Iniciante

Batalha em sala de aula

  • 1

De acordo com o Iluminismo, uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, os cidadãos brasileiros poucos fazem para combater a violência contra o professor nas escolas, sendo comprovado pelos constantes casos de agressão, falta de profissionais especializados em violência estudantil e estilo de ensino arcaico.

Pode-se inferir que 42% dos alunos da rede pública já passaram por alguma situação de agressão verbal ou não verbal, de acordo com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em parceria com o Ministério da Educação. Sendo pela falta de estrutura, com salas de aula quentes, sem iluminação e superlotadas, ou pela dificuldade que as instituições têm de se adequar à realidade e às necessidades dos alunos, tornando-as desinteressante.

Além disso, há um ditado popular que diz que o filho é o reflexo do pai. Portanto, se a criança age de forma agressiva no âmbito escolar, são grandes as chances dela estar apenas reproduzindo as agressões que sofre em casa. A falta de preparo dessas escolas para lidar com essas situações pode agravar os casos de desrespeito escolar e, de certa forma, colaborar com o abuso familiar mesmo que involuntariamente.

Desse modo, para amenizar esse quadro de violência nas escolas, cabe ao Ministério da Educação criar programas de combate à violência de forma didática e educativa aos jovens e enviar às escolas, além de investir em profissionais capacitados para lidar com as situações de agressão de forma correta e que, nos casos mais graves, tenha apoio do Conselho Tutelar para averiguar como é a relação do estudante em casa e o Governo destinar verbas para a atualização dos espaços de educação. Por conseguinte, o Brasil sairá do topo do ranking de violência estudantil e estará mais perto dos preceitos iluministas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oie, aqui vai minha correção para vc;
    -percebi alguns erros de português ( vc usou plural e singular em uma mesma frase);
    -evite gerundismo- ando, endo, indo
    -ficou muito bem colocado o ditado popular na redação, porém, durante meus estudos de redação, os professores sempre aconselham a não usar os ditados… é só uma dica.
    gostei muito da redação, os parágrafos estão interligados e com uma ótima estratégia argumentativa.

    • 3
  2. Ficou ótima!
    A introdução, o desenvolvimento e a conclusão estão bem argumentadas e de fácil entendimento, assim como a proposta para resolução do problema.
    O que vi e acho que pode estar meio errado é as trocas de singular e plural, mas tirando isso, está muito bom!
    Também o uso ditados populares, como disse a outra corretora, é melhor não colocar, só por precaução.

    • 1
  3. A introdução apresenta repertório sociocultural e isso é bem avaliado pela banca do Enem,caso esteja treinando para a prova,você cometeu alguns errinhos mas fácil de corrigir deixou a tese clara.
    No primeiro parágrafo faltou um recurso coesivo.Você começou com estatística.
    No segundo parágrafo você colocou o além disso, que representa a soma de parágrafo ao outro.
    A conclusão está completa com agente meio modo ação detalhamento e finalidade.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.