Aprendiz

Caminhos para combater o tabagismo

  • 0

No Brasil, no início do século XVI, o cultivo do tabaco era presenciado em várias tribos indígenas como uso de ervas medicinais e ritos religiosos. Todavia, o tabagismo passou a ter fins e uso prejudiciais à saúde do brasileiro, sendo prudente dialogar por razões que dizem respeito à saúde pública do Brasil.

Em primeira análise, vale destacar que mesmo com a proibição de anúncios, o tabaco ainda transmite a ideia de glamour e modernização, influenciando jovens à antiga ideia das indústrias tabagistas que ainda repercute na sociedade devido ao impacto que a propaganda tabagista causou no mundo, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Ademais, considerando que a população fumante adquiriu dependência aos produtos, a população jovem é o público-alvo da indústria tabagista, que além de serem influenciados pela popularidade do cigarro, são atraídos por inovações como: cigarro eletrônico e sabores agradáveis ao paladar.

Contrariamente, a população arrisca comprometer-se ao vício do tabaco não obstante dos inúmeros riscos à saúde, evidencia-se que adquirir o vício na juventude é diretamente proporcional ao tempo de exposição do organismo ao cigarro, acarretando indubitavelmente a redução da expectativa de vida da população. Ademais, é certo que o jovem fumante de hoje naturalmente será o adulto com complicações como câncer de pulmão e outras enfermidades, as quais sobrecarregam o sistema de saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Portanto, a fim de combater o tabagismo, o governo brasileiro deve efetivar de maneira mais plena as leis existentes, acabando com fumódromos e aplicando multas em função de desestimular o fumante. Cabe ao Ministério da Saúde a construção de clínicas de apoio e terapia medicamentosa com auxílio de profissionais da saúde, ademais, deve-se inclusive realizar propagandas de medicamentos farmacêuticos acessíveis para largar o tabagismo. Assim, será possível combater o tabagismo na sociedade brasileira.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olha, você usou um Bom repertorio e soube trazer pra realidade brasileira, contudo, seria bom que você tivesse apresentado os dois argumentos que serão desenvolvidos ao longo do texto , citando uma breve consequência de cada um.
    No d1 você se estendeu muito no repertório , e deixou pouco espaço para a argumentação, além disso você colocou algumas coisas aparentemente sem sentido, como gostos agradáveis ao paladar, explique melhor isso.
    O d2 está bem desenvolvido e argumentado, só desenvolva um pouco mais as consequências pra deixar mais completo.
    Na intervenção faltou desenvolver mais a finalidade, ficou muito curta..

    • 0
  2. No geral seu texto está muito bom, só se atente as repetições de palavras como ”tabagismo e ademais” que vc citou bastante. Sem duvidas tiraria uma nota muito boa!
    Acho que no geral está muito bem.
    C1 – 140
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200
    Gostei bastante da argumentação
    Parabéns ficou excelente!

    • 1
  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 140

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 180

    Final (representativo): 880

    • 1
  4. Gostei da introdução, os desenvolvimentos estão bem feitos, e a conclusão está muito boa tbm. Os conectivos estão sendo usados de forma correta no texto. Só tenha um pouquinho mais atenção nos erros gramaticais. Certeza que você vai conseguir uma boa nota na redação da prova. :) boa sorte!

    • 1
  5. INTRODUÇÃO
    Tese bem definida.

    DESENVOLVIMENTO
    “proibições de anúncios” -> o certo é “proibições em anúncios”, pois a proibição é do tabaco e não do anúncio.

    CONCLUSÃO
    Sensacional, apresentou tudo que uma conclusão deve ter.

    Sua redação ficou PERFEITA, sério mesmo. Tirando alguns erros gramaticais do texto (que foram bem poucos), você chega nos 1000 pontos fácil fácil.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 180
    C5: 200

    Nota final: 970

    • 0
  6. Seria interessante vc apresentar os 2 argumentos na Introdução e desenvolve-los no desenvolvimento.
    Foca nos desenvolvimentos a apresentar o tópico frasal, o embasamento do argumento e a argumentação.
    Ao meu ver, esta muito boa essas dicas que eu dei é apenas embasada na minha experiência ta. Um abraço .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.