Iniciante

ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

  • 4

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o assédio moral no ambiente de trabalho. dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o assédio moral no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é inadmissível que aja quaisquer tipos de assédios ou violência contra um cidadão em seu local de trabalho. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a ausência de leis como impulsionador do assédio moral dentro do ambiente de trabalho no Brasil. Segundo o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, cerca de 17% dos trabalhadores disseram que já sofreram assédio moral no trabalho. Diante de tal exposto é evidente que as leis atuais não são suficientes para conter os assédios. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o MEC Juntamente com o Ministério da Segurança deve desenvolver palestras para jovens e adultos, por meio de agregar educação às vítimas do problema, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser divulgadas nas redes sociais dos ministérios com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o assédio moral no ambiente de trabalho e atingir um público cada vez maior.

Compartilhar

3 Correções

  1. 1-160
    2-200
    3-160
    4-200
    5-160

    Logo, te daria 880, penalizando na gramática, argumentação e proposta de intervenção.
    Na PI, sugiro colocares o que o agente faz, MEC faz o que? quem é MEC? Para dessa forma explicitar teu detalhamento.
    Lembrando que ”em primeira análise” caiu e portanto não conta mais como um nexo argumentativo, tome cuidado com ele.
    É um bom texto, mas com alguns problemas argumentativos e sintáticos. Por isso, sugiro o estudo de pontuação e concordância.
    Os repertórios estão ótimos!

    • 0
  2. Olá tudo bem?
    Gostei muito da sua redação, e mesmo que não seja profissional em correções a sua redação esta ótima trazendo um repertório sociocultural rico colocando profundidade no seu texto, faltando só uma melhora na gramática mais tirando isso o resto está muito bom! Com desenvolvimentos bem feitos e uma proposta de intervenção que cumpre com aa normas da redação dissertativa.
    1 160
    2 200
    3 200
    4 200
    5 200

    • 0
  3. Olá Boa noite! Vou fazer a correção conforme as competências do ENEM e fazer algumas recomendações, mas lembrando que são apenas sugestões, uma vez que sou aluna também!

    C1: 80
    “trabalho. dificultando,” sempre revise antes de enviar, bem como de passar para a folha oficial do enem.
    “é inadmissível que aja quaisquer ” nesse caso o correto seria Haja, do verbo haver.
    “como a segurança, o que infelizmente(,) é evidente no país.”
    “Diante de tal exposto(,) é evidente ”
    “MEC (j)Juntamente”
    ” por meio de agregar”

    C2: 200
    C3: 160
    Faltou a tese na introdução :(
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 840

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.