Caminhos para combater a nomofobia no Brasil no século XXI

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No documentário “dilema das redes”, dirigido por Jeff Orlouski, retrata os danos causados por conta das redes sociais nos dias atuais. Nele, especialistas da área de tecnologia afirmam que a dependência tecnológica prejudica saúde mental. Encaminhando esse documentário para os dias atuais, percebe-se uma Vera semelhança notável, uma vez que os desafios para conter a nomofobia no Brasil do Século 21 Face um tema de elevado à relevância. Isso se dá devido a dependência tecnológica e ao acesso fácil a tecnologia.

Sob esse viés, é essencial e ressaltar que um dos principais fatores que intensificam a nomofobia na sociedade contemporânea é acrescente dependência tecnológica dessa forma, conforme a psicóloga e socióloga, em sua obra “Alone Together”, a tecnologia nos promete conexão, mas frequentemente nos isola promovendo uma falsa sensação de proximidade enquanto agrava a solidão e a ansiedade. Esse fenômeno pode ser observado no comportamento de indivíduos que sentem um vazio emocional quando afastam-se de seus aparelhos evidenciando o impacto negativo da dependência tecnológica na saúde mental.

Além disso, verifica-se que outro aspecto crucial para entender a expansão da nomofobia é o acesso facilitado a tecnologia especialmente entre os jovens o uso indiscriminante de smartphones desde a infância e adolescência tem moldado uma geração que raramente se desconecta, criando uma cultura de imediatismo e necessidade constante de validação online. Nessa perspectiva, em concordância com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso excessivo de dispositivos móveis pode causar transtornos de ansiedade e distúrbios de sono, além de impactar no desenvolvimento cognitivo. Logo, por conseguinte, percebe-se que a acessibilidade e restrita à tecnologia tem uma educação digital adequada exacerba o problema da nomofobia ao passo que a falta de limites e supervisão contribuem para a manutenção do quadro.

Assim sendo, com base nas questões abordadas, observa-se que para enfrentar a nomofobia no Brasil do Século 21 é crucial equilibrar o uso da tecnologia com práticas saudáveis e conscientes. Com o assunto do acesso à tecnologia e sua Integração no cotidiano, é necessário promover a educação digital. Incentivar o desenvolvimento de habilidades para o uso responsável dos dispositivos e implementar políticas de apoio psicológico e social pode ajudar a reduzir a dependência excessiva e promover um relacionamento mais saudável com a tecnologia, garantindo bem-estar e qualidade de vida.

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4 Correções

  1. Olá, boa noite, irei corrigir sua redação de acordo com as competências do enem

    C1-200 apresenta domínio perante a linguagem formal
    C2-200 aborda o tema em toda a redação
    C3-180 ótimos repertórios
    C4-200 boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
    C5-200 proposta de intervenção completa com todos os elementos

    Parabéns!!! ótimo texto

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  2. Introdução:
    * Não é muito recomendado utilizar “nos dias atuais” na redação, opte por algo como “Na contemporaneidade” ou “No século XXI”;
    * Utilizou “dias atuais” duas vezes;
    * Alguns erros gramaticais e de concordância;
    * Antecedeu as causas ✔️ boa conexão ✔️.

    D1:
    * Atente-se aos erros de digitação;
    * Tópico frasal ✔️;
    * Comece um novo período em “Dessa forma”;
    * Esqueceu de citar o nome da socióloga;
    * Senti falta de uma explicação argumentativa mais completa e mais clara;
    * Faltou um último período com a consequência da dependência tecnologia
    (Exemplo: Desse modo, tem-se uma população mais propícia a adquirir a nomofobia.

    D2:
    * “é o acesso facilitado a tecnologia especialmente entre os jovens o uso indiscriminante de smartphones desde a infância e…” Está faltando uma vírgula ou alguma preposição que ligue estes dois fatos. Em todo o desenvolvimento é possível ver alguns erros de clareza como este;
    * Repertório pertinente ✔️ consequência no último período ✔️.

    Conclusão:
    * Antecedência da proposta ✔️;
    * Fique atento aos 5 agentes da conclusão: quem(responsável por praticar oq escreveu na proposta de intervenção), ação(normalmente localizado por um verbo), meio/modo, finalidade da sua proposta e detalhamento. Pelo visto sua proposta só faltou o responsável(que poderia até mesmo o Estado);
    * Ficou ótima sua proposta mas preste atenção aos termos vagos (você colocou desenvolvimento de habilidades, mas que tipo de habilidades? Especifique. A mesma coisa nos desenvolvimentos, não deixe surgir nenhuma dúvida no leitor).

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  3. Considero a redação muito bem elaborada e estruturada, abordando de forma
    completa e detalhada o tema da dependência tecnológica e da nomofobia na
    sociedade contemporânea. Você fez uma excelente conexão com o documentário “O
    Dilema das Redes” e trouxe argumentos embasados, citando fontes relevantes para
    fundamentar suas ideias. Além disso, as sugestões apresentadas para lidar com o
    problema foram pertinentes e bem desenvolvidas. Eu daria uma nota 900 para essa
    redação. Parabéns pelo texto

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  4. Boa tarde! Excelente vocabulário aliado aos repertórios. Entretanto, há alguns erros de concordância, uso de vírgulas e continuação pós ponto final.

    “”No (substitui-se por O) documentário “dilema das redes”, dirigido por Jeff Orlouski, retrata os danos causados por conta das redes sociais nos dias atuais.””

    “” (…) é necessário promover a educação digital. (substitui-se por vírgula) Incentivar (incentivar seria iniciado com letra minúscula) desenvolvimento de habilidades (…) “”

    No mais, sua redação está bem construída e rica em argumentos. Com um desconto de 40 pontos na C1, C3 e C4 (representante dos coesivos), sua nota seria 880!

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