Mestre

As novas perspectivas do mercado de trabalho.

  • 2

As novas perspectivas que a atual conjuntura proporcionaram ao mercado de trabalho são diversas, as quais se caracterizam como sendo positivas e também negativas. Desse modo, as evoluções tecnológicas foram os fatores principais para que o mercado de trabalho se modificasse tanto assim, por vezes, auxiliando, melhorando e, também tornando-o um verdadeiro funil em que somente os melhores e mais completos currículos são aceitos, o que, infelizmente, exclui uma parcela da população. Assim sendo, fica evidente que essas mudanças necessitam de um auxílio das políticas públicas para que exista uma certa integração do corpo social o qual fica à margem.

Partindo desse pressuposto, é notável que essa modificação nesse setor da sociedade é histórica, visto que, desde a Revolução Industrial, isso se faz bastante presente, pois existiu a transferência dos homens pelas máquinas o que ocasionou em uma onda de desemprego. De modo análogo, na atualidade, com os avanços tecnológicos, muitos serviços continuam sendo facilmente substituídos por máquinas, além das empresas exigirem certas especificações em determinados trabalhos, principalmente em relação ao manuseio de certos utensílios, a exemplo de computadores que, apesar de ser uma ferramenta a qual já pode não ser considerado algo novo para alguns indivíduos para outros nunca nem foi visto. Outrossim, essas exigências podem ocasionar em uma exclusão no mercado de trabalho, fazendo com que o número de pessoas desempregadas aumente, logo, o índice de trabalhadores avulsos se eleve na mesma proporção.

Entretanto, apesar da existência desses aspectos negativos das novas perspectivas, existem aspectos positivos os quais são importantes para um bom desenvolvimento futuro da nação. Dessa maneira, a exemplo da facilidade e da velocidade existente na conjuntura atual que faz com que tudo flua de uma maneira harmônica e veloz, principalmente em relação aos meios de comunicação. Além disso, essas modificações no mercado de trabalho fazem com que alguns indivíduos saiam do estado de menoridade Kantiana – do estado de inércia, de apenas absorver – e vão em busca do saber, ou seja, o corpo social passa a ser mais ativo e não espera inerte a determinadas mudanças.
   Destarte, fica evidente que as novas perspectivas no mercado de trabalho encontram-se em certa dualidade, sendo ora positivas ora negativas. Dessa maneira, é importante que os aspectos negativos não sejam destaques, assim, o Governo deve arquitetar políticas públicas com parcerias pública-privadas, as quais visem ao fornecimento de cursos de curto período para a população. Assim sendo, esses cursos devem visar ao aperfeiçoamento de determinadas áreas, a exemplo da computação. Posto isso, esse corpo social poderá possuir certo direito de ter acesso a algumas novas especificações para melhor se inserir no mercado de trabalho e, assim, existindo mais equidade.

Compartilhar

4 Correções

  1. 👉 Primeiramente, acho que está muito grande a redação para o ENEM.
    👉 Gostei de introdução, contextualiza bem, e expõem bem a tese. Porém, acho que no final você cometeu uma gafe de português.
    ”[…]corpo social o qual fica à margem […] ”👉 A margem de que ?
    👉 ”[…] visto que, desde a Revolução Industria […]” — Não precisa isolar por vírgula o visto que. Assim como a vírgula que antecede o ”isso se faz”
    👉 ”O que o ocasionou uma onda de desemprego” . Escrita correta
    👉 O teu primeiro parágrafo de argumentação tem alguns erros de virgula. Você prolongou demais ele, e via de regra, quanto mais prolongados os argumentos, maiores são as chances de cometer gafes gramaticais.
    👉 Achei incoerente o segundo período do segundo parágrafo de desenvolvimento. Me parece que faltou algo a ser escrito para que possa se encaixar.
    👉sendo ora positivas, ora negativas (mais uma vez , erro de virgula)
    👉Sua intervenção ficou boa, tem todos os elementos bases que iriam lhe garantir 200 pontos.
    👉RESUMÃO = Muitos erros virgulas, principalmente nos desenvolvimentos. Além disso, os desenvolvimento tem períodos muito grande, o que dificulta a leitura e entendimento deles. No entanto, você escreve bem, mas deve melhorar esse erros de vírgula, e diminuir um pouco os períodos.

    • 2
  2. Bom sua introdução se encontra vaga, senti falta de vários requisitos, como mencionar filósofos em sua formação de tese, mencionar filmes, livros, fatos históricos.
    Você em algumas partes trouxe muitas informações em um contexto só.
    Assim fazendo com que o texto se torne uma leitura massante e cansativa para o corretor. Pois nele não se expressa seu verdadeiro objetivo que seria apresentar problemas e soluções. Tome cuidado com a forma que for produzir.
    Procure sempre responder a pergunta de como surgiu isto, e porque surgi o? só assim você irá conseguir conciliar suas ideias de formas sucintas.
    Com todas as competências sua nota seria: 520

    • 0
  3. Gostei de introdução, contextualiza bem, e expõem bem a tese. Porém, acho que no final você cometeu uma gafe de português.
    Muitos erros virgulas, principalmente nos desenvolvimentos. Além disso, os desenvolvimento tem períodos muito grande, o que dificulta a leitura e entendimento deles. No entanto, você escreve bem, mas deve melhorar esse erros de vírgula, e diminuir um pouco os períodos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.