Debate-se muito, correntemente, que a saúde vem em primeiro lugar, porém nem sempre os Brasileiros demonstram viver esta teoria na prática. Uma pesquisa feita pelo ministério da saúde em 2019 mostra que o índice de obesidade no Brasil cresceu para 67,8% de 2006 a 2018, estes números chamam muito atenção, pois mais da metade da população nacional está acima do peso.
Alguns dos fatores relacionados ao sobrepeso é a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose e pedra na vesícula. Outro fator existente é a depressão que tem crescido junto a estes números, principalmente no cenário infantil, o que é muito preocupante, pois sintomas depressivos nesta faixa etária causam problemas graves de aprendizado e comunicação interpessoal, seguidos também de distúrbios e traumas psicológicos irreparáveis.
A realidade dos dias atuais contribui ainda mais para o problema. Com a tecnologia o sedentarismo tem se tornado cada vez mais comum entre as grandes cidades, com a facilidade de pedirmos um fast food, a cultura alimentar brasileira está se aproximando cada vez mais dos costumes norte-americanos, onde os números de sobrepeso estão muito além dos nacionais. Além disso as atividades físicas comuns como caminhar e andar de bicicleta estão cada vez mais escassas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Podemos começar com projetos de conscientização para alarmar a população de quão grande este problema tem se tornado; começando pelas escolas, investindo em materiais didáticos que expressem o assunto. Projetos de lei para controlar níveis de gordura e sódio nos alimentos, por exemplo, nos industrializados e lanchonetes; dando mais espaço para a fiscalização da Agência Nacional de vigilância sanitária (Anvisa). Muito importante também é termos consciência que a obesidade nunca será extinta e sempre deverá ser tratada fisicamente e também seus efeitos psicológicos, para isso cada um de nós tem uma missão individual para vencermos o preconceito e chegarmos à inclusão e igualdade social em todos os aspectos.
Daniel Barbosa
Boa noite! Tudo bem?
Já observei que mudou bastante seu texto, essa redação aqui está melhor, mas ainda tem muitos erros de concordâncias e vírgulas usadas de forma adequada.
Mais vamos em seu texto, vc escreve bem, tem que buscar ajuda como é feita a REDAÇÃO ENEM, tem que ter uma introdução com uma tese com 2 problemas ou consequência do problema, para você desenvolver seus parágrafos de desenvolvimento.
Na conclusão tem que ter uma interversão para solucionar o problema que você esta falando.
Sua nota:
C 1 – 120
C2 – 120
C3 – 120
C4 – 80
C5 – 160 ======= 600
bicodeviuva
✔️ Em sua introdução poderia haver maior contextualização a cerca do tema, não sendo apenas essa forma genérica muito descritiva que você construiu. Além de contextualizar, deve-se expor a problemática, mostrando que você entende qual é e que ela é atual.
Usar dados estáticos é uma das opções para isso, mas acho eles valiosos demais para se por na introdução. Tentaria colocar outro repertório e reservar dados estáticos para o desenvolvimento .
Além disso, na sua introdução falta expor sua tese ( Seu posicionamento e o que você vai defender.)
O índice de obesidade cresce… EAE ? Qual sua opinião sobre isso ? Por que isso acontece ? De que forma a população se comporta perante esse crescimento ? Esses são questionamentos que poderiam junto aos textos motivadores delinear seu projeto de texto e tese.
✔️ A falta de posicionamento/tese e construção de um projeto de texto ficam muito claros durante seu desenvolvimento. Não se vê durante a introdução qualquer encaminhamento para oque é dito durante o desenvolvimento. Além disso, vejo seus desenvolvimentos muitos mais expositivos do que argumentativos.
✔️” Podemos começar com” Soa muito informal, além de possuir recursos coesivos mais adequados.
✔️ Sua intervenção não é ruim, mas não é aquela 200. Você responde bem O QUE DEVE SER FEITO e DETALHA ATÉ QUE BEM AS AÇÕES, mas ainda falta deixar mais explicito QUEM VAI FAZER e A FINALIDADE.
👉 Para mim isso é bem nítido, você tem um bom domínio da escrita mas me parece que você não domina bem, ainda, o modelo que se espera pelo corretores do ENEM. Gostaria muito que você fosse ler muita redação 1000 para entender do que falo. Você vai perceber sutilmente que apesar de textos serem diferente entre se, eles apresentam estruturas muito semelhantes no que diz respeito a apresentação das ideias em determinado parágrafo.
Por exemplo: As introdução começam fazendo alguma contextualização , utilizando algum repertório, filme , série ou acontecimento histórico, para expor uma problemática atual. Seguindo, apresenta-se seu posicionamento, dando um ”spoilers” do que vai ser defendido durante o texto. O número de ”spoilers” define o número de parágrafos de desenvolvimento.
AGORA VÁ LER AS REDAÇÕES 1000, ALÉM DE BAIAXAR A APOSTILA DOS CORRETORES.
edrick
Achei que a melhor parte da sua redação foi a conclusão. Ela foi bem detalhada. Os argumentos precisam ser melhor desenvolvidos e mais focados na questão que está sendo discutida. A propósito essas ideias deveriam ter sido mencionadas em uma tese na sua introdução, certo. Em minha opinião, essa redação é mediana pra boa. Continue treinando.
mateusneto
competências
I: 120
II: 120
II: 80
IV: 80
V: 120
Sua redação tem muito a melhorar, a começar pela organização, ao colocar um dado , alusão ou citação, busque sempre fazer uma reflexão enfática apos isso, para convencer o corretor que o seu ponto de vista está coerente, na conclusão se atente a sempre responder o seguinte: quem? como? para que ? através de que ? , com isso você garante no minimo 160 pts.
paulinha02
Olá, Wesley!
Logo de cara, devo te alarmar sobre a impessoalidade que o texto dissertativo-argumentativo requer. Na conclusão, usas muitos termos que configuram a 1° pessoa do plural (termos, nós, vencermos, chegarmos), e isso não pode acontecer de forma alguma. Cuidado!
Competência I – Introdução: “…que a saúde vem em primeiro lugar, porém…” Não é necessária a vírgula ali, seria melhor ” …que a saúde vem em primeiro lugar. No entanto,…”
Desenvolvimento 1: “Alguns dos fatores relacionados ao sobrepeso é a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2…” Não se utiliza o “é” neste caso, mas sim o “são”, já que você cita mais de um fato relacionado ao sobrepeso.
Desenvolvimento 2: “Além disso…” -> depois de conectivo sempre vem a vírgula. “Com a tecnologia(vírgula) o sedentarismo…” – 120p
Competência II – Não há nenhuma relação com as áreas do conhecimento: nenhum fato histórico, uma analogia sociológica, filosófica, biológica ou das exatas. No entanto, você compreendeu a proposta, só ficou no senso comum. – 80p
Competência III – Os fatos (dados estatísticos) estão bem relacionados, mas os desenvolvimentos devem seguir uma lógica. No seu caso, primeiro veio a consequência para depois a causa. Só precisaria inverter e adicionar argumentos mais sólidos e de menos senso popular. – 100p
Competência IV – Você utiliza poucos conectivos, isso pode deixa o texto sem coesão, fragmentado e comprometendo o entendimento.
D1, exemplo : ” Em primeiro plano, os principais fatores relacionados ao sobrepeso são: a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose e pedra na vesícula. Ademais, com o advento tecnológico…” Depois de um ponto final, sempre coloque um conectivo correspondente! – 100p
Competência V – Aqui nós temos muitos problemas. Veja bem:
1° Ao invés de “portanto”, utilize conectivos conclusivos melhores, como: em suma, em síntese, logo…
2º Você não responde quem vai executar a ação de fazer os projetos.
3° Não utilize “conscientização” como forma de solucionar, é algo muito vago.
4° Não possui detalhamento, está confuso e utópico. Ao invés de leis que regulem indústrias, seria melhor algo que evidenciasse os nutricionistas, para que cada um tivesse o seu próprio desenvolvimento dependendo do estágio do sobrepeso.
5° Está muito grande, aparentemente ultrapassa o número de linhas.
80p
Nota final: 480p
Espero ter ajudado!