Avaliem de acordo com as competências do Enem, e se puderem falar onde melhorar ficaria agradecida.
Ao longo do processo de formação social, o sedentarismo se tornou um problema. Caracterizado pela falta de exercícios físicos, vem sendo recorrente nos tempos atuais, com uma série de consequências, como a obesidade e problemas de saúde. Faz-se necessário, então, uma análise dessa conjuntura com o intuito de reverter seus efeitos colaterais.
É relevante abordar, em primeiro plano, a relação entre obesidade e o sedentarismo. O consumo de alimentos não saudáveis associado com a ausência de exercícios acarretam a um acúmulo excessivo de gordura corporal. Indubitavelmente, os hábitos seja um dos fatores que o agravam, como o uso de escadas rolantes, carros e o tempo gasto sentado, no lazer ou no trabalho.
Nesse contexto, destaca-se os problemas de saúde, exemplificado pelo aumento do colesterol e pressão arterial e o risco elevado de AVC e infarto. Tal qual, de acordo com o IBGE, 7 em cada 10 mortes estão relacionadas ao sedentarismo, esse cenário se torna preocupante e demanda a adoção de medidas eficientes para sua reversão.
Em síntese, constata-se a carência de mudanças. Para que isso ocorra, é fundamental que o Ministério da Saúde realize campanhas publicitárias, conscientizando sobre a relação do sedentarismo e uma má qualidade de vida, e sobre bons hábitos. Ainda, disponibilizar em postos de saúde locais, nutricionistas e ministrar eventos públicos, por intermédio de profissionais da área, que estimulem a adesão de exercícios. Assim, modificando a formação social e o progresso pelo bem-estar.
Joaobarbosa20
Ei Amanda, tudo bem? Você conhece bem a estrutura, porém vou te dar algumas dicas:
Introdução: Deixe sempre os seus argumentos bem visiveis para o corretor. O uso de teses gerais pode prejudicar o entendimento do corretor.
sugestão de reescrita:
Ao longo do processo de formação social, o sedentarismo se tornou um grave problema de saúde pública. Nesse sentido, na atualidade brasileira, a falta de exercícios físicos tem desencadeado uma série de consequências aos indivíduos: obesidade, diabetes e, principalmente doenças cardiovasculares. Diante dessa realidade, é imprescindível salientar a relação entre alimentação e sedentarismo, bem como a sobrecarga de trabalhado como um desafio a ser superado para promover uma vida sadia.
D1: Lendo a sua introdução, eu entendi que você queria falar sobre a relação entre uma má alimentação e o sedentarismo. Todavia, você não utiliza nenhuma área do conhecimento pra discorrer sobre o que você quer falar e isso torna o paragrafo meio expositivo. Sugiro que entenda como utilizar filmes e séries na redação, estude outros repertórios, a exemplo de história, sociologia, filosofia ou aprenda repertórios coringas ( o que não é sempre bom, mas ajuda). Ademais, busque sempre terminar o paragráfo com uma boa reflexão critica.
Sugestão de reescrita:
É relevante abordar, em primeiro plano, que uma má-nutrição potencializa os problemas derivados do sedentarismo. No filme Wall-E, por exemplo, em virtude de uma alimentação desregulada e ausência de exercícios físicos, os personagens desenvolvem um alto teor de gordura corporal e se tornam incapazes de se locomover com suas próprias pernas. Ocorre que, embora seja ficção, o contexto de Wall-E se relaciona com o contexto do sedentarismo no Brasil, tendo em vista que muitas pessoas desconsideram a necessidade de praticar atividades físicas e de adaptar uma alimentação saudável em sua rotina. Assim, enquanto a adoção hábitos sadios não for a realidade, grande parte dos cidadãos estará suscetível ao desenvolvimento de doenças oriundas do sedentarismo.
D2: Na introdução e no D1 você, de certa forma, falou sobre consequências. Então sugiro não falar sobre consequencias no D2, entende? Além do mais, o seu paragrafo ficou um pouco raso, entende?
sugestão de reescrita: Escrevi com outro argumento para você entender o passo a passo.
-Além disso, a sensação de encurtamento do tempo em consonância com o acúmulo de trabalho impede que muitos cidadãos dediquem tempo para a prática de atividades físicas. Nesse contexto, o filósofo Gilles Lipovestski assinala que a sociedade contemporânea é marcada pela rapidez e, portanto, a população prioriza o urgente em detrimento do importante. Assim, em vistas das diversas atividades profissionais cotidianas, as pessoas não designam a importância apropriada para as consequências da inatividade física para a saúde. Logo, são necessárias medidas que contribuam para o exercício físico entre o público trabalhador.
Conclusão:
-Você tem que atender a essa sequência: quem? o que ? como ? e para que ? e ainda é interessante detalhar a proposta.
– Na suas propostas de intervensão, você não completa isso em totalidade.
Sugestão de reescrita:
Portanto, para que o combate ao sedentarismo seja efetivo no Brasil, é fundamental que o Ministério da Saúde, por meio de campanhas publicitárias, promova o conhecimento voltado aos efeitos de uma vida sem a realização de atividades físicas, a fim de estimular os cidadãos a desenvolverem hábitos saudáveis. Ademais, as empresas podem, por meio de parcerias com academias, promover pacotes que reduzam a mensalidade para os seus funcionários, a fim de impulsionar a participação desses na busca por exercícios e qualidade de vida.
Enfim, eu diria que sua redação ficaria entre 700 e 840
Use sempre os conectivos, não economize.
Desculpa qualquer coisa e espero ter ajudo.
Isabellemar
Olá, eu vou colocar algumas observações sobre o seu texto que poderiam ser melhoradas (não sou experiente em correções por isso não analisei o seu texto do mesmo modo que um corretor faria, mas espero que as críticas construtivas te ajudem a melhorar):
C1: “consumo de alimentos não saudáveis associado com a ausência de exercícios acarretam a um acúmulo excessivo de gordura corporal.” o verbo acarretar não exige preposição. Então, o correto seria “consumo de alimentos não saudáveis associado com a ausência de exercícios acarretam um acúmulo excessivo de gordura corporal.”
” Indubitavelmente, os hábitos seja um dos fatores que o agravam” essa parte ficou confusa de entender, o que prejudicaria sua nota pela falta de concordância.
C2: a única fonte externa citada foi o IBGE. Meu conselho é adicionar mais repertório para o seu texto.
C3: essa competência fala sobre a sua argumentação. O que eu posso te dizer é que a sua redação ficou expositiva em algumas partes do texto. Tente usar mais expressões como “infelizmente” e “é possível perceber que”, que apresentem mais o seu ponto de vista sobre o assunto.
C4: essa fala sobre os conectivos. Se texto tem o número suficiente entre os parágrafos e dentro dos parágrafos. Não notei nenhuma repetição de conectivo (muito bom).
C5: Eu consegui identificar os 5 elementos, mas tome cuidado. Digo isso porque ficou um pouco difícil encontrar a finalidade e modo, e os corretores corrigem cerca de 100 redações por dia, então, se ele interpretar errado você pode acabar perdendo pontos. Por isso, teste alguns modelos de conclusão na internet, pois nessa parte do texto, diferentemente da argumentação, não depende do tema e só do que você quer propor.
Espero ter ajudado, abraços e continue treinando.