A revolução tecnológica propiciou diversos benefícios à sociedade contemporânea, como a facilidade de comunicação, que estreitou laços afetivos de pessoas fisicamente distantes. No entanto, também intensificou-se alguns problemas de longa data, como a propagação de notícias falsas (as “Fake News”), as quais possuem terríveis consequências, uma vez que a manipulação da informação pode oferecer risco à democracia de um país.
Em primeiro plano, destaca-se a mudança comportamental das pessoas em razão do avanço tecnológico. No século passado, para verificar se uma notícia era procedente, recorria-se a jornais renomados e canais de comunicação confiáveis, ao passo que, hodiernamente, uma simples pesquisa em “sites” de busca na internet consegue encontrar inúmeras fontes de informações, muitas delas não confiáveis.
Nesse contexto, têm-se os canais de notícias não confiáveis que são responsáveis por propagar diversas “Fake News”. Além disso, destacam-se as redes sociais, onde a facilidade de se publicar conteúdo propicia a disseminação de notícias falsas. Esse imbróglio foi intensificado em 2016 nas eleições presidenciais americanas, que foram marcadas pela polarização política – resultado do espraiamento de notícias distorcidas. O Brasil, por sua vez, também vivenciou esse problema nas eleições presidenciais de 2018, nas quais notícias falsas e distorcidas foram responsáveis por formar a opinião política de vários eleitores.
Diante do que foi exposto, pode-se inferir que a solução para tal problema é a conscientização da população, bem como o incentivo à busca de canais confiáveis. Assim, será possível mitigar grande parte dos problemas intensificados pela evolução tecnológica, e, então, pode-se garantir uma maior estabilidade ao sistema democrático, que se encontra ameaçado pela cultura da propagação de “Fake News”.
PedroBernardo
como já têm muitas correções, vou tentar acrescentar algo, na minha opinião você trabalhou muito bem o tema, mas, na conclusão deixou a desejar, vc não cita como essa conscientização será realizada, muito menos quem realizará, o mesmo ocorre com a busca de canais confiáveis, tornando seu texto muito bem desenvolvido, mas, sem expressar um conclusão clara e objetiva(espero ter ajudado).
Louisa
Sua redação apresenta riqueza em sentido de vocabulário e de conhecimento do assunto. Porém, apresenta algumas falhas, como:
-foi intensificado em 2016 nas eleições presidenciais americanas/ tem que ter vírgula em ” …2016, nas…”;
-Você não apresentou repertórios socioculturais;
-Não foi explicado o porquê das fake news prejudcar a democracia de um país.
Em relação à conclusão:
-agente: não tem.
-ação: incentivo à busca de canais confiáveis.
-modo/meio: não tem
-detalhamento: Assim, será possível mitigar grande parte dos problemas intensificados pela evolução tecnológica
-fim: , pode-se garantir uma maior estabilidade ao sistema democrático, que se encontra ameaçado pela cultura da propagação de “Fake News”.
MariaDuda100
Oi Diogo, tudo bem?
Eu não sou expert em redação e essa é uma das minhas primeiras correções, então não considere 100% rs. E caso você tenha alguma dúvida pode me mandar uma mensagem.
Seu texto no geral está realmente muito bom, parabéns! Na minha opinião você conseguiu transmitir sua opinião de uma forma muito clara e concisa.
O único ponto que eu quero destacar é a proposta de intervenção. No ENEM, ela deve conter 5 elementos:
1-Agente: Quem vai fazer (Na sua redação não tem) – Quem vai conscientizar a população?
2-Ação: O que vai ser feito(Na sua redação tem) – a conscientização da população, e o incentivo à busca de canais confiáveis
3-Meio/modo: Como vai ser feito (Não tem) – De que modo essa conscientização será feita?
4-Finalidade: Para que vai ser feito(Tem) – mitigar grande parte dos problemas intensificados pela evolução tecnológica
5-Detalhamento: Explicar um pouco mais da ação(Não tenho certeza, mas acho que tem) – garantir uma maior estabilidade ao sistema
Outro ponto importante é o uso de repertório, ou seja, relacionar livros, citações, filmes, séries ao tema.
C1:200
C2:160
C3:200
C4:160
C5:120
Nota:840
Parabéns pelo texto, continue praticando!
Yasmin_Pecurare
Ao meu ver, a desenvoltura ao decorrer do texto aborda muito bem o tema, juntamente com a utilização da norma culta da língua portuguesa.
As referências escolhidas para representar de forma mais explícitas o assunto também fora muito bem abordada.
Parabéns, sua redação está realmente, muito esclarecida , e bem desenvolvida