Iniciante

“Caminhos para combater o desaparecimento de crianças e de adolescentes no Brasil”

  • 1

Os desaparecimentos dos jovens estão associados principalmente a convivência familiar, em que ao morar em uma casa com violência doméstica e maus tratos, eles ficam mais propícios a fugirem, além disso uma outra causa é vinculado a exploração sexual e a adoção ilegal de crianças.Em 2005, foi necessário criar uma lei, que determina a investigação imediata do desaparecimento de adolescentes e crianças. Entretanto, mesmo com a presença dessa lei, no Brasil é perceptível que existe um descaso policial, já que na maioria das vezes, optam e sugerem que os responsáveis aguardem 24 horas para realizar o boletim de ocorrência.

Em primeiro plano, vale mencionar a novela “salve Jorge” que retrata a adoção ilegal de crianças como também o tráfico humano no qual algumas meninas recebiam boas ofertas de emprego e a fim de melhorar a sua qualidade de vida, aceitavam o trabalho. Logo, saindo do cenário cinematográfico, é notório que essa ficção retratada, não foge do cenário brasileiro, visto que a adoção é um processo lento e burocrático, “estimulando” famílias a procurarem meios mais rápidos, isto é, optarem pela adoção ilegal. Além disso, o tráfico de pessoas para fins como a exploração sexual é evidente também, pois, existe uma necessidade de evoluir na vida e devido a isso, pessoas são forçadas a se prostituírem e consequentemente apresentam um psicológico abalado por causa do medo e das ameaçadas constantemente.

Em segundo plano, a violência residencial é um dos principais fatores da fuga de adolescentes e crianças, a turbulência dentro de casa afeta psicologicamente as crianças e por se sentirem sufocados e acharem que seus pais não os amam recorrem ao extremo. Ademais, os responsáveis procuram na maioria das vezes imediatamente a polícia, se o desaparecido for um adolescente (12-20 anos) a polícia apenas realiza o boletim de ocorrência, mas só instala o inquérito se a vítima for uma criança ou apresentar algum problema mental. Segundo dados do Ministério Público, em São Paulo, 10 mil jovens desapareceram entre 2013 e 2014, mesmo assim a polícia usa como argumento que a maioria dos jovens retornam e desaparecem voluntariamente.

Portanto, é necessário que o Ministério da Mulher, da Família e dos Diretos Humanos, que apresenta como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres e combater todas as formas de preconceito e discriminação, melhore o processo de adoção através das retiradas de algumas etapas desse processo ou buscar facilitar a parte burocrática na justiça a fim de evitar que esse processo dure anos, como também “impedir” que as pessoas busquem a adoção à brasileira. Além disso, é fundamental o cumprimento da lei de 2005, logo, é essencial que o Governo busque fiscalizar e monitorar os policias penalizando-os por meio de multar aqueles que não seguirem a lei com a finalidade desses policiais assumirem as consequências dos seus atos, dessa forma, proporcionar uma agilidade na busca pelos jovens desaparecidos.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, Boa tarde.
    Em geral achei seu texto ótimo, mas senti que faltou juízo de valor na introdução, algo que representasse sua opinião.
    Gostei da sua citação a novela salve jorge, mostra que tem conhecimento de mundo.
    Não é necessário dizer o que o ministério da Mulher, da Família e dos Diretos Humanos faz, isso apenas deixa o texto mais cansativo

    • 1
  2. Na minha Perspectiva!
    1. Norma Padrão: 100 pts
    2. Compreensão da proposta: 150 pts
    3. Selecionar Informações para argumentação embasada: 200 pts
    4. Mecanismos Linguísticos para construção da Argumentação: 150 pts
    5. Proposta de Intervenção: 150 pts
    Nota: 750 pts
    PARABÉNS ÓTIMA REDAÇÃO!

    • 2
  3. Olá Camila! Não ficou claro para mim os seus argumentos que irão pro D1 e D2 na introdução, gostei quando falou da lei de 2005. Gostei do uso de conectivos, teve bons desenvolvimentos, bom repertório. Será preciso colocar o que o Ministério da Mulher faz? Achei muito extenso. Porém, achei uma proposta bem elaborada. Parabéns !

    • 1
  4. Olá camila! bom… não sou profissional em corrigir redações, porem, gosto de ler e tentar entender as redações de outras pessoas. O tema gostei muito, você apresentou bons argumentos e soube conectar cada argumento sem fugir do tema, só que eu percebi, desculpa se eu estou errada, que sua introdução ficou um pouco extensa, mas fora isso sua redação está ótima! Parabéns!

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.