Estudante

Automedicação na sociedade brasileira (ENEM)

  • 4

O documentário “Take your pills” – disponível no canal digital “Netflix” – apresenta a vida de jovens estudantes que, para melhorar as notas, fazem o uso de medicamentos sem prescrição médica. Nesse contexto, observa-se que a narrativa não diverge da realidade brasileira, visto que, a problemática se deve à pressão psicológica para um melhor desempenho social e que, indubitavelmente, gera problemas graves de saúde.

Mediante ao elencado, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os jovens e estudantes utilizam, exacerbadamente, determinados remédios, dado que a pressão psicológica dos responsáveis para a melhoria de tarefas contribui para a automedicação. Analogamente, o uso sem acompanhamento pode gerar fins reversos como a dependência e, desse modo, não promover o resultado esperado.

Por conseguinte, a maneira incorreta da utilização e a falta de acompanhamento acarreta efeitos como reações alérgicas e dependência, podendo levar à morte. Além disso, o uso sem prescrição médica concede ao indivíduo a autoridade de escolher as proporções das doses do medicamento e, ao errar, o mau desempenho escolar é visto como principal sintoma.

Em suma, é imprescindível que o Ministério da Saúde em conjunto com a utilização midiática, promova campanhas contra a automedicação por fatores psicológicos, por meio de comerciais que informem aos indivíduos as consequências sobre o uso indevido de medicamentos, instruindo os meios de ajuda psicológica como a terapia. Tais campanhas devem ocorrer diariamente com o intuito de informar e instruir a população, principalmente os jovens. Espera-se com essa ação que a automedicação seja reduzida ou, até mesmo, dissipada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na introdução pode se observar bom uso da situação, entretanto ficou mal formulado a introdução e muito grande. O desenvolvimento deve se trazer 2 tipos de argumentos. A conclusão também muito grande e me deixou como leitor a desejar, ao longo do texto foram feitos bons usos dos conectores.

    • 0
  2. Tá boa na minha humilde opinião. Tem boa estrutura, tese bem definida, isso mostra planejamento, Coisas que os corretores gostam de ver. Com isso vc pontua na comp 3. O d1 Tá legal, Vc mostrou repertório citando a Anvisa.
    Já o d2 acho que tá carente a argumentação, visto é praticamente o mesmo argumento usado no d1. Vc cita que a consequencia sera a dependecia em ambos os parágrafos. A conclusão tá boa. A proposta pra min ta ok tbm.
    Comp 1 160
    Comp 2 120
    Comp 3 120
    Comp 4 120
    Comp 5 200
    Nota: 720!
    Dica: Estuda estrutura dos parágrafos! Assiste aulas de análises de redações nota 1000. Isso ajuda bastante. Daí põe em prática! Abs :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.