Mestre

Auto medicação

  • 0

A automedicação é uma prática comum no Brasil. Estudos indicam que pelo menos 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. No entanto, poucos sabem que isto pode causar problemas de saúde como alergias e intoxicações.   A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de informações tóxico-farmacológicos (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação, ficando à frente de produtos de limpeza e alimentos estragados. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar no agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de micro-organismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.   As causas para a existência da automedicação são inúmeras, dentre tantas podemos facilmente citar algumas como a grande impossibilidade de uma boa parte das pessoas terem acesso ao atendimento médico; seja por questão financeira ou por próprio hábito de tentar solucionar os problemas de saúde corriqueiros, tomando por base a opinião de algum conhecido mais próximo. Além disso a alta frequência de propagandas através da mídia eletrônica é muitas vezes um fator contribuinte para a automedicação de pessoas leigas no assunto. Portanto as mídias são vistas como incentivadores do uso indiscriminado de medicações.   Sendo assim, é de extrema importância vetar anúncios que incentivam a automedicação, além disso os ministérios devem investir em campanhas alertando os riscos das medicações e também deveriam proibir a venda de medicamentos sem receita médica. Com esse cuidados podemos diminuir os índices de agravamentos de quadros clínicos pela automedicação.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução:
    Aponte as 2 causas do problema a serem discutidos nos próximos parágrafos. Você não deixou claro sua tese,somente disse que é um problema.

    Parágrafo de Argumentação 1: você não defendeu uma tese, somente problematizou e disse as consequências da automedicação, é importante trazer a causa,o que ela gera e suas consequências.
    Utilize tópico frasal.

    Parágrafo de argumentação 2:
    Utilize para inciar por ex:Além disso/ em segundo plano/Em segunda análise..
    Utilize tópico frasal.
    Boa defesa de tese,porém citar as mídias somente no final não contribui para ajudar na sua tese,pois está isolana no final e você já estava defendendo a tese de que as pessoas não têm acesso ao atendimento médico
    Obs: Poderia ter dito que por vezes as pessoas não tem acesso ao atendimento médico e quando tem ele é ineficaz.
    Faltou repertório

    Proposta de intervenção:
    Qual ministério vai resolver ?
    Lembre de citar:
    Agente
    Ação
    Meio
    Finalidade
    Detalhamento
    A proposta está rasa.
    Cuidado com a vircula ao longo da redação,faltou em vários momentos.

    Nota:
    C1 120
    C2 120
    C3 120
    C4 160
    C5 120
    640

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.