Brasil desigual

  • 1

No Brasil, a desigualdade social é claramente ignorada por boa parte governantes, que adoram privilegiar os privilegiados. Mas a causa principal da desigualdade  social, é a educação.
          Muitas vezes as escolas públicas no Brasil não tem infraestrutura, profissionais capacitados e verba para uma educação de qualidade. Salas de aula que excedem sua capacidade de alunos, dificultam na aprendizagem. Alunos ”menos capacitados” não têm o apoio do qual necessitam.

           A desigualdade também é causada pela distinção racial. Grande maioria dos moradores de favelas são negros ou pardos. São eles que muitas vezes não tem uma oportunidade de emprego ou uma educação de qualidade. A desigualdade de gênero também é um fator decisivo para a desigualdade social.

Um governo corrupto machista e no momento radical, favorece em 50% as chances de um país desigual. Se ao menos pensassem no bem da nação como um todo, e não privilegiar nos mais bem afortunados (já que eles são a minoria). Se nossos impostos não fossem para os bolsos ”gordos” dos que estão no poder, estaríamos em uma situação diferente. Precisamos de uma educação de qualidade para que a desigualdade seja menor ou, se possível , extingua-se. Mas para isso precisamos de governantes conscientes de que uma educação pode mudar um país, governantes que não olhem somente para o próprio ”umbigo” , e sim, para o bem do povo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite andre15 .
    Não consegui identificar a sua proposta de intervenção, procure ser mais específico ao abordar a sua conclusão.
    Procure também nunca colocar em uma redação os termos em primeira pessoa do singular, por exemplo: “Se nossos impostos…”, ficaria ainda mais completo transferir esse termo para : “Se os impostos dos brasileiros”…
    Evite usar palavras de alto grau como: BOLSOS GORDOS e O PRÓPRIO UMBIGO.
    PROCURE TAMBÉM COLOCAR EM SUAS REDAÇÕES , DADOS, ARGUMENTOS, CITAÇÕES… Desse modo a sua redação ficara mais rica, podendo até mesmo aumentar a sua nota.

    • 0
  2. Caro andre15, boa tarde!
    Fiquei com dúvida se sua redação seguiu o modelo Enem ou de outro vestibular, pois não apresentou proposta de intervenção (requisito do Enem). De toda forma, vou pontuar algumas considerações que serviram para ambos (caso seja para Enem ou para vestibular).
    Primeiramente, evite usar primeira pessoa (por exemplo, em “Se nossos impostos”, seria bom mudar para “Se os impostos dos brasileiros”), porque os textos dissertativos precisam ser impessoais, portanto em primeira pessoa.
    Além disso, evite usar expressões de coloquialismo, como em “bolsos gordos” e “olhem para o próprio umbigo”. Mesmo que coloque entre aspas, não é bom usar, pois o texto fica próximo da oralidade e pode perder ponto. Ademais, você usou uma estatística (“favorecer em 50%”) sem ter citado a fonte. Sempre que quiser usar dados, é importante citar a fonte para dar embasamento. Quanto a isso, no geral senti falta do uso de mais repertórios… nas redações é importante usar conhecimentos de outras áreas do saber, como citações de filmes, livros, ideias de pensadores, dados estatísticos, etc. Por fim, tente problematizar mais os próximos temas escolhendo poucos argumentos, mas que você desenvolva bem. Um modelo legal é assim:
    Introdução (Apresentação do tema com alguma alusão -> Problematização do tema -> Tese sobre causas ou consequências do problema)
    Desenvolvimento 1 (Frase com um argumento sobre a causa do problema -> alusão que comprove a causa -> aprofundamento)
    Desenvolvimento 2 (Frase com outra causa, repetindo o modelo do Desenvolvimento 1, ou Frase com apresentação da consequência do problema -> alusão que comprove a consequência -> aprofundamento)
    Conclusão (no caso do Enem, com proposta de intervenção, ou no de outro vestibular, apenas retomando o que foi abordado)
    Enfim, é apenas umas sugestão de modelo, mas há muitos outros na internet que explicam direitinho o passo a passo. Sugiro que pesquise depois, tanto em sites de vestibulando, quanto em vídeos no YouTube (recomendo muito o canal da Débora Aladin, do Umberto Mannarino, Dudow, enfim tem vários).
    No mais, continue se empenhando, pois só treinando que nós melhoramos! Grande abraço :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.