Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2025, ou seja, em menos de dez anos, se nada for feito, o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões. Nesse contexto vê-se a necessidade de maior atenção por parte de órgãos públicos responsáveis e das famílias em relação à saúde alimentar das crianças, as quais, estão a cada dia mais consumindo alimentos com alto teor calórico. Com efeito, cabe-se examinar fatores ligados a problemática em questão.
Em primeira análise, é importante salientar que, hábitos alimentares saudáveis se constroem também a partir de políticas públicas, com informação adequada. Um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde mostrou que uma a cada dez crianças brasileiras está com o peso acima do ideal. Dessa forma, podemos ver que a nova geração de adultos será potencialmente doente e sedentária, porquanto não se vê o Governo tomando medidas eficazes e que visem transmitir informações.
Além disso, a família é também grande responsável pela alimentação das crianças, visto que, é de casa que se tem os primeiros exemplos. O médico cirurgião bariátrico Almino Cardoso Ramos afirma que a principal causa da obesidade é a alimentação inadequada e falta de atividade física. Nesse sentido, é evidente que a presença eficaz da família na saúde alimentar da criança é de extrema importância para que se evite problemas de saúde na vida adulta deste indivíduo.
Diante disso, para combater a obesidade infantil, cabe ao Governo intensificar esforços, a partir de políticas públicas com o objetivo de conscientizar famílias sobre os riscos do sobrepeso. Paralelamente a mídia, grande formadora de opinião, deve procurar transmitir informações através de, propagandas televisivas para educar. Isso deve ocorrer, de modo a se ter no futuro adultos saudáveis e que isso seja passado de geração em geração.
Keliane C Santos
Domínio da norma padrão da língua portuguesa: não domino muito bem essa área, mas pelo que eu li está perfeita.
Compreensão da proposta de redação: muito bem arquitetada
Seleção e organização das informações: organizada de forma excelente, a introdução vc aborta os dois principais argumentos que que vc conseguiu desenvolver muito bem nos dois parágrafos.
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto: no meu ponto de vista está excelente, as palavras muito bem posicionada.