Até que ponto a internet pode ser um ponto positivo?

  • 1

Com o passar dos anos a internet foi avançando, fazendo com que os jovens deixassem de lado  algumas coisas que eram comuns fazer no dia a dia , como por exemplo brincarem irem na casa dos  amigos ou até mesmo ir a biblioteca para estudarem ou fazer trabalho. Na sociedade em que vivemos hoje, se resume em apenas viver de tecnologia, e com isso os jovens se tornaram “viciados”. Não só os jovens, mas os  próprios adultos, pois além do avanço da tecnologia, houve também o avanço de coisas elétricas, um exemplo bastante comum é o uso de carros eletrônicos. Para muitas pessoas o mal que a internet faz pode ser muitos insignificante. Mas para as pessoas que são conscientes, isso não é uma coisa insignificante, muito pelo contrário elas sabem que ficar  demais olhando para uma tela pode ser prejudicial a saúde. A  internet causa ansiedade, cansaço visual, tendinite e dor de cabeça, e entre várias outras doenças prejudiciais a saúde humana.

Compartilhar

8 Correções

  1. Em meu ponto de vista, sua redação está boa no geral, é sucinta e trás evidências diretas. Porém vale lembrar que uma redação é composta por parágrafos ( introdução, d1, d2 e conclusão), senti falta disso no seu texto. Minha dica sempre é seguir o modelo de 5 linhas introdução e conclusão, e 10 linhas d1 e d2. Um bom escritor organiza suas ideias, cita evidências, e finaliza com a proposta ( solução). Em seu texto, percebi que a introdução foi bem colocada, mas faltou organizar melhor as ideias. Ja a parte do desenvolvimento, foi apresentado apenas um parágrafo, nesse caso teriam que ser dois parágrafos de no máximo 10 linhas, no entanto gostei das evidências apontadas por você. Por outro lado, a conclusão precisa ser melhorada, uma dica do que escrever no final de um texto é que sempre vai ser voltada para a ideia apresentada na introdução, ou seja, sempre repita com outras palavras o que você apresentou no começo do texto.

    • 0
  2. Olá! Em qualquer redação dissertativo-argumentativa, seja para ENEM, vestibulares ou concursos, é importante que você tenha pelo menos três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vou explicar pra você, em linhas gerais, o que cada um desses parágrafos deve ter para deixar sua redação mais organizada.

    ⏺️ INTRODUÇÃO: Traga uma contextualização, para que o seu leitor vá entrando suavemente no tema. Não costumamos chegar “de cara” com a nossa opinião, na verdade, iniciamos inteirando a pessoa do assunto o qual vamos tratar. Essa contextualização pode ser: explicar um conceito (o que é internet, por exemplo), trazer alguma alusão histórica (a internet surgiu na década de 60) ou até mesmo livros, séries e filmes que mostrem algo relacionado ao tema. Depois da contextualização, aí sim você chega com a sua opinião, que deve ser uma tese bem clara, que você defenderá no decorrer do texto.

    ⏺️ DESENVOLVIMENTO: É preciso que você tenha pelo menos um parágrafo de desenvolvimento, mas isso pode variar para um número maior. No caso do ENEM, o mais comum são dois parágrafos desse tipo (D1 e D2). Cada parágrafo de desenvolvimento é um “mini texto”, com introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução é o tópico frasal: uma frase bem objetiva que sintetize o seu principal argumento, ou seja, resuma o que você irá tratar no parágrafo. O desenvolvimento é o aprofundamento do argumento, onde você trará sua opinião encadeada logicamente (uma sequência de causa e consequência, por exemplo). Nesse ponto, é válido trazer repertórios confiáveis para embasar sua tese. Por fim, a conclusão retoma tudo o que você abordou no parágrafo, sendo uma breve frase que reafirma o argumento ou, no caso do ENEM, demonstra que é preciso intervir nessa realidade (já antecipando a necessidade da proposta de intervenção).

    ⏺️ CONCLUSÃO: O ENEM é a única prova que exige uma proposta de intervenção. Nesse caso, você precisa citar uma ação que esteja relacionada com os problemas que você abordou no decorrer do desenvolvimento. Para isso, é preciso contemplar cinco pontos:
    * Agente. Quem executará a ação? Exemplos: Governo, ONGs, Ministérios, instituições privadas, família, escola ou sociedade. (Macete: GOMIFES)
    * Ação. O que será feito? Ex: campanhas, investir em uma área específica, etc.
    * Meio. Como será feito?
    * Finalidade. Qual é o objetivo?
    * Detalhamento. Aprofundar um dos outros quatro elementos (o mais fácil de detalhar é o agente, basta trazer uma breve descrição do porquê esse agente é importante para resolver esse problema). É o ponto mais difícil da proposta de intervenção, às vezes o corretor não reconhece o que você apontou como detalhamento, por isso, é mais garantido você trazer dois detalhamentos.

    Exemplo: Portanto, é necessário tomar medidas que mitiguem o impasse. Dessa forma, o Ministério da Educação (AGENTE), como órgão eminente na formação de cidadãos (DETALHAMENTO), deve informar os estudantes acerca dos riscos do uso excessivo da internet (AÇÃO), por meio de palestras que serão realizadas com profissionais da saúde e pedagogos (MEIO). Essa ação terá, como objetivo, a formação de pessoas mais conscientes dos malefícios do excesso de telas na rotina cotidiana (FINALIDADE).

    Em vestibulares e concursos, esse tipo de conclusão não faz sentido. Nesses casos, a conclusão pode ser:
    * uma síntese das ideias, reafirmando a tese;
    * uma sugestão de melhoria (menos detalhada do que no ENEM, pode ser só agente e ação, por exemplo);
    * justificativa do título (sequer é recomendado usar título no ENEM);
    * previsão de futuro;
    * um misto de dois ou mais desses elementos.

    É isso aí! Espero ter ajudado. Continue escrevendo, você tem ideias muito boas ❤
    Se precisar de mais dicas, estou por aqui :-)

    • 0
  3. Oi, como foi citado anteriormente por outras pessoas, os seus erros são gramaticais. Em um dos comentários em resposta, por exemplo, você utilizou “mais”, quando o correto é o uso do “mas” (sinônimo de “porém”). Recomendo prática de leitura, além dos estudos. Continue praticando, tenho certeza que chegará longe! :)

    • -1
  4. No primeiro período você comete erros de escrita, como , a falta de virgula. Daí diante, seu texto fica claro e coerente; articulou bem as ideias e trouxe um problema para o assunto em questão, mostrando que você tem repertório. Uma boa redação, porém de qual parte você está falando? (Introdução. D1, d2 ou conclusão). No mais, meus parabéns pela sua escrita.

    • 0
  5. Olá, li sua redação e gostei bastante do conteúdo apresentado nela, mas é bom ressaltar que ela está muito pequena! Lembre-se sempre do título dela “Até que ponto a internet pode ser um ponto positivo?”, dito isso, você somente criticou o uso dela, e não estava errada em fazer isso, mas é bom lembrar sobre o porque ela está em todos os lugares hoje em dia, precisamos dela para quase tudo, é quase inevitável, ou então já é inevitável, conforme passamos os anos, a tecnologia também avança conosco. E é notável a falta da vírgula em certas partes do seu texto, lembre-se de incluir alguns dados, entrevistas e entre outros para passar mais confiança no que você fala quando sua redação chegar a algum corretor. Continue assim, e ponha em prática os ensinamentos!!

    • 0
  6. Na minha opinião, sua redação ficou muito pequena, com apenas um único parágrafo. Senti falta de algumas vírgulas. Poderia ter algum dado ou entrevista no seu texto. Uma dica: amplie seu vocabulário para que seu texto fique mais “confiável” para nós que estamos lendo. No geral, eu gostei do seu texto, pois trouxe muitas verdades sobre o vicio que as pessoas tem sobre a internet, mas poderia aumentar seu texto para nos trazer mais algumas informações. Meus parabéns, está no caminho certo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.