Em 1500, quando o Brasil foi colonizado pelos portugueses, a catequização dos índios deixou explícito o desrespeito que sofreram em relação a sua fé. No cenário nacional atual, a intolerância religiosa é uma realidade que deve ser combatida para assegurar o direito de ir a vir garantido pela Constituição.
De acordo com um levantamento feito pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, entre os anos de 2011 a 2014, cerca de 20% das denúncias realizadas envolveram violência física, embora tal ato seja considerado crime. Igualmente, apesar de parecer ocorrer de uma forma mais branda, todos já presenciamos ou fizemos piadas e brincadeiras de cunho religioso que ridicularizaram a crença de alguém. No Oriente Médio, cristãos foram acorrentados e degolados por extremistas terroristas devido a recusa de negar Jesus, o que evidencia que esse não é um problema exclusivo do nosso país, mas do mundo.
Para fim de conscientização e reflexão, a laicidade do nosso país deve ser entendida como um aval para que todos ocupem um lugar de fala onde possam discordar, apoiar e expressar sua opinião, sem o direito de invadir, agredir e desrespeitar o próximo de qualquer forma que seja.
Portanto, é necessário que haja um enrijecimento da lei, realizado pela Polícia Federal, para tornar intolerância religiosa de qualquer caráter crime hediondo, com pena de dois a três anos de detenção. Além disso, devem ocorrer palestras educativas em lugares públicos e nas escolas com, inclusive, o objetivo de complementar as aulas de ensino religioso, para educar e ensinar os cidadãos sobre a gravidade de caçoar e desrespeitar a fé de qualquer pessoa. Ainda que infelizmente seja vista de forma banal, a racionalização por meio da educação é a única forma de transformar verdadeiramente pessoas, como afirma em outras palavras o filósofo Immanuel Kant ”o homem é aquilo que a educação faz dele”.
CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERANCIA RELIGIOSA NO BRASIL
Compartilhar
belbispo
olá, boa noite! sou estudante do ensino médio, mas irei tentar apontar alguns erros:
▪︎noto que você usou um termo considerado mais informal “caçoar”;
▪︎o repertório utilizado no segundo parágrafo, de introdução, foi inserido meio vagamente, não vi uma correlação explícita entre o dado apresentado e o tema da Redação.
▪︎uso de terceira pessoa no plural e no singular é um requisito do texto dissertativo-argumentativo, detectei que deixou passar mais de uma vez;
▪︎citação muito utilizada de Immanuel Kant, o que não surpreende os avaliadores.
adorei sua conclusão, racional e completíssima.
EllenAmoriim
Olá, segue minha correção.
Ponto principal para você melhorar: Estude a estrutura da redação, veja como se faz uma introdução, como começar uma introdução, um desenvolvimento e etc.
Na sua introdução foi utilizado dois repertórios e não é necessário meu bem, escolha somente um repertório pra falar na introdução, é o suficiente. Faltou também ligar esse repertório ao problema, você usou um conectivo antes de apresentar o problema, mas ficou vago pq não vi ligação com o tema da redação. Por fim, no final da intro, só apresente as causas do problema, fechará o primeiro parágrafo e quem irá ler vai saber sobre o que vc vai argumentar no desenvolvimento.
Um modelinho de introdução:
REPERTÓRIO + LIGANDO COM TEMA + APRESENTAÇÃO DAS TESES (CAUSAS DO PROBLEMA)
No desenvolvimento: Inicie esses tipos de parágrafo com um conectivo, em primeira análise, mormente… Dará mais força ao seu texto e ganha ponto na competência 4.
Tem informações no texto, dados estatísticos… Só que mais uma vez ficou vago, você utilizou informações que tem relação com o tema, mas não ligou com as próximas linhas, isso pode ser corrigido depois que vc estudar mais a fundo a estrutura da redação. E não use nós, estará incorreto.
E a conclusão, você simplesmente ARRASOU, teve uns erros pequenos, como iniciar a conclusão com tópico frasal, mas vc soube apresentar bem e no final a citação ficou bem apresentada, mas caso vc preferir, é só retomar o repertório que usou na introdução, facilitará muito sua vida! Espero ter ajudado ❤
Nota:
C1 – 120
C2 – 120
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 200
Total: 680
queren boechat
oii boa noite!! ai vai algumas dicas
•Então, creio vc esqueceu na introdução que a expressão é “direito de ir e vir” e não de “ir a vir”.
•Un texto dissertativo argumentativo não pode ter pessoalidade, tem que usar sempre as palavras na terceira pessoa plural/singular, vi que vc usou o “nós” algumas vezes.
•Ocorreram alguns erros de ortografia e de agentes feitores na conclusão.
Conclusões: Você entende a ideia do texto, faltam apenas uns estudos reforçados sobre as ideias básicas e estruturas de uma redação modelo dissertativo argumentativo! sucesso❤️