Mestre

Caminhos para combater a evasão escolar no Brasil. (Se possível, coloquem as notas, muito obrigado)

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A Constituição Brasileiro de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa a evasão escolar, no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos elemento que favorecem esse quadro.

Em primeira instância, deve-se ressaltar a ineficiência das medidas governamentais para combater a evasão escolar no Brasil. Sendo assim, os jovens deixam de frequentar as aulas, uma vez que ingressam prematuramente no mercado de trabalho, para ajudarem suas famílias com as despesas mensais,  consequência essa, da ineficácia dos programas sociais, como o bolsa família, que não se mostram eficientes em complementar a renda familiar. Essa conjuntura, segundo os ideias do filósofo iluminista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre com seu função de garantir que os cidadão desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação.

Ademais, é fundamental apontar a mentalidade dos pais, como impulsionador da evasão escolar no Brasil. Segundo o IBGE, instituição de renome no setor estatístico, cerca de 42 por cento dos jovens brasileiros, não possuem o ensino médio concluído. Diante de tal exposto, fica evidente a mentalidade dos responsáveis pelos adolescentes, na qual se fundamenta na irrelevância dos estudos, na vida dos seus filhos, como consequência desse fato, na idade adulta, esses jovens não conseguem adentrar no mercado de trabalho, uma vez que não possuem qualificação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério dos Direitos Humanos, por meio sessão com representantes da população, elaborem um novo programa social que seja suficiente para complementação da receitar familiar, possibilitando assim, que os jovens permaneçam nas instituição de ensino. Paralelamente, é imperativo que a escolas, elaborem projetos pedagógicos, com o tema, a importância da educação, deverá ser ministrado aos responsáveis dos alunos, durante as Reuniões Pedagógicas, obtendo assim, a conscientização dos pais sobre a notoriedade do ensino. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos da magna carta.

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1 Correção

  1. 1. “A Constituição Brasileiro” – Brasileira (erro de concordância)
    2. “o direito a educação” – direito é verbo transitivo indireto e por isso exige, nesse caso, a preposição “a” + artigo a = crase (erro de crase)
    3. “Sendo assim,” não foi utilizado corretamente.
    4. A primeira frase do seu D1 (tópico frasal) não foi bem relacionado com a sua segunda frase. (erro de coesão e coerência)
    5. “, para ajudarem suas famílias com as despesas mensais, ” isso não é aposto se você retirar esse trecho sua frase não tem sentido. (erro gramatical)
    6. “seu função ” (erro de concordância)
    7. “que não se mostram eficientes em complementar a renda familiar. ” No que isso implica? quais as consequências da ineficiência das medidas governamentais?
    8. “pais” – País possui acento. (erro gramatical)
    9. Seu texto não possui 10 conectivos o que é obrigatório para coesão e coerência do texto (erro de coesão e coerência)
    10. “de se combater esses obstáculos” Poderia ter retomado o tema a fim de garantir a melhor coesão do texto.
    11. “receitar ” (erro de concordância)
    12. Você utiliza muito gerúndio, o que pode ser mal visto pelo corretor.

    C1 = 120
    C2 = 160
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 200

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