Iniciante

As vidas perdidas na violência do trânsito brasileiro

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OBS: CORRIGIR COM AS COMPETENCIAS DO ENEM E DETALRADO, SE POSSÍVEL.

OBRIGADA.

Conforme a pandemia conduziu os cidadãos brasileiros a adaptação, os meios de tele entrega de produtos, principalmente comidas, tornaram-se extremamente comuns, um serviço que impõe agilidade, e por tal se torna também perigoso, já que os “motoboys” que realizam entregas precisam otimizar o tempo e por vezes utilizar-se de manobras perigosas para enfrentar engarrafamentos, consequentemente o número de acidentes dento desta categoria é alto e reflete a violência vivida em todo o amplo trânsito brasileiro. Sob tal ótica é imprescindível a análise do desrespeito da maioria dos motoristas e as condições precárias em que se encontram vias de alta circulação no Brasil.

Nesse sentido, em primeiro lugar, segundo Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos e principal autor da declaração de independência do país, a aplicação das leis é mais importante que sua elaboração, sob esse viés  observa-se que as normas fundamentais e obrigatórias como limite de velocidade, atenção no transito, cinto de segurança e respeito as sinalizações, não são devidamente cumpridas, configurando um desrespeito que corriqueiramente, infelizmente, custa a vida de muitos brasileiros, cabe aqui a participação enfática do governo para promover a educação no transito e como o autor citado, buscar a aplicação das leis.

Além disso, similar ao pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, de que a sociedade caminha para a desordem mundial, causada, sobretudo, pela falta de controle do estado, é possível estabelecer que  muitos dos acidentes, ocorrem devido as condições precárias da maioria das grandes estradas brasileiras, são exemplos destas, a ausência de sinalização, a irregularidade asfáltica com inúmeros buracos, a inexistência de acostamentos, e outras inúmeras deficiências, protagonizadas pela inércia governamental.

Portanto, tendo em vista como agravante da violência no trânsito o desrespeito às leis e a não rara deficiência da malha rodoviária é de responsabilidade do governo federal brasileiro, juntamente com as respectivas federações dentro de cada estado, planejar campanhas de educação no trânsito e operações de melhorias asfálticas, através de verba pública revertida para a causa, afim de promover uma gradativa redução da violência no trânsito. Ademais a medida também viabilizará uma redução das vidas, tristemente perdidas ao longo dos milhares de quilômetros de estradas Brasileiras.

 

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3 Correções

  1. HELLO Tais, tudo bem? Espero que sim ! ^_^

    – Parabéns pela redação.

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA + TESE .
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
    ( AGENTE+ AÇÃO+ MEIO+ DETALHAMENTO/ FINALIDADE + RESULTADO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.

    Nota 2 – 160– desenvolve bem o tema proposto. SEM HAVER FUGA NO TEMA. Todavia, apresenta a falta de um Repertório no parágrafo introdutório.

    Nota 3 _180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

    Nota 4 – 140– Conhece de maneira explicita os recursos coesivos, porém, observa-se a ausência de conectivos em muitas partes do texto.

    Nota 5 : 200– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    **** DICAS ****

    ✓ PROCURE USAR CONECTIVOS EM ABUNDÂNCIA, sem medo, ISSO TE AJUDARÁ MUITO,.
    ✓ Procure também, outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixar a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota.
    > Procure expor mais argumentos que defendam de forma objetiva a sua tese, te ajudará muito, na montagem estrutural da redação.

    > ATENTE-SE TAMBÉM, A EXPOSIÇÃO DE VIRGULAS MUITO PRÓXIMAS, ISSO DEIXA A INTERPRETAÇÃO UM TANTO PAUSADA E DIFÍCIL DE COMPREENDER.

    >>>>> Percebi que em ambos os parágrafos contém a presença de UM ou DOIS períodos. Isso é errado. A banca corretora cobra TRÊS á QUATRO período por parágrafo. TODAVIA, te aconselho a colocar somente três pois fica mais estruturada a argumentação, e consequentemente a interpretação da argumentação também fica mais objetiva. ok?

    >>> Cuidado com o tamanho dos parágrafos, em primeiro lugar o introdutório, pois o mesmo excedeu a quantidade de linhas cobradas.

    >>> Nesse sentido, em primeiro lugar,
    TE ACONSELHO A SUBSTITUIR POR : Nesse sentido, segundo…….
    OU USE APENAS UM DOS CONECTIVOS, PARA FICAR MAIS OBJETIVO E COESO.

    >>> [Ademais]
    SEMPRE APÓS UM CONECTIVO COLOCA-SE VIRGULA.

    _____________________ESTRUTURA PARAGRAFAL_____________

    *Introdução: 5 á 6 LINHAS
    *Desenvolvimento 01: 7 á 8 LINHAS
    *Desenvolvimento 02: 7 á 8 LINHAS
    * Conclusão: 7 LINHAS

    > CONTINUE PRATICANDO…
    Não desista dos seus sonhos, pois sei que você é capaz de realiza-ló.

    Espero ter ajudado, precisando estarei a disposição.
    ABRAÇOS ʕっ•ᴥ•ʔっ

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  2. O seu segundo parágrafo de desenvolvimento falta conectivos.
    O segundo parágrafo ficou muito explicativo veja bem, a irregularidade asfáltica,inexistência….

    Sob tal ótica (vírgula depois tem de colocar)
    Depois de causada não tem necessidade de vírgula.

    5 elementos : Conclusão agente ok
    Ação ok
    Detalhamento ok
    Meio ok
    Finalidade ok
    C160( alguns locais não precisam de vírgula)
    C2 : 160( falta algum repertório na introdução,algum filme,ou etc..
    C3: 160
    C4:120( falta conectivos no segundo parágrafo e em outros locais do texto).
    C5:200( tem os 5 elementos)

    Nota 800
    Parabéns argumenta bem

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  3. Fique atento as competencias
    Competencia 1: Domínio da norma culta: Uso de linguagem ensinada nas escolas e presentes em provas, documentos e trabalhos escolares.

    Competencia 2: Fazer o que foi pedido: Ler com atenção a proposta do texto e a obedeça á risca.

    Competencia 3: Seleção de ideias: Incluir o julgamento da veracidade dos seus argumentos e da qualidade da sua linha de pensamento.

    Competencia 4: Dissertação: Objetivo avaliar se o aluno sabe desenvolver essa modalidade de texto.

    Competencia 5: Proposta de intervenção: Uma boa proposta

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