Iniciante

Assédio sexual no Brasil no século XXI

  • 4

A série “Orange is the new black” evidencia o assédio sexual por parte dos homens com posições trabalhistas superiores. Análogo a isso, é notória a presença de tal importunamento em diversos âmbitos sociais, de modo que a falta de denúncia e policiamento, advindos de uma sociedade machista, mantém adversa realidade. Desse modo, é de suma importância o debate acerca da problemática presente no Brasil, a fim de garantir a segurança feminina.

A princípio, é indiscutível a presença da abordagem de caráter sexual no cotidiano feminino. Existente além da esfera do trabalho- mostrada na supracitada série-, o assédio está presente no próprio lar da vítima, como evidenciada pela telenovela: “O outro lado do paraíso”, em que a personagem feminina era alvo de agressões por parte do próprio marido. Ainda, segundo a Secretaria de Segurança Pública, houve o aumento de 9% de casos de abuso em transportes públicos, o que confirma a falta de segurança vivenciada pela mulher em diversas esferas. Logo, é certa a necessidade de adoção de medidas que primem pela vida feminina.

Essa adversa realidade é causada por diversos fatores. A carência de policiamento em metrôs, trens e ônibus são responsáveis pela falta de fiscalização e apoio às vítimas nesses ambientes. Ademais, é explícita a ausência de denúncia causada pelo medo do julgamento, haja vista a cultura de culpabilização da vítima. Isso se deve, essencialmente, pela sociedade culturalmente machista, essa responsável pela falsa ideia de superioridade masculina, em que a mulher , infelizmente, é vista como objeto sexual. Dessa forma, são nítidos os elementos causadores, bem como mantedores, dessa nefasta realidade.

Em suma, diante da problemática, é imprescindível interferências em diversos setores. Urge da mídia, a propagação de merchandasing social- telenovelas, filmes e séries que tratam de assuntos como o assédio- para a conscientização sobre o assunto por parte do público. Outrossim, deve, a partir do Governo Federal, a instituição de fiscalização no transporte público, a fim de garantir maior segurança para a mulher nesses ambientes. Por fim, através do Ministério da Educação, é essencial a conscientização sobre a importância de movimentos feministas e empáticos em escolas, em busca de extinguir ideais machistas presentes, a culpabilização da vítima, por exemplo. Isso posto, casos vistos em “Orange is the new black” e “O outro lado do paraíso” ficarão somente no ambiente cinematográfico.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite
    Introdução: Ficou muito boa, contempla as exigências do Enem. Está contextualizando a realidade com uma ficção pertinente ao tema, e a coesão está claríssima.
    Desenvolvimento 1: Tem uma estrutura excelente, o português ficou ótimo, com conectivos e palavras que demonstram conhecimento da língua. Mas, particularmente, ficou um pouco repetitivo citar novamente uma série/novela. A citação sobre a Secretaria de Segurança, ao meu ver, já seria um pacote completo, você inclusive poderia explorar mais esse dado.
    Desenvolvimento 2: Novamente, as ferramentas da nossa língua estão impecáveis, mas esse parágrafo não ficou muito bom. Faltou um pouco de embasamento para confirmar seus argumentos, dessa vez, não houve nenhum repertório, ao contrário do primeiro desenvolvimento que continha dois. Acabou ficando no senso comum.
    Conclusão: Aqui já ficou bastante poluído, você defende três agentes, e todos acabaram ficando superficiais. Não ficou claro o modo que tais atividades seriam realizadas, e por isso, ficamos com uma proposta de intervenção muito ampla, acabou ficando maior que o desenvolvimento. Na minha opinião, ficou cheio de informações válidas, mas pouco lapidadas e justificadas. Já a frase final, ficou bem expressiva, eu gostei.
    Geral: O texto está bom, mas decaiu na conclusão, tente ser mais objetiva, sua proposta tinha intenções interessantes. Também faltou um pouco de tentar expor ”sua opinião”, sem usar primeira pessoa, é claro.
    NOTA: 860

    • 1
  2. Gostei muito do tema abordado e como você o abordou, gostei de ter citado uma criação audiovisual brasileira que é muito mal abordada em casos como esses. Não sou bom avaliador e nem tenho todos os requisitos para isso. Diante disso, vou tentar apresentar a minha opinião sobre seu texto.
    Eu gostei de como abordou o tema de assédio e gostei que apresentou diversos argumentos para isso, porém, senti falta de assédios direcionados não só à mulher mas também as crianças e entre outros, não estou dizendo que por estar faltando isso a sua redação está ruim, longe disso, porém isso traz uma visão mais presa ao feminismo e sua luta, do que na abordagem ao assédio.
    Ademais, é uma ótima redação e muito bem escrita, organizada e bem estruturada. Parabéns! :D

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.