Vivemos em uma sociedade onde cresce a cada instante o acesso ao conhecimento e, com isso, o pensamento de independência para lidar com imprevistos e também com problemas sérios. Em meio a essa realidade , nos deparamos com casos onde o lugar de um especialista é substituído por uma pesquisa na internet ou por noções do senso comun, o que pode acabar trazendo resultados bem distantes do que se está buscando.
A automedicação pode causar inúmeras complicações na saúde do indivíduo, além de agravar os problemas já existentes. Sendo assim, é importante reconhecer a necessidade de se apoiar em um sistema de saúde, que com o trabalho de profissionais poderá oferecer um tratamento de qualidade , sem riscos para o bem- estar de cada um.
Para que isso aconteça, o Ministério da Saúde , por meio da mídia, deve concientizar a população sobre a importância de buscar um tratamento profissional. Exibindo propagandas por diversos meios de comunicação , como a televisão, a internet e em outdoors, para que a informação chegue a todos os ambientes, incluindo dentro de casa, escolas e hospitais. E assim será possível alertar todos para minimizar o problema.
Automedicação
Compartilhar
Ana_LauraRM
Primeiro parágrafo: ótima introdução, explicou bem o tema, uma ressalva para o erro de português: comun, ao invés de comum. Uma dica: escreva frases menores, para que o corretor possa entender sua redação de forma mais fácil, pois se ele ler rápido não entenderá perfeitamente sua ideia. Isso vale pra todo o texto.
Segundo parágrafo: senti falta de um desenvolvimento maior da problemática, do impacto para o leitor verdadeiramente pensar “isso é realmente um problema”. Seu parágrafo apresenta a problemática, mas não impacta ou chama a atenção do leitor. Também há a falta de dados comprovados ou alusões históricas sobre o tema para dar mais credibilidade.
Terceiro parágrafo: Boa proposta de intervenção, se enquadrou bem no assunto. Ressalva para o erro de português : concientizar, ao invés de conscientizar.
Seu texto ficou bom, e você escreve bem. Pegue as dicas dessa correção e das outras correções e estude elas, que seus textos melhorarão muuuito. Você provavelmente perderia pontos na competência 1 (gramática), competência 2 (não teve alusões a outras áreas do conhecimento), competência 3 (não houve a forte defesa do seu ponto de vista – dica: use adjetivos como em “esta terrível situação” e apresente dados para enfatizar sua ideia-), as demais competências, acredito eu, dependendo do corretor é possível que conseguisse o máximo de pontos
SarahThailine
Olá, Lídia.
A estrutura da sua redação não está completa, seu texto apresenta 3 parágrafos. A estrutura de uma redação é formada da seguinte forma: 1° parágrafo introdução, 2° desenvolvimento, 3° desenvolvimento, 4° conclusão. No mínimo 4 parágrafos e no máximo 5.
Introdução:
Sua introdução faltou a tese que apresentasse a situação problema. Não ficou claro o assunto que seria abordado. E houve um erro na palavra comum
Desenvolvimento:
Ficou expositivo, pois você não citou exemplos de problemas que são causados pela automedicação, além disso, faltou a sua autoria no final do parágrafo( seu ponto de vista).
Conclusão:
Você precisa detalhar as possíveis soluções e como elas devem ser feitas.
Então, essas foram algumas observações… Tente produzir outras redações evitando esses erros
Continue praticado!♡
Luiz Fernando
Muito boa a circulação da redação, retomando o que foi dito, porém, ocorre a falta de alusões históricas, o que não é obrigatório mas ajuda bastante a competência II do ENEM.
Poucos erros de ortografia mas ressalva que em “comun”, na introdução, você escreveu com N ao invés de M, portanto perderia pontos na competência I.
Gostei muito da proposta de intervenção.