesse âmbito, observa-se que o governo não toma as devidas medidas para amenizar tal problemática, uma vez que é recorrente as situações em jornais, revistas, telejornais, notícias e reportagens acerca de indivíduos que maltratam animais tendo em vista sua decisão pessoal e ideológica que não foram punidos ou foram absolvidos da respectiva causa jurídica por causa da não apuração concreta dos fatos ou negligência. Ademais, a não conscientização da população acerca dos direitos animais também é uma causa desse estigma.

 

Em segundo lugar, cumpre lembrar em relação ao aspecto supracitado quanto à violação do direito animal, que esta é uma situação muito recorrente quando em casas e a fiscalização é frágil, o que significa uma problemática para o país. Nesse âmbito, vale citar o filme “As aventuras de pi” que retrata os maus-tratos aos animais em um navio distante da costa. Nessa veia, observa-se que as atividades de fiscalização em navios não são bem estruturadas, facilitando a extraviação de espécies exóticas no mercado negro e práticas ilícitas contra estas, corrompendo seus direitos. Além de tudo, pode-se salientar que essas práticas são comuns não somente em navios, mas também em casas e outras localidades, uma vez que a fiscalização em alguns lugares, como em favelas, são inacessíveis..

 

 

Dessarte, o Ministério do Meio Ambiente deve propor medidas para combater esse óbice, sendo elas a criação de operações fiscalizadoras no mar e em domicílio, por intermédio da deslocação de fundos e a estimulação da população, por meio das propagandas televisivas, a denunciar qualquer tipo de maus-tratos aos animais para amenizar essa celeuma. Além do mais, compete também ao governo brasileiro, em parceira com a mídia, promover uma visão de companheirismo acerca de “pets”, coma finalidade de romper com a psicologia abusiva e derivadas da não conscientização da sociedade.

Compartilhar

5 Correções

  1. Competência 1-160
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-200
    Competência 5-200
    Nota: 920
    |||||||||||||||||
    *Existe alguns erros de vírgula e outros devido à falta de atenção, revise o seu texto para encontrar esses erros.
    * Seu texto também não possui uma estruturação perfeita, para você sanar essa chaga, deve fazer, no caderno, uma estruturação de todas as coisas que você vai falar no desenvolvimento 1 e 2, e depois transpassar para o papel ou na plataforma digitado mesmo, e depois rever se todas essas informações foram ditas na introdução e retomadas na conclusão.

    • 1
  2. Olá. Vou fazer algumas observações sobre o seu texto.

    Conforme o artigo 32 da Constituição Federal de 1988, é proibida a prática de maus-tratos aos animais, no entanto, essa prática é muito presente no Brasil hodierno. Nessa perspectiva, destaca-se a negligência governamental, somada à falta de consciência por parte da populacão(1) como causadores dessa chaga. Ademais, é valido(2) citar a violação dos direitos dos(3) animais como consequência desses aspectos citados acima.
    (1) População. Creio que tenha sido erro de digitação.
    (2) Válido. Acento agudo.
    (3) Repetição desse “dos”. Seria interessante reconstruir assim: “é válido citar a violação AOS direitos do animais como…”
    *Boa introdução. Soube apresentar os argumentos que serão, posteriormente, desenvolvidos nos outros parágrafos.

    Primeiramente, vale salientar que a inoperância das esferas do poder é um fator catalisador desse óbice. Nesse âmbito, observa-se que o governo não toma as devidas medidas para amenizar tal problemática, uma vez que é recorrente as situações em jornais, revistas, telejornais, notícias e reportagens acerca de indivíduos que maltratam animais(1) tendo em vista sua decisão pessoal e ideológica que não foram punidos ou foram absolvidos da respectiva causa jurídica por causa da não apuração concreta dos fatos ou negligência(2). Ademais, a não conscientização da população(3) acerca dos direitos animais também é uma causa desse estigma, prova disso é a afirmação do pensador Arthur Schopenhauer quando diz que “A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem”.(4)
    (1) Creio que viria uma vírgula aqui.
    (2) Eu evitaria essa ambiguidade. Seria interessante colocar esse negligência ligado a alguma coisa.
    (3) Eco. “ConscientizaçÃO da populaçÃO…” Cuidado.
    (4) Uma dica: seria preferível você colocar essa citação no começo ou meio do texto. Aqui no final parece que você não desenvolve bem o argumento.
    *Um bom desenvolvimento, porém senti uma falta de aprofundamento nessa argumento sobre a conscientização da sociedade. Ficou algo bastante jogado no texto, percebe?

    Em segundo lugar, cumpre lembrar em relação ao aspecto supracitado quanto à violação do direito animal, que esta é uma situação muito recorrente onde a fiscalização é frágil, o que significa uma problemática para o país. Nesse âmbito, vale citar o filme “As aventuras de pi” que retrata os maus-tratos aos animais em uma(1) navio distante da costa. Nessa veia, observa-se que as atividades de fiscalização em navios não são bem estruturadas, facilitando a extraviação(2) de espécies exóticas no mercado negro e práticas ilícitas contra estas, corrompendo seus direitos. Nesse contexto, pode-se salientar que essas práticas são comuns não somente em navios, mas também em casas e outras localidades, o que deixa explícito que medidas devem ser tomadas.
    (1) Um navio.
    (2) O extravio.
    *Ótimo desenvolvimento. Não encontrei mais erros além desses.

    Dessarte, o Ministério do Meio Ambiente deve propor medidas para combater esse óbice, sendo elas a criação de operações fiscalizadoras no mar e em domicílio, através da deslocação de fundos e a estimulação da população(1), por meio das propagandas televisivas, a denunciar qualquer tipo de maus-tratos aos animais para amenizar essa celeuma. Além do mais, compete também ao governo brasileiro, em parceira com a mídia, promover uma visão de companheirismo acerca de “pets”, rompendo com a psicologia abusiva e derivadas da não conscientização da sociedade.
    (1) Eco de palavras.
    *Boa proposta de intervenção, encontrei as 5 exigências do ENEM. Porém, não se faz necessário duas propostas de intervenção. O ENEM avaliará apenas uma, que será a que estiver mais completa — no seu caso, a primeira que cita o Ministério do Meio Ambiente.

    Gostei bastante da sua redação, tenho certeza que ela é nota 900 para cima. Não vou colocar nota, pois ficaria bem parecido com a da Lelê ali em cima, só adicionando mais uma justificativa dela para a nota da C4. Você repetiu alguns conectivos (“nesse âmbito” e “ademais”) e a razão que ela colocou.

    Poucos erros, sendo a maioria deles exigindo apenas uma atenção maior nessas repetições de palavras e organização.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 2
  3. Bom dia!
    Primeiramente, um ótimo tema para ser abordado. Não encontrei erros ortográficos ou gramaticais, soube abordar bem o tema escolhido. Suas citações se encaixaram bem com o tema, minha conclusão é que sua redação está muito boa, mas não deixe de praticar. Seu repertório está muito bom, você soube coloca-lá em ordem lógica, o que deixou sua redação ainda melhor, parabéns!

    • 0
  4. Boa noite!
    Primeiramente, ótimo tema.
    Você soube usar bem os conectivos, tal como sua estruturação que está ótima. Não consegui identificar nenhum erro grave de gramática ou ortografia . Usou bem as citações, que se encaixarem bem com o tema, portanto minha conclusão final é de que ela está muito boa, parabéns!
    Continue praticando

    • 0
  5. C1: Não encontrei nenhum desvio das normas da Língua Portuguesa (200) (só uma diquinha, em artigo 32, coloque °)
    C2: Sem tangenciamento do tema (200)
    C3: tem um bom repertório sociocultural, soube colocá-los em ordem lógica (200)
    C4: você usou “primeiramente” e “em segundo lugar” e não pode, isso é muito bem avaliado (120)
    C5: você citou a ação, agente, meio/modo, efeito e detalhamento (200)
    (920)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.