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“Caminhos para combater o racismo no Brasil” – Tema ENEM 2016

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   De acordo com a Declaração dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. Contudo, tal proposição não é verificada na realidade brasileira, uma vez que o Estado negligencia o debate sobre a inclusão da população negra na sociedade. Dessa forma, surge um sério problema em virtude da ineficiência governamental e silenciamento da minoria afetada.

   Desse modo, o fracasso do governo nesse contexto se torna uma barreira para solucionar o problema. Thomas Hobbes defende que o Estado deve garantir a segurança e o bem-estar social da sociedade. No entanto, esse dever não é honrado visto que a população negra ainda sofre racismo em diversos âmbitos sociais, inclusive dentro da própria política onde se observa pouca representatividade no meio. Assim, para que essa premissa de Hobbes tenha valor no Brasil, o Estado precisa sair do campo de indiferença e tomar a frente da solução desse problema.

   Em paralelo, é coerente afirmar que o silenciamento impacta a questão. A escritora Djamila Ribeiro explica que para resolver um problema, precisa-se tirar a situação da invisibilidade. Contudo, existe um silenciamento na população negra que impede que esse problema seja difundido e mais pessoas compreendam esse cenário de preconceito que tem como sua base a escravidão no Brasil Colônia. Dessa forma, urge a necessidade de tirar essa questão da invisibilidade para que se possa atuar sobre ela, como defende a pensadora.

   Em síntese, se vê necessário mudanças sociais e políticas para que se combata o racismo no Brasil. Portanto, é necessário que o Estado brasileiro – em especial o Ministério da Cidadania – promova na mídia e na educação projetos de combate ao racismo; os quais não somente punam os violadores, mas que também ajudem a população negra diretamente como, por exemplo, com ofertas de empregos e moradia digna a fim de que a sociedade brasileira avance unida, sem preconceitos e com os Direitos Humanos sendo respeitados.

 

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5 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
    Nota:200

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Nota:180

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Nota:180

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Nota:200

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Nota:180

    Nota Final:940

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  2. Competências:

    I: Demonstrar domínio da norma padrão língua portuguesa
    Nota:170

    II: Compreender a proposta
    Nota:180

    III: Seleção e organização das informações.
    Nota:150

    IV: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
    Nota:150

    V: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
    Nota:160

    NOTA FINAL: 810

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  3. competências:

    I: demonstrar dominio da norma padrão lingua portuguesa
    Nota:160 (bom repertório linguistico, porém algumas repetições de termos)

    II: compreender a proposta
    Nota:180

    III:Seleção e organização das informações. .
    Nota:180 (deixa claro para o leitor o que se é debatido)

    IV:Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
    Nota:160

    V:Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
    Nota:160

    NOTA FINAL: 820

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  4. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:160

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:200

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:160

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:200

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:160

    Dúvidas: [email protected]

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  5. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
    Nota:200

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Nota:180

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Nota:180

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Nota:200

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Nota:180

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