Segundo a renomada filósofa Hannah Arendt, a essência dos direitos humanos é o direito a usufrui deles. Sob esse viés, a lei brasileira é clara que a criança e o adolescente têm o direito a educação e cuidados sem o uso de castigo físico, porém, é importante proporcionar caminhos para combater a violência infantil no Brasil, visto que, isso é infelizmente uma realidade no país. Dessa forma, em razão do silenciamento e insuficiência legislativa, emerge um problema complexo que precisa ser revertido.
A príncipio, a não abordagem sobre violência infantil e denúncias, agrava a situação. De acordo com o sociológo Jüngen Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação, assim, infere-se que a opção de comentar a respeito do tema exposto no meio social é crucial para amenizar essas agressões.
Ademais, em vista da lacuna legistativa, as crianças não estão sendo protegidas e, os agressores muitas das vezes livre do ato ilegal. Conforme o pensador John Locke “as leis se fizeram para os homens e não para as leis”, percebe-se então, que ao criar uma lei é preciso que ela seja garantida não somente no papel, mas também na prática.
Portanto, levando em consideração do que foi abordado, é relevante uma resolução. O Congresso Nacional em parceria com o poder judiciario deve criar uma lei efetiva que proteja as crianças e aos adolecentes, como a lei que assegure o investigamento detalhado sobre caso de violência infantil e, que façam campanhas conscientizadoras nas reuniões de pais nas escolas e mídia, por meio de colocar a proposta no planalto para serem aprovadas e ajuda de educadores para a campanha, com a finalidade de combater a violência infantil no Brasil. Logo, o quadro negativo poderá ser mudado.
vitoria silva ribeiro
Olá!
Seu texto esta muito bom e você escreve bem. continue praticando!
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação- 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado,
mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade
sociocultural- 200
TOTAL: 800
Fersevero
Oii Samara, quero dizer que adorei a sua redação e que você tem um enorme potencial. Não sou profissional, nem nada, mas vou tentar lhe ajudar com o que eu puder. Vou analisar segundo as competências do enem, qualquer erro da minha parte pode me chamar nas mensagens!!
Competência 1: Ela analisa o uso adequado da língua portuguesa. Desse modo, para atingir a nota máxima é tolerável até 2 desvios- de gramática, escolha vocabular, ortografia e outros- e 1 sintático. Eu notei os seguintes e vou tentar explicar o porquê de eu ter achado que seja um desvio.
#Desvios :
-Vírgua(cada ausência de virgula ou colocação incorreta é considerado um desvio ) nas seguintes frases :
*”visto que, tem isso é infelizmente uma realidade no país”. Acredito que a vírgula após o visto que não é necessária, pois não existe nenhum termo deslocado.
*”os agressores(vírgula)muitas das vezes(vírgula) livre do ato ilegal”. Acho que aqui o “muitas das vezes” deveria vir entre vírgulas, porque é um adjunto adverbial com mais de 3 palavras( está no manual do corretor) e, além disso tem o verbo “estão” omitido o que também exigiria vírgula ” os agressores estão livres do ato ilegal”( livres tem que vir para o plural, pois é o predicativo do sujeito, então, varia segundo ele).
*” percebe-se(vírguls) então,” uma vírgula antes do então por ser um nexo conclusivo, eles devem vir entre vírgula.
*”que(vírgula) ao criar uma lei (vírgula)é preciso que ela seja garantida (vírgula)não somente no papel,” as duas primeiras virgulas servem para separar uma oração deslocada e a terceira eu não tenho tanta certeza, eu gosto de usar esses conectivos não só… mas também e várias vezes o corretor me pediu para colocar vírgula antes do não.
*”(vírgula) em parceria com o poder judiciario(vírgula)” viria entre virgulas porque é uma informação a mais, ai viria entre vírgulas.
*”caso de violência infantil e, que façam” essa vírgula após o “e” não parece ser necessária.
-Acentuação incorreta nas seguinte palavras: princípio(paroxítona terminada em ditongo), sociólogo( proparoxítona) e judiciário(paroxítona terminada em ditongo)
-ortografia da palavra adolescente e legislativo.
#Sintáxe – o último parágrafo ficou um período muito longo, ficaria interessante se você separasse, isso pode ser considerado um erro de justaposição.
Competência 2- analisa a estrutura do texto, se respeitou o tipo textual e se não tangenciou o tema-todos elementos da propostas foram abordados), nessas questões você foi muito bem. Além disso, analisa se você tem um repertório legitimado, pertinente e produtivo, você também teve, para te dar a nota máxima usei o 3 repertório para te avaliar:
* é legitimado? sim, usa a filosofia.
*é pertinente? aborda sobre leis, aparentemente não tem uma relação direta com o tema, porém como bem produtivo no texto ele torna-se pertinente.
*é produtivo? sim, conseguiu unir bem a frase com aquilo que quer expressar.
Competência 3: Ela analisa seu projeto de texto e a progressão temática que tu dá para a sua tese. Você visivelmente tem um projeto de texto muito bom. Mas, a progressão ficou um pouco superficial nos teus argumentos d2 e d3, poderia ter explicado mais eles.
Competência 4-analisa os elementos de coesão, pronomes, nexos coesivos, sinônimos e entre outros. Não encontrei repetições e nem mal uso dos conectivos, muito bem nessa competência.
Competência 5- Sua proposta de introdução aborda todos os elementos que é exigido. Porém, ficou meio desorganizado e difícil de identificar eles.
Por fim, a nota que eu daria é essa; 120, 200, 160,200 e 200
Parabéns, e muito sucesso !!