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Conforme Nelson Mandela, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, a educação é indispensável para o ser humano, pois através dela muda-se a maneira de viver. A opinião do ex-líder africano deixa claro que as pessoas que buscam o conhecimento têm um futuro promissor e podem transformar as situações indesejáveis no seu convívio. Dessa forma, os caminhos para destruir o analfabetismo no Brasil têm suas problemáticas, devido à deficitária governamental quanto aos incultos e à falta do apoio das instituições de ensino para atender pessoas que nunca foram às escolas.
Diante desse cenário, é indispensável ressaltar que a falta de apoio do Governo na situação dos indivíduos, que não sabem ler e escrever, é falha. Não obstante, a Constituição Federal de 1988, no artigo 205, deixa claro que a educação é direito de todos os brasileiros, mas essa garantia é ignorada, pois os iletrados não são encaminhados às escolas. Ademais, os governantes responsáveis por essa educação da população abnegam quando não colocam programas para atender esses problemas educacionais e isso precisa mudar, porque não saber ler e escrever é uma consequência inadmissível ao povo brasileiro, porquanto esses seus direitos são lhes garantidos.
Além disso, urge apontar que os responsáveis pela educação dos brasilianos, desconhecem esse benefício. Sob essa perspectiva, o Ministério da Educação acompanha os dados negativos do desenvolvimento do analfabetismo, no qual são treze milhões de indivíduos leigos. Porém, eles procuram esforços para romper com esse período obscuro na educação do corpo social, mas está improdutiva, pois são assustadores os números de pessoas fora das escolas sem estudarem. Destarte, esse quadro precisa mudar com urgência e os responsáveis pela educação do povo, devem tomar providências para exterminar com os incultos no meio da sociedade brasileira.
Logo, para resolver o problema do analfabetismo, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, os quais são responsáveis pela educação da sociedade, deve criar um programa, por nome “LER E ESCREVER MEU DIREITO”, e inserir dentro das escolas no sentido de que todos possam ter direito de estudar, por meio de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de mostrar a importância do saber. Assim, a população estará preparada, de modo a saber ler e escrever, e terão um futuro brilhante, ao transformar o seu mundo, com o aprendizado, como disse Nelson Mandela.
Thamirysbds
Oi, Daniel! Vou corrigir por parágrafos, você me avisa se eu errar em alguma coisa, pode ser? =)
[peço que, se puder, corrija a minha, não recebo muitas correções no site]
INTRO
–> você fez uma excelente introdução, soube linkar corretamente a contextualização com sua tese e está condizente ao foco temático, além de deixar claro as suas problemáticas
–> uso inadequado do termo “através”, pois este significa ‘atravessar algo/ algo que atravessa’, substitua por “por meio de/ por intermédio de” e fica tudo OK :)
D1 [deficitária governamental quanto aos incultos]
–> Daniel, sempre procure evitar começar o D1 com “em primeiro lugar/análise”, “primeiramente”, “a priori”… não são expressões consideradas elementos de coesão pelo INEP. Não está necessariamente errado, até pq se você for procurar, existem muitas redações nota 1000 que usaram esses termos, mas é sempre bom se atualizar. Sugestões válidas: “diante desse cenário”, “sob tal viés, é licito postular…”, “perante tal problemática, é válido ressaltar”
–> sem desvios gramaticais
–> você trouxe muitas causas: o direito não é garantido, os iletrados não são encaminhados às escolas, o governo não cria programas para essa questão… Mas as consequencias não foram ressaltadas. Procure problematizar, também, em cima do que tais causas resultam, isso fortalece seus argumentos. Além disso, você precisa fechar seu parágrafo com um período conclusivo, ou seja, dar a sua opinião, o único momento que você fez isso foi “e isso precisa mudar.”, que acabou ficando muito vago.
D2 [falta do apoio das instituições de ensino para atender pessoas que nunca foram às escolas]
–> no seu tópico frasal você disse que os responsáveis pela educação dos brasileiros desconhecem esse benefício. Depois, você se contradisse quando disse que o MEC (um órgão responsável pela educação dos brasileiros) acompanhava os dados de desenvolvimento dos analfabetos e procurava esforços para romper com tal realidade. Não sei se sua intenção foi realmente essa, talvez houve a ambiguidade de interpretação pela ausência de especificação em “esse benefício” (que benefício seria esse?)
–> “Sob esta perspectiva” -> “Sob essa perspectiva” (uma vez que você se refere ao termo antigo, deve-se utilizar essa)
–> a estrutura do seu parágrafo está correta
–> nunca deixe informações soltas “entre outros problemas”, “ainda faltam muitas coisas a serem criadas”, “são assustadores os números”
CONCLUSÃO
–> você trouxe os 5 critérios exigidos corretamente, além de ter feito uma retomada à sua introdução
–> cuidado com o eco sonoro: “…o Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, os quais são responsáveis pela educação…” (educação)
C1: 180
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
NOTA: 940
Nota representativa! Parabéns pela redação, você escreve muito bem!
Manuella Lago Móri
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Robvertoaugusto
OII,
nossa, eu realmente amei sua introdução.Não tenho nem o que falar.Acho que você escreve super bem,só alguns erros ortográficos mais nada grave.Adorei o texto todo.Achei um tema muito importante que você escolhei e consegui retratar muito bem.Amei sua solução para o problema e concordo com você
Luzjojo
Olá Daniel!
No critério 1, a escrita está excelente, porém acho que há acento no trecho: ” a educação é indispensável para o ser humano, pois através dela muda-se a maneira de viver”. Está faltando as Aspas nesse trecho da redação.
Já no critério 2, mostra-se a tese na introdução e apresenta os argumentos dos parágrafos seguintes.
No terceiro, você contradiz no segundo parágrafo: “urge apontar que os responsáveis pela educação dos braaileiros, desconhecem esse benefício”, e depois diz: “O Ministério da Educação acompanha os dados negativos…”. Além disso, qual foi a fonte desses dados do desenvolvimento do analfabetismo?
No quarto, eatá impecável, parabéns!
Já no quinto, a proposta de intervenção está ótima em sua conclusão, porém acho que poderia colocar mais um item de intervir tal problemática.
Nota
C1= 180
C2= 200
C3= 160
C4= 200
C5= 180
Total= 920.
RayssaEvelen
C1:200
C2:140
C3:200
C4:200
C5:200
Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação.
Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
Majuuf
Quase não tem oq corrigir, bom trabalho. Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação. Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
C1:200
C2:160
C3:200
C4:200
C5:200
Shu
Olá Daniel!
No critério 1, a escrita está excelente, porém acho que há acento no trecho: ” a educação é indispensável para o ser humano, pois através dela muda-se a maneira de viver”. Está faltando as Aspas nesse trecho da redação.
Já no critério 2, mostra-se a tese na introdução e apresenta os argumentos dos parágrafos seguintes.
No terceiro, você contradiz no segundo parágrafo: “urge apontar que os responsáveis pela educação dos braaileiros, desconhecem esse benefício”, e depois diz: “O Ministério da Educação acompanha os dados negativos…”. Além disso, qual foi a fonte desses dados do desenvolvimento do analfabetismo?
No quarto, eatá impecável, parabéns!
Já no quinto, a proposta de intervenção está ótima em sua conclusão, porém acho que poderia colocar mais um item de intervir tal problemática.
Nota
C1= 180
C2= 200
C3= 160
C4= 200
C5= 180
Total= 920.
Excelente Redação.
maria_21
OII,
nossa, eu realmente amei sua introdução.Não tenho nem o que falar.Acho que você escreve super bem,só alguns erros ortográficos mais nada grave.Adorei o texto todo.Achei um tema muito importante que você escolhei e consegui retratar muito bem.Amei sua solução para o problema e concordo com você
Ecilaali
C1:200
C2: 140
C3: 200
C4: 160
C5: 200
Sua introdução é inquestionável kkkkkk, está muito boa, faz uma ótima citação, da uma visão bem clara da tese q vc defenderá ao decorrer do texto.
Sobe a gramática não posso te afirmar nada pq ainda estou revisando os conteúdos e não quero te dar uma informação falsa
Mas no decorrer do texto, ótimos argumento e ótima coerência com introdução
Larissa Francisco dos Santos
Tem algumas palavras que se repetem bastante, mais de 3 vezes, e mesmo que seja pouco mais é descontado nota por isso .
Tem um domínio fascinante, da norma culta padrão.
Tem harmonia entre os parabéns.
Harmonia entre os conectivos.
Muito bem estruturada.
Parabéns, sua redação está muito boa.
Fernanda0810
Olá amigo.
Ótima redação introdução, desenvolvimento e conclusão tudo perfeito.
Estou iniciando e não entendo muito sobre redação pois estou aprendendo , estou vendo que você manda muito bem .hsjshssssssdddddd
Dsssdddddddddddiajahushxushshxushxbhdhxhudhxubxuehxudbxhxbduhxshdbduehxhdynjjbhhhhhhhhhhhhhh bhgghh
Millena5557
Olá espero que esteja bem!
A sua redação está ótima a coesão do texto, o uso de conectivos está bem colocado os parágrafos e toda a alusão cultural ao citar Nelson Mandela traz toda uma riqueza de detalhes mostrando como você entende o tema!
1- 160
2-200
3-200
4-200
5-200
960 pontos
Você escreve muito bem só alguns erros ortográficos mais tirando isso uma excelente redação!parabéns
endryogomes
Parabéns por essa linda redação, conseguiu dominar bem o tema tendo alguns erros, boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação. Você merece todas as conquistado mundo, tá bom sua redação mas pode sempre melhorar.
C1 – 190
C2 – 200
C3- 180
C4- 200
C5- 200
total: 970
Juh0107
Algumas palavras acredito está escrito de modo incoerente como brasiliano , outra coisa que acho que entrou de forma muito rápida na redação que foi ao dar exemplos de pessoas que incentivam aos analfabetos a lerem ,mas se apresentasse sobre o que está sendo tratado seria mas adequado na minha opinião mas não seria obrigatório de qualquer forma pois há muitas redações com esse estilo, fora que há algumas repetições de palavras se pudesse algumas substituições seria ótimo.
Nota final: 930
Pelicanno
Muito boa,so falta melhorar mais na tese e na coesao do texto mais vc tem uma estrutura muito boa,principalmente no desenvolvimento,mais voce tem muito talento parabens,ta quase fechando nos 1000,so falta esses detalhes que eu te disseedisseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Ana23Carolina
C1:200
C2:160
C3:200
C4:200
C5:200
Ótima redação ! Introdução boa e com exposição dos argumentos, desenvolvimento coerente com argumentos bem defendidos, proposta de intervenção cabível ao tema proposto com os 5 critérios exigidos corretamente, além de ter feito uma retomada à sua introdução.
Gostei bastante, parabéns !!!
Rayanepaulino
C1:200
C2:160
C3:200
C4:200
C5:200
Quase não tem oq corrigir, bom trabalho. Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação. Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
Bianca Pereira
C1:200
C2:140
C3:200
C4:200
C5:200
Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação.
Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
Davi2020
Redação |Perfeita… Parabéns amigo, e sucesso enem 2020
Logo, para resolver o problema do analfabetismo, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, os quais são responsáveis pela educação da sociedade, deve criar um programa, por nome “LER E ESCREVER MEU DIREITO”, e inserir dentro das escolas no sentido de que todos possam ter direito de estudar, por meio de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de mostrar a importância do saber. Assim, a população estará preparada, de modo a saber ler e escrever, e terão um futuro brilhante, ao transformar o seu mundo, com o aprendizado, como disse Nelson Mandela.
Luizagab
C1:200
C2:140
C3:200
C4:200
C5:200
Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação.
Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
mouraavii
C1:200
C2:140
C3:200
C4:200
C5:200
Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação.
Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
Eonatanael_
C1:200
C2:140
C3:200
C4:200
C5:200
Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação.
Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
Vinikay
C1:200
C2:160
C3:200
C4:200
C5:200
Quase não tem oq corrigir, bom trabalho. Boa introdução, tese bem elaborada e explicada, argumentos bem defendidos, bastante conectivos e quase nenhum erro de acentuação. Só senti a falta de outras áreas de conhecimento. Além disso, boa conclusão e com ótimo detalhamento. Gostei bastante, parabéns!
beatriznery
dessa redacao eu gostei muito, detalhou, explicou, na conclusão colocoi agente, como,meio,modoooooooooooooooooooooo
desenvolvimento muitoooooo bommmm, com repertórioajsjisissokdkfkdkdkdkdodosososisis
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