Caminhos para combater o tabagismo na sociedade brasileira

  • 1

No filme “Cortiça de Fumaça” dirigido por Paul Auster, o dono de uma tabacaria de Nova York que recebe clientes de todos os tipos sentem suas vidas compartilhadas pelo vício de fumar. Fora da ficção, o cenário assemelha-se com o cenário brasileiro, uma vez que os números de pessoas obsecadas em nicotina aumentam notoriamente no Brasil. Logo, medidas são necessárias para resolver esse infortúnio que dentre inúmeras razões enumera-se o descaso estatal é traz consigo muitas consequências como problemas graves de saúde.

Primeiramente, a escassez de políticas públicas mais eficientes para atenuar no impasse é uma causa latente do imbróglio. De acordo com a Constituição Federal que há 32 anos pressagiava uma pátria como características principais o bem-estar social. Diante disso, verifica-se que isso não vem sendo feito, uma vez que o estado não gerou instrumentos capazes de conter tal calamidade nacional, fazendo com que torna-se maiores os casos de fumantes. Desse modo, o país fica mais longe desse padrão constitucional de nação.

Conseguinte, é fulcral pontuar o tabaco como um malefício à saúde humana, trazendo impactos negativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), cerca de 8 milhões de pessoas morrem decorrentes ao tabagismo por ano, já que o fumante adquire diversos problemas cardíacos e respiratórios. Nesse sentido, com o uso constante e decorrer do tempo, muitos malefícios podem ser manifestados. Além disso, é importante pontuar que não é apenas o ativo fulmante que sofrer consequências, mais também o passivo, pois a fumaça quando inalada é muito tóxica.

Portanto, ações são imprevisíveis para amenizar a problemática. Para isso, o Governo Federal – como instância máxima de administração executiva – deve realizar uma campanha informativa chamada” Não ao Cigarro” em que será trabalhadas estratégias de tratamentos para os fumantes que desejam parar e prevenções, por meio de informações compartilhadas principalmente através da mídia, visto que ela tem um forte poder de persuasão. A fim de que a população se conscientize já que, é dela que vem as mudanças. Espera-se, assim frear com o tabagismo no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá , gostei muito da sua redação, olha… Eu não tenho experiências em corrigir redações porém percebi a falta de ( , ) em alguns pontos cruciais e também o uso indevido sinônimos .

    Eu posso está totalmente errada !! Relembrando eu não tenho experiências em corrigir redações. É isso… Obrigado!

    • 1
  2. Oii, Milly, tudo bem ? Vou corrigir sua redação por parágrafos. Qualquer irregularidade, você me corrige, ta? =)

    INTRO
    -ausência de vírgula: ” “Cortiça de Fumaça”, dirigido…”
    -ausência de vírgulas: “o dono de uma tabacaria de Nova York, que recebe clientes de todos os tipos, …”
    -” sentem suas vidas compartilhadas pelo vício de fumar” quem sente ? o dono da tabacaria ou os cliente ? aconteceu uma ambiguidade
    -repetição de palavras: ” o cenário assemelha-se com o cenário brasileiro”
    -ocorrência de barbarismo: “obsecadas” -> ‘obcecadas’
    -ausência de vírgulas: “…esse infortúnio que, dentre inúmeras razões, enumera-se o descaso…”
    -acentuação: “e traz consigo…”
    -ausência de vírgula: “…consequências, como problemas graves de saúde.”

    D1
    -evite expressões como “primeiramente”, pois passa uma imagem que ha um “segundamente”, “tereramente”… e esses adverbios são considerados incomuns
    -ideia incompleta: ” De acordo com a Constituição Federal que há 32 anos pressagiava uma pátria como características principais o bem-estar social.” como vc encerrou o primeiro período, e não iniciou o proximo interligando-os por um conectivo, a ideia não ficou completa
    -“torna-se maiores” -> “tornasse maiores”
    -argumentação pertinente
    -repertório enquadrado no senso comum, haja vista que o direito do bem-estar social, regido pela Constituição, é de conhecimento geral

    D2
    -barbarismo: “fulmante” -> ‘fumante’
    -verbo, erroneamente, no infinitivo: “que sofrer consequências” -> “que sofre consequências”
    -bom uso de repertório
    -ausência de vírgula: “…pois a fumaça, quando inalada, é muito tóxica.”
    -faltou a sua tese de fechamento, ou seja, a sua opinião a respeito do assutno trabalhado no parágrafo

    CONCLUSÃO
    -“ações são imprevisíveis” ? imprevisivel é aquilo que não se pode prever; inesperado; improvável. Houve, novamente, barbarismo. O correto seria “fundamentais” ou sinonimos.
    -“através da mídia” -> -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    -ausência de conectivo para interligar a finalidade
    -ausência de vírgula: “informações compartilhadas, principalmente, >através< da mídia…"

    -ação: realizar uma campanha informativa chamada” Não ao Cigarro”
    -meio/modo: por meio de informações compartilhadas principalmente por meio da mídia
    -agente: Governo Federal
    -finalidade: A fim de que a população se conscientize
    -detalhamento: será trabalhadas estratégias de tratamentos para os fumantes que desejam parar e prevenções

    |FEEDBACK|
    Milly, gostei da sua redação e, principalmente, do seu repertório de palavras, foi muito bem utilizado. Você fez uma otima divisão de parágrafos e sua argumentação foi muito boa, teve alguns deslizes, mas quem nunca ne?! é notório seu potencial para a escrita, parabéns. :)

    |NOTA|
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 140
    C5: 160
    NOTA: 740

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

    • 3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.