Hollywood, além da grande importância no mundo das artes, por meio da produção cinematográfica, influenciou também o consumo de diversos produtos, como o cigarro. Hodiernamente, no contexto brasileiro, o tabagismo mostra-se uma problemática recorrente e persistente. Desse modo, faz-se necessário o combate ao precosse contato dos jovens à droga e a negligência do Poder Público na questão.
A princípio, vale destacar a facilidade dos jovens para o acesso ao cigarro. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) garante à proteção, lazer e saúde dos brasileiros entre 0 e 18 anos. No entanto, o direito à saúde é negligenciado, tendo em vista a introdução dos jovens ao uso do cigarro, o que prejudica a formação dos indivíduos e pode ocasionar problemas respiratórios, até mesmo o câncer a longo prazo. Sendo assim, faz-se necessário ações que combatam tal empecilho à vida digna dos jovens.
Ademais, o Poder Público demonstra fragilidade no que tange à reabilitação de viciados em nicotina. Criada em 1988, a Constituição Federal preve à segurança, qualidade de vida e saúde a todos os brasileiros. Todavia, é evidenciado a ineficiência do Governo no cumprimento do código, visto que segundo o Instituto Nacional do Câncer 423 brasileiros morrem todos os dias em virtude da dependência de nicotina, dado que demonstra o sofrimento causado pelo tabagismo aos usuários, familiares e amigos. Dessa maneira, urge aos governantes a implementação de medidas que revertam tal cenário.
Infere-se, portanto, a clareza dos desafios do combate ao tabagismo na sociedade brasileira. Logo, o Ministério da Saúde, aliado ao Ministério da Educação, deve promover a conscientização dos cidadãos para as problemáticas advindas do vício pela nicotina. Tal ação deve ocorrer por meio do mapeamento das áreas com mais fumantes, onde serão ofertadas clínicas de reabilitação, além de palestras, oficinas, seminários e eventos que busquem explanar e debater a questão do uso do cigarro e seus malefícios. Assim, será possível minimizar os impactos do tabagismo no país e não mais negligenciar a Constituição Federal.
letícia_
• INTRODUÇÃO
– você trouxe uma contextualização de Hollywood, porém ficou vago o pararelo que isso tem na realidade brasileira.
– tese clara e objetiva.
– apresenta muuitas inadequações de vírgulas, está em excesso.
– trabalhe com mais conectivos nos intraparagráfos, isso facilita a leitura e deixa suas ideias mais claras.
• DESENVOLVIMENTO 1 e 2
– suas ideias são ótimas, mas você poderia desenvolver um pouco mais.
• CONCLUSÃO
– uso inadequado do “onde” o advérbio retoma a ideia de lugar. Cuidado! Você pode pode perder 40 pontos apenas com esse erro grave.
Dica: você pode substituir o advérbio por na qual; os quais; em que;
– conclusão perfeita! apresentou os 5 elementos com clareza e não está limitada ao senso comum. Com certeza se não fosse o erro do advérbio tiraria 200 na competência V.
– como foi falado a cima, seria interessante retomar Hollywood na última frase da conclusão, os corretores amam isso!
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 120 pontos: apresenta muitas inadequações de vírgulas ao decorrer do texto.
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 120 pontos
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 80 pontos
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 pontos
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 180 pontos
Nota: 620
RadriceNunes
Vou fazer uma correção só detalhando a pontuação, visto que você já recebeu uma correção ótima. Sou iniciante, desculpe qualquer equívoco.
Escrita – Competência 1: 140/200
Devido a erros com as vírgulas, na escrita das palavras.
Introdução – Competência 2: 170/200
Devido a uma falta de fluência na escrita.
Desenvolvimento 1 – Competência 3: 200/200
Devido a sua inteligência! Kkkk
Desenvolvimento 2 – Competência 4: 170/200
Devido ao extensivo detalhamento.
Proposta de intervenção – Competência 5: 200/200
Atendeu todas as necessidades.
Seu total: 880 pts.
Vhgujkjkh
Olá, sua introdução tem boas informações, porém poderia ser melhor construído, você só joga o texto. O repertório é ótimo, marque sua tese com mais força, desenvolvendo mais e não apenas citando as palavras-chave do tema. Há tambe, alguns erros de ortografia que tiram ponto na competência 1.Os argumentos também podem ser melhor apresentados com uma leve explicação sobre cada um.
No d1 a argumentação está boa, você tem repertório, contudo, o último período é morto, não acrescenta nenhuma informação, você pode usá -lo , por exemplo, pra desenvolver melhor as consequências, que problemas isso causa na sociedade como um todo.
O seu d2 ficou muito expositivo, você coloca muitos dados, mas senti falta da defesa do seu ponto de vista, o que você acha sobre tal problemática e as consequências, que sempre deve ser muito bem desenvolvidas.
Sua intervenção está com todos os elementos, porém uma sugestão é que seja retomado o repertório da introdução, pro texto ficar cíclico .
Espero ter ajudado.