Caminhos para a redução de transmissões de HIV no Brasil

  • 1

   A constituição de 1988 garante saúde à todos. Entretanto, existe uma lista de fatores que impedem que a saúde de todos seja extremamente estável, isto ocorre tanto pelas próprias doenças, quanto pela falta de prevenções intensas das mesmas. Um dos maiores problemas relacionados à saúde é o vírus HIV, ele ataca a imunidade humana e é transmitido, principalmente, através de relações sexuais. Este vírus mantém sua manifestação por todo o mundo, no Brasil o número de infectados teve um aumento drástico. Ademais, a transmissão do vírus em solo brasileiro é implementada pela falta de prevenção e conscientização para pessoas de todas as idades, além da falta de investimentos adequados.
Em primeiro lugar, é indubitável afirmar que um dos meios mais precisos para combater a disseminação do vírus HIV, principalmente no Brasil, é através de campanhas e programas de conscientização, tanto por meio de palestras, quanto por meio de internet, pois como afirmou o filósofo brasileiro Paulo Freire: “Os homens educam entre si”, uma vez tendo o máximo de conhecimento adequado sobre a doença, as pessoas hão de procurar meios para preveni-la. Além disso, no Brasil, é notável a precariedade e a necessidade destas discussões no ambiente escolar, visto que, cada criança e adolescente tem a precisão de se desenvolver ciente dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis e seus meios de prevenção.
Em segundo lugar, os processos de redução de transmissão do HIV, no Brasil, torna-se árduo se não houver um investimento adequado. Apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) investir intensamente em tratamentos, não se tem o investimento necessário na disseminação das informações. Por exemplo: grande parte da população brasileira não sabe que o teste de HIV é totalmente gratuito. Além disso, necessita-se de maiores investimentos em cidades pequenas, pois os postos de saúde das mesmas não disponibilizam de todo o tratamento.
Conclui-se que, para a redução de transmissões de HIV no Brasil, propõe-se a criação de programas educacionais, palestras e debates dirigidos para todas as idades. A abordagem da temática pode ser realizada em espaços públicos e em escolas, através de médicos, infectologistas e psicólogos. Os mesmos poderão tratar deste e de outros assuntos levando seus conhecimentos para o público alvo, a fim de que, possa amenizar as transmissões do vírus.

Compartilhar

1 Correção

  1. Leonardo, tudo bem?
    Vamos lá,
    A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico,
    Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palavra “todos” o que pode acabar sendo prejudicial à sua redação. Outrossim, são os pronomes em sua redação que estão colocado de forma indevida e em excesso. Lembre-se de que o pronome “mesmo(a)” não pode ser usado como uma retomada de palavra dita antes. Tente buscar algum artigo em que fale a respeito de coesão entre pronomes, beleza? Outra coisa, não sei se você notou, mas sua introdução está bem grande e isso pode prejudicar a argumentação, uma vez que terá menos linhas para colocar as suas ideias. Outrossim, em seu encaminhamento argumentativo, você coloca três coisas: (1) prevenção e (2)conscientização para pessoas de todas as idades, além da (3)falta de investimentos adequados. Nesse sentido, em um texto dissertativo quando se evidencia 3 argumentos, há de se ter três parágrafos a fim de haver um aprofundamento de cada um, a dica é: atente-se a, apenas, dois argumentos.
    +1 obs: leia o seu primeiro desenvolvimento, nele contém uma mini proposta de intervenção o que pode prejudicar no planejamento de texto.
    c1: 120 uma vez que há muito erro relacionado ao pronome “mesmo” e a crase na primeira linha.
    c2: 160, a sua estrutura é boa, você conseguiu demonstrar um conhecimento do texto dissertativo-argumentativo.
    c3:100, Leo, em seus argumento há uma má-estruturação que deixa o texto pouco fluido e desconexo.
    c4: 200, apesar de haver erro dos pronomes, vale a pontuação máxima pelos conectivos. obs os pronomes tirei na c1.
    c5:80, Léo, a sua conclusão não atende aos 5 elementos exigidos. cade o agente? o detalhamento, o modo ou meio de realização? você evidencia apenas a ação e a finalidade.
    reduz na introdução e organiza melhor a sua conclusão.
    Espero ter ajudado, abraços e bons estudos.
    NOTA: 660.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.