Barreiras para a educação nas escolas rurais brasileiras

  • 0

O artigo 6 da constituição de 1988, documento que rege a democracia brasileira, garante educação pública ao povo de sua nação. Entretanto, tal afirmação não se comprova verdadeira, já que o ensino rural enfrenta muito mais dificuldades do que o urbano. De forma que ele impacta diretamente na vida das populações dessas regiões, essa grave situação é causada tanto pela falta de investimentos governamentais na área quanto pela elitização da questão na sociedade brasileira.
Mormente, a educação nacional só recebeu a devida atenção no governo de Vargas, mesmo após passado tanto tempo desde sua colonização. Por causa dessa priorização tardia, essa problemática sofreu uma deficiência enorme, que acarretou em vários problemas na infraestrutura do letramento do Brasil. Portanto, são necessárias medidas que visem acabar com as diferenças educacionais entre a cidade e o campo, pois, parafraseando George Santayana, “Quem não lembra do passado está fadado a repeti-lo”.
Outrossim, a base educacional no país não é democrática, privilegiando os grupos mais ricos. Desde a instauração da república, os mais abastados eram considerados mais importantes e, por isso, o Brasil não se fundou em democracia plena, o que impacta na educação até na contemporaneidade. De forma a comprovar a afirmação anterior, é importante citar o papel dos preços das escolas particulares — muitas vezes caras ao ponto de ultrapassarem um salário mínimo. Dessa maneira, a elitização da educação tem como consequência um aumento da desigualdade social, pois segrega os que tem recursos dos que não tem, de modo que a população rural, comumente, faz parte desse último grupo. Por isso, a educação tem que ser igualitária para ambos, pois, de acordo com Immanuel Kant, “o homem é o que a educação faz dele”, e isso não acontece se existem privilegiados nessa situação.
Em suma, é notória a diferença entre as educações rurais e urbanas. Para resolver esse problema, é preciso que o MEC, agente responsável pela educação, junto aos governos regionais, trabalhem para melhorar a infraestrutura das escolas locais, através de investimentos na área e projetos educativos, de maneira que aumentem a qualidade do ensino nas escolas locais. Ademais, é necessário que as escolas particulares ofereçam vagas a esse público, por meio de cotas e bolsas. Se tais medidas forem tomadas, a educação brasileira será mais democrática e a constituição conseguirá, enfim, cumprir seu papel.

Compartilhar

4 Correções

  1. A redação está muito bem escrita, adorei as palavras usadas demonstrando domínio da norma culta da língua, também as citações de Santayana e Kant foram muito bem cabidas, demonstrado o tão procurado repertório sociocultural. Porém encontrei alguns errinhos (não diria nem erros, mas sim frases que poderiam ter ficado mais corretas), como por exemplo “Entretanto, tal afirmação não se comprova verdadeira, já que o ensino rural enfrenta muito mais dificuldades do que o urbano. De forma que ele impacta diretamente na vida das populações dessas regiões, essa grave situação é causada tanto pela falta de investimentos governamentais na área quanto pela elitização da questão na sociedade brasileira.” ficaria melhor escrito assim: “Entretanto, tal afirmação não se comprova verdadeira, já que o ensino rural enfrenta muito mais dificuldades do que o urbano, de forma a impactar diretamente a vida das populações dessas regiões. Essa grave situação é causada tanto pela falta de investimentos governamentais na área quanto pela elitização da questão na sociedade brasileira.”.
    A conclusão que achei que deixou um pouco a desejar, além da repetição das palavras “escolas locais”, também achei que ficou incompleta e muito aberta, as soluções que você apresentou foram generalistas e um pouco senso comum, além de que bolsas já são ofertadas por escolas particulares. De resto gostei muito, com ênfase nas palavras utilizadas, poucos erros de português e ótimas citações. Bons estudos

    • 1
  2. Olá, bom dia!

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Boa sorte na prova de domingo agora, caso vá fazer! Você consegue, a vaga já é sua! Confie em você e não desista!

    Se puder ir no meu perfil e corrigir alguma redação recente minha, irei agradecer muito! Beijos.

    :)

    • 0
  3. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    • 0
  4. Boa noite, sinceramente não manjo muito de redação.
    você fez uma redação boa, porém, na introdução ficou top, já no primeiro parágrafo você fugiu um pouco do tema principal, poderia ter apresentados outros problemas além da democracia, igualmente na parte que você citou vargas como pilar de educação (da a entender que se tivesse se preocupado antes os problemas das áreas rurais seria resolvidos, em questão de educação, o que é errado afirma, porquê não se trata de tempo e sim de investimento).
    O que você poderia ter apresentado como barreiras para a educação:
    A falta de materiais escolares para dar aulas, a falta de equipamentos nas escolas, a falta de escolas em geral, a falta de professores e funcionários, a falta de transporte para levar os alunos às escolas, a falta de verbas, a falta de interesses dos políticos e etc.
    A base da educação é o dinheiro aplicado pelo governo na educação, a partir desse ponto é correto ser afirma que há igualdade entre educação particular e pública, porém, a muita corrupção que desvia esse dinheiro destinado a educação pública e sendo deveria haver mais fiscalização com verbas destinadas a educação.
    “o homem é o que a educação faz dele”, e isso não acontece se existem privilegiados nessa situação. (nessa parte, você poderia ter dado o ponto final ao termina a citação que teria ficado top, é seria uma frase marcante, ao citar ( e isso não acontece se existem privilegiados nessa situação) você errou o que a frase quer dizer e que a pessoa é o que ela sabe, e não tem haver com privilegiados.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.