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Aumento da taxa de suicídio

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A alta da taxa de suicídio, muitas vezes, está ligada ao não tratamento de doenças mentais como depressão, ansiedade, TOC, etc. Frequentemente séries, filmes e livros abordam sobre o tema. As obras “13 porquês” da Netflix e “Os sofrimentos do jovem werther” de Von Goethe fizeram isso e causaram efeitos drásticos, havendo uma romanização da interrupção da vida.

     As motivações que levam pessoas a essa opção é a falta de apoio familiar para quem é LGBTQIA+, ausência de tratamento para quem sofre ou sofreu algum tipo de abuso e outros. O suicídio pode ser evitado com ajuda de profissionais especializados, em casos mais graves até antidepressivos. O preconceito com quem procura tratamento é grande, já que são taxadas como loucas e, até desencorajadas a pedir ajuda.

No Brasil o preconceito ainda é grande e a inacessibilidade também, é comum ouvir que fazer terapia “é coisa de rico”. Muitas vidas são perdidas por não possibilidade de tratamento.

O ministério da saúde poderia investir mais para que aumente o número de psicólogos no SUS, ficando assim mais acessível. E a escola poderia encaminhar jovens, que tem problemas psicológicos, para um profissional da área,  já que muitos adolecentes ñ se sentem aparados pela família

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2 Correções

  1. Mais do que notas, o que importa realmente pra você, nesse momento, é ter uma estratégia de escrita. Seu texto tem 200 palavras, o que é muito pouco para o Enem, que vai exigir muitos conectivos, proposta de intervenção com cinco elementos e desenvolvimento forte de todas as informações que você coloca no texto.

    O que mais chama a atenção no seu texto é o desenvolvimento pequeno, que é onde você defende o seu ponto de vista. Você deve ter uma estratégia para persuadir o leitor! Não pode, por exemplo, desenvolver um argumento e não desenvolver outro. Precisa, então, entender como funcionou a sua cabeça para desenvolver o 2º parágrafo.

    Bom, uma maneira de entender como a cabeça do escritor funcionou é prestando atenção nos conectivos/operadores argumentativos que ele escreveu. Ora, cadê os operadores argumentativos do segundo parágrafo?

    Operadores argumentativos são aqueles conectivos que têm a intenção de demonstrar uma estratégia argumentativa. Se você quer dar um exemplo, você usa um “por exemplo”, ou um “como”; se você quer apresentar uma consequência, você usa um “consequentemente”; uma conclusão, “logo”, “portanto”; uma adição, “além disso”, “ademais”; e assim vai.

    Então, a mais importante mudança que você precisa fazer no texto é colocar mais desses operadores argumentativos, e não basta simplesmente jogá-los, mas, sim, usá-los com um propósito: de apresentar uma consequência que fechará o raciocínio, uma causa que explicará melhor, um exemplo que fortaleça o que você já falou…

    Há várias combinações de estratégias argumentativas que você pode fazer, e a maneira mais natural de se apresentar um argumento é por meio de causas e efeitos. Sempre quando você está discutindo com alguém, as perguntas mais comuns são “por quê?” e “e daí?” – são elas que vão guiar a sua argumentação. Sempre que você pensar em alguma coisa, você tentará antecipar as perguntas que o leitor pode ter, e essas perguntas normalmente são respondidas quando você usa a estratégia de apresentar causas e consequências de cada argumento que você pretende explorar no desenvolvimento.

    Por enquanto, acho que é nisso que você deve se focar. Entender a lógica da redação é o que te dá a segurança para produzir mais linhas de desenvolvimento.

    Tendo qualquer dúvida, pode me chamar.
    Bons estudos!

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  2. C1 (Há muitos desvios gramaticais, expressões informais e falha na estrutura sintática) 80
    C2( Tangenciou o tema e não há repertório produtivo. Nem tese há.) 80
    C3 (Estrutura inteira é falha) 40
    C4 (Não há uso de conectivos, muito menos de estruturas coesivas) 40
    C5 (A P.I mais completa possui apenas dois elementos) 80

    Nota: 320

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