Iniciante

Caminhos para a diminuição da pobreza no Brasil

  • 0

Durante a Revolução Industrial no século XIX, com o surgimento de fábricas e novas formas de trabalho, enquanto alguns trabalhadores obtiam lucro e melhoravam suas condições financeiras, grande parte das pessoas era atingida pela desigualdade social e salarial. No Brasil hodierno, mesmo depois de anos, a desigualdade e a pobreza ainda fazem parte desse cenário. Desse modo, devido à ineficiência estatal e à baixa escolaridade de muitos, é preciso encontrar caminhos para diminuir a pobreza no Brasil.

Diante desse contexto, é válido frisar que a ineficiência do Estado corrobora essa problemática. Apesar da Constituição Federal garantir a todos igualdade social como saúde, alimentação, moradia e trabalho de forma justa e acessível, grande parte da população tem seus direitos negados. Segundo pesquisas do IBGE, a pobreza atinge mais de 6,8 milhões de pessoas na sociedade brasileira atual, fato que comprova a ineficácia estatal em garantir aos cidadãos o cumprimento de seus direitos. Sendo assim, é necessário validar a eficiência do Estado e, consequentemente, diminuir a pobreza no Brasil.

Ademais, fatores como a baixa escolaridade de boa parte do corpo social brasileiro explica o impasse das dificuldades financeiras, uma vez que, com baixa escolarização a dificuldade para encontrar emprego aumenta. De acordo com Nelson Mandela – vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993-, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, tal afirmação é nítida e confirma a importância do conhecimento para a busca de trabalho. Outrossim, se de um lado a baixa escolaridade corrobora a pobreza, de outro lado, as dificuldades financeiras também levam à evasão escolar, visto que os jovens deixam de estudar para trabalhar ainda na adolescência, o que ratifica a necessidade de combater a miséria.

Portanto, observa-se a importância de encontrar caminhos para diminuir a pobreza no Brasil. Dessa forma, cabe ao Estado garantir o cumprimento dos direitos da Constituição, por meio da destinação de verbas para as classes mais baixas, com investimentos em setores como saúde, moradia e trabalho a fim de reduzir a pobreza. Além disso, o Ministério da Educação deve ampliar as vagas nas universidades com o propósito de garantir a formação educacional de jovens e adultos constante à percepção de Nelson Mandela.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação está boa, você demonstrou que tem um bom conhecimento de mundo visto as suas citações. Creio que no 2° parágrafo você poderia ter argumentado mais, já que o seu dado apresentado do IBGE lhe daria mais um reforço para seus pensamentos que viriam a seguir. Outra dica é que na sua conclusão você detalhar mais lembrando dos 5 elementos que ela deve conter. Por vezes fica melhor uma única proposta bem detalhada do que 2 propostas incompletas.

    • 0
  2. Sua redação está muito boa, parabéns! Primeiro gostaria de pontuar que sou uma mera estudante e o que eu pontuar pode estar eventualmente equivocado. Bom, você começou sua introdução com um repertório sociocultural, fez a relação com a temática abordada e apresentou suas duas teses, muito bem. Partindo para seu parágrafo de desenvolvimento você iniciou com um tópico frasal excelente. Depois citou a Constituição, se me permite, te aconselho colocar um conectivo, como por exemplo: Nesse sentido, apesar da Constituição…, o mesmo vale para “Segundo pesquisas do IBGE”, tente: Nessa lógica, segundo pesquisas do IBGE. Colocar mais elementos coesivos vai te ajudar na progressão do seu texto, além de te garantir 200 pontos na competência IV. Você seguiu a estrutura corretamente: tópico frasal, argumentação\explicação e consequência. Além disso, a citação e os dados foram muito bem utilizados para sua argumentação. Por fim, sua proposta de intervenção, atente-se para os 5 elementos. Sua proposta poderia ter sido melhor trabalhada, não é preciso seguir a ordem agente, meio\modo, finalidade + o detalhamento, mas te aconselho, por questão de facilitar a correção do corretor e você garantir seus 200 pontos na competência V. Então, a seguir nota por competência:
    I- 160 Cuidado com a pontuação!
    II- 200
    III- 200
    IV- 160 Lembre-se, conectivos são essenciais, use e abuse deles corretamente!
    V- 160
    Total: 880
    Parabéns, com mais alguns ajustes com certeza você pode tirar uma nota acima de 900, aliás essa nota que tirou já está excelente. Continue praticando, você vai longe por isso! Pode contar comigo, bons estudos!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.