Avisos nas embalagens de cigarros, através de imagens, alertam para os malefícios do uso do mesmo. No entanto, medidas como essa não são suficientes para combater o tabagismo, tendo em vista que, o número de usuários continua a crescer constantemente. Isso decorre, não só em razão da de uma falta de conscientização efetiva, mas também por uma lacuna na fiscalização legislativa.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que medidas de combate ao tabagismo possuem apenas um público em específico. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a taxa de jovens entre 18 e 24 anos fumantes saltou de 7,4% em 2016, para 8,5% em 2017, o que é preocupante, já quê, o uso dessa substância desde cedo faz com que o organismo passe mais tempo exposto ao cigarro, aumento o risco de doenças. Isso porque, ações que visam diminuir o número de tabagistas focam apenas no publico que já faz o uso do mesmo, sendo que, também, é de suma importância conscientizar crianças e jovens.
Cabe mencionar, em segundo plano, que falta inspeção de leis de antagonismo ao uso do cigarro. A Lei nº 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente,
proíbe vender, fornecer ou entregar, à criança ou ao adolescente, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, o que na teoria é uma ótima forma diminuir o número de dependentes do cigarro. Entretanto, na prática não se há fiscalização dessa lei, pois ainda existem diversos estabelecimentos comerciais que descumprem essa lei.
Portanto, necessita-se de medidas que venham modificar esse cenário. Cabe ao Ministério da Educação, criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas, o qual promova palestras e atividades lúdicas- uma vez que ações culturais educativas tem imenso poder transformador- a respeito dos danos causados na saúde pelo uso do cigarro, a fim de prevenir que o número de tabagistas cresça no Brasil cresça. Além disso, necessita-se que o Governo averigue o cumprimento das leis anti tabagistas. Assim, observar-se-ia uma população mais consciente.
laaisx
Intro:
– Evite usar “mesmo” na redação
– Muito boa, clara, tese perceptível
– Aconselharia trazer um repertório mais atrativo tipo uma citação
D1:
– Soube defender seu ponto de vista
– Trouxe repertório bom
– Como na sua tese vc falou da falta de conscientização, poderia ter explorado mais isso na argumentação, acabou que em praticamente todo parágrafo vc falou mais do público que consome do que acerca da conscientização
D2:
– Vc focou muito em crianças e adolescentes, mas não é só esse o público envolvido na questão do cigarro, poderia ter pelo menos citado os adultos
Conclusão:
– Seria legal dar um nome pro projeto
– Bom parágrafo, só faltou o meio da primeira proposta, lembrando que só uma deve estar completa
sarahvictoria015
Introdução iniciada com tese bem elaborada, porém no desenvolvimento os argumentos foram pouco explorados e deixou a desejar no repertório. Na proposta de intervenção faltou o meio/modo. Fora isso, alguns erros de gramática que só necessitam de um pouco mais de atenção. Indico q vc de uma revisada nas cinco competências.