È de fundamental importância o conhecimento entre os diferentes tipos de assédio no ambiente de trabalho. Segundo a defensora dos Direitos Humanos e primeira dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945: “Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento”.
Pode- se observar que os constrangimentos e humilhações que muitos funcionários estão expostos é de total preocupação, pois isso afeta a saúde mental do trabalhador e logo afeita sua produtividade e qualidade no local de trabalho. Convém lembrar que o assédio moral está presente de diversas formas, desde humilhações á exploração excessiva, com degradação deliberada das condições de trabalho e jornadas exaustivas. A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador e trabalhadora de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais que podem evoluir para a incapacidade laborativa, desemprego ou mesmo a morte.
Apesar de que na maioria dos casos o assediador é a pessoa de posição mais elevada, como o chefe, também pode ocorrer de que ele seja um dos funcionários. O perseguidor escolhe a vítima e a partir desse momento a vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o pacto da tolerância e do silêncio no coletivo.
Em virtude dos fatos, é necessário que o governo previna o assédio reforçando as leis existentes e criando novas com penas mais severas para àqueles que cometerem tais ações. Ademais, a mídia deve anunciar campanhas de prevenção contra o essas perseguições para que a sociedade tenha consciência do problema. Por fim, as escolas devem ensinar os alunos sobre a igualdade de gênero para prevenir a impertinência e mostrar que tanto homem quanto mulher tem o direito de ir e vim. Assim, o problema poderá diminuir.
mclarabs
Olá. Sua redação está muito boa, mas se atente a conclusão, tente explicar mais sobre o que se pode fazer, com ações. Sua escrita é muito boa, mas cuidado com a posição de sinais. De resto, não vi muitas outras coisas que devam ser mudadas, no mais, é continuar praticando!!!!
Boa tarde!
viniciusss02
opa, tudo bem? oh eu vou tentar corrigir a tua redação de acordo com as competências do enem e pela minha pouca experiência, tá?
lembrando que eu sou só um estudante assim com você, eu acho
competência 1: 200, eu acho que tu escreve muito bem e não vi nenhum desvio da norma culta da língua.
competência 2: 80, tu só colocou informações mas não desenvolveu elas o que fez o seu texto ficar muito expositivo.
competência 3: 80, o seu texto tá bem desorganizado e faltando ideias, e sempre você tá reafirmando uma ideia que você já falou varias outras vezes.
competência 4: 40, não tem conectivos válidos, as ideias estão, na maioria, desconexas.
competência 5: 120, só tem o agente e o que fazer, falta todo um resto.
parabéns, continue a melhorar!
peço apenas um favor, corrige a minha redação que eu postei aqui e dá nota