No livro, Profissões para mulheres, a autora Virgínia Woolf critica a visão tradicional da mulher como submissa ao homem e expõe as dificuldades da inserção feminina no mundo profissional, a obra publicada em 1931 se faz atual, e o machismo permanece enraizado no mercado de trabalho. No Brasil, a inferioridade feminina imposta pela sociedade tem como causa a conformidade pelo corpo social, levando à desigualdade salarial descomedida.
Deve-se pontuar de início, que a insatisfação deve ser o primeiro passo a ser tomado para resolver a questão do machismo no mercado de trabalho brasileiro. De acordo com escritora Ngozi, “se vemos uma coisa várias vezes, ela se torna normal. Se repetimos uma coisa várias vezes, ela se torna normal”. Desse modo, seguindo o pensamento da feminista Ngozi, a sociedade deve agir contra o machismo de maneira direta, formando cidadãos que lutem pela igualdade de gênero, possibilitando às mulheres as mesmas oportunidades intelectuais que os homens.
Ademais, é imperativo ressaltar que o machismo presente no mercado de trabalho brasileiro dispõe, como principal consequência, a descomunal desigualdade entre os salários de homens e mulheres, a empresa Catho, realizou uma pesquisa em 2017 que mostra que as mulheres recebem menos em todos os cargos. Logo, o corpo social precisa exterminar a imagem de inferioridade imposta sobre às mulheres, e lutar por direitos de salários justos e igualitários.
Infere-se, portanto, que combater o machismo no mercado de trabalho é um grande desafio no Brasil. Para tanto, a sociedade, como conjunto de indivíduos que compartilham valores culturais e sociais, deve atuar combatendo o machismo no cotidiano. Palestras, e protestos, também são viáveis. Além disso, o Poder Legislativo deve aplicar medidas de caráter punitivo às empresas que aderirem a salários mais altos aos homens que estiverem no mesmo cargo e com a mesma carga horária que as mulheres. A fim de um país com igualdade de gêneros em ambiente trabalhista. Desse modo, o Brasil superaria a problemática.
isabella_ferreira1_Iniciante
Caminhos para combater o machismo no mercado de trabalho brasileiro
Compartilhar
jheniffer0407
irei te analisar a partir dos meus conhecimentos sobre redação do estilo ENEM, afim somente de te ajudar a ser um aluno cada vez mais próximo do 1000!
“No livro, Profissões para mulheres, a autora Virgínia Woolf critica a visão tradicional”
você deveria escrever da seguinte forma: No livro “Profissões para mulheres”, a autora Virgínia W…..
Começando pela sua introdução: A constituição é um ótimo argumento coringa, Parabéns pela contextualização, entretanto, vc não fez a divisão de teses, nem apresentou-as. Isso poderia descontar muitos pontos já que vc precisa delas para desenvolver os próximos dois parágrafos.
A ideia do seu projeto de texto parece ser muito bom, os argumentos são bons e coerentes, mas creio que uma última revisada teria te ajudado a se sair melhor.
Há muitos erros gramaticais, Não se deve em hipótese alguma usar o verbo em segunda pessoa, como vc fez em ” Nesse sentido *observamos* tamanho desequilíbrio social que tem…”>>> substitua observamos por OBSERVA-SE ou É NOTÓRIO .
Se atente também para a macroestrutura do seu texto, os seus parágrafos não estão uniformes, o seu D1 está enorme e outros estão pequeninos.
Costumo ditar os erros que percebo nos textos para que o escritos consiga observa-los comigo! se minha correção fizer algum sentido pra vc faça bom proveito das dicas!
parabéns pelo texto e pela força de vontade.
nathaliaschinaider
Título: é interessante para o ENEM colocar um título que não de “spoiler” do texto. Mas isso é uma opção tua.
Introdução: Teve um bom repertório, mas faltou apresentar e dividir as teses. Observei também erros de pontuação e gramática.
Desenvolvimento: Faltou organizar melhor, no teu desenvolvimento 1 aparenta ter conclusões antecipadas. Tenha cuidado nisso, no restante esta bom.
Conclusão: Conseguiu por tuas ideias com clareza, muito bom!
Sempre escreva em terceira pessoa, caso contrário já descontará pontos no ENEM.
O texto não está com a estrutura adequada, parágrafos muito grandes e outros muito pequenos, tente uniformizar no próximo que fizer.
Espero que tenha ajudado!
Olá Isabella! Muito bom a escolha do tema e como tu abordou ele. Vi que tu tem um repertório bacana, mas acho que faltou organizar um pouco melhor ele. Por exemplo, me pareceu que teu desenvolvimento 1 era na verdade uma conclusão antecipada, em alguns aspectos. Na introdução mesmo eu percebi mais o erro na pontuação e um pouco de redundância. A conclusão de fato, achei o melhor parágrafo. Muito bom mesmo. Enfim, espero que isso tenha ajudado de alguma forma. Boa sorte.